Guilherme Alcântara

Colaborador
  • Total de itens

    615
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    17

Tudo que Guilherme Alcântara postou

  1. Acrescentando, quando é feita remoção de conta Google em muitos casos o Rádio também desativa. Sendo assim necessário reparo de software.
  2. Bom dia. Desligue qualquer alimentação de energia. Ferramentas e itens necessários: - Pinça fina reta de plástico; - Escova; - Álcool Isopropílico; Primeiro com a pinça você insere dentro do conector USB e faz movimentos horizontais sendo que no final do movimento vc puxa a sujeira para fora. Depois de remover a sujeira grossa com a pinça, você molha a escova com álcool isopropílico e limpa o mesmo para remover o restante da sujeira. Se tiver alguma dúvida pode falar Bom trabalho!
  3. Como prometido :) criei um Tópico com uma explicação para o modelo xt1672, espero que ajude. https://www.clangsm.com.br/topic/133249-análise-e-solução-de-rádio-desativado-moto-g5-xt1672/
  4. Olá a todos, creio que muitos de vocês já se depararam com o defeito do "Rádio Desativado" nos aparelhos da Motorola que deixa os mesmos sem sinal de operadora. Devido a isso, hoje venho aqui deixar uma possível análise e solução para o problema para o modelo XT1672. Partindo do princípio que vou explicar nesse tópico é possível resolver alguns outros modelos. Primeiramente, para saber se o aparelho apresenta o defeito de rádio desativado devemos ir ao discador de chamadas e discar o seguinte código *#*#4636#*#* Um janela com a "Informações do Telefone" abrirá como na imagem abaixo. Se na opção Serviço de voz mostrar Rádio Desativado. significa que existe uma falha no rádio do aparelho, podendo ser ela de software ou de hardware. Bom, vamos partir para os testes de hardware. A falha rádio desativado quando se trata de hardware acontece pois os amplificadores de potência do circuito de RF não estão sendo reconhecidos e podem ser por alguns motivos. sendo alguns deles: - Solda fria, causada por queda ou empenamento. - Oxidação. - Curto na alimentação dos amplificadores. - Falha dos amplificadores. Então primeiro, Testar C2612 e C2710. Nesse teste será possível saber se há curto na linha de alimentação VPH_POWER dos componentes PA2701 e FEM2601. Quase sempre, os dois ficam em curto juntos. Se no teste houver curto nos capacitores, podemos partir para o início da alimentação dos mesmos, como indicado na imagem abaixo. Na imagem acima, teremos 3 capacitores e uma bobina, será necessário verificar TODOS eles para que encontremos o princípio do curto que na maioria das vezes são um dos capacitores. Após encontrar o componente em curto o problema de Radio Desativado com curto possivelmente será resolvido. Agora vamos para a solução sem curto. Se nos testes dos capacitores C2612 e C2710 Não houver curto, Ressoldar PA2701 e FEM2601 e os componentes ao seu redor. Se mesmo após a ressolda, não obtiver resultados, Trocar PA2701 e FEM2601. Em muitos casos a ausência de componentes no setor RF também ocasiona o defeito RADIO DESATIVADO. Somente com uma inspeção visual ou comparação com o layout da placa é possível identificar a falta dos componentes. Layout Moto G5 XT1672.pdf Deixei esse tópico explicado desde como identificar a falha até a possível solução pois acho que existem muitos técnicos iniciantes que precisam da primeira parte. Desde já agradeço a todos e peço que se houver algo a acrescentar que comentem abaixo. Em caso de dúvidas estarei a disposição.
  5. Por experiência própria posso afirmar que esse defeito de rádio desativado na maioria dos casos está relacionado a falhas no hardware. É claro que primeiro devemos partir para tentativas de software. Radio desativado acontece quando os amplificadores do circuito não são reconhecidos. Se o problema aconteceu após queda, ressolda nos amplificadores do RF pode resolver. Se houve oxidação, pode haver curto na alimentação dos amplificadores. Em breve, criarei um tópico ensinando a como fazer uma análise no modelo XT1672 para identificar esse problema e como resolve-lo.
  6. Bom dia. Primeiro verifique o conector do display J2301. Após verifique as linhas TP_AVDD, TP_I2C_SDA e TP_I2C_SCL. Poste resultados.
  7. Trocou a frontal pois o aparelho sofreu queda ou sofreu forte pressão, oque pode ter ocasionado solda fria no setor de RF. Acredito que uma ressolda possivelmente resolverá.
  8. Só para esclarecer aqui, a autorizada não remove componentes das placas, muito menos reparos em placas são feitos. Erros de montagem podem até acontecer. Quando um aparelho da perca de garantia, o laudo do mesmo é assinado por um técnico com registro no CREA/CFT e são tiradas fotos da placa. Acredito que o aparelho tenha sido levado em outra assistência antes ou após o retorno da Motorola.
  9. https://www.clansoft.net/dl/index.php?a=downloads&b=file&id=4928
  10. Nunca tentei algo do tipo, pois teria que ser o diodo com a mesma característica e valor. Mas por teste, remove ele e verifica se carrega sem o diodo.
  11. Procurem no layout da placa por U8510. Também verifiquem FL8501. Bom trabalho. Postem resultados.
  12. Olá a todos Primeiramente, se o mesmo entrou em contato com líquido/umidade excessiva é necessário que seja feita uma desoxidação da placa. - Testar outro display; - Verificar trilhas do conector do display; - verificar componentes próximos ao conector do display; - Trocar D1402 e L1406; Bom trabalho! Poste seus resultados.
  13. Olá, verifique se essa carcaça está empenada, isso pode estar entortando a placa e fazendo com que algo perca o contato. O ideal ai seria testar com outra carcaça do meio, não sei se você ja fez isso...
  14. Se as tentativas de software não derem certo, seu problema pode estar no ic U1501F. Uma ressolda possivelmente resolverá.
  15. Bom dia Como o André disse acima seu problema pode estar na bobina ou diodo que nesse aparelho seriam L613 e DS601. Porém em todos os esquemas que encontrei a localização do layout não bate com a do schematic, portanto caso encontre algum layout correto pesquise por estes componentes que talvez haja êxito em seu reparo.
  16. Faça a remoção do capacitor e verifique se o curto continua.
  17. Amigo faça seu pedido na área correta. http://www.clangsm.com.br/topic/28207-solicitação-de-manuais-técnicos-motorola-esquema-elétrico/
  18. Olá, verifique se existem sinais de oxidação ou curtos nos arredores do ic U3801. Já resolvi alguns com ressolda no mesmo.
  19. Parabéns a todos. Espero que continuem trabalhando para o bom crescimento do ClanGSM. :)
  20. Olá, creio que ja tenha verificado as trilhas do conector do lcd J2303, portanto faça a verificação do diodo D1402. Poste resultados. Bom trabalho.