Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Sou novo na área de soldagem e hoje me bateu uma dúvida, qual seria a forma mais prática e segura de trocar um conector de carga sem que danifique a placa, levando em conta que tenho experiencias quase nulas tanto no ferro de solda, quanto na estação de retrabalho.

Postado

boa pergunta amigo

as duas maneiras estão corretas,eu particulamente faço na estação,mas conheço técnicos q preferem trocar no ferro de solda,o q não esta errado...vai muito da sua pratica.

como esta começando agora,aconselho a treinar em sucatas,para adquirir uma certa manha.

bom trabalho e boa sorte

estamos a disposição para ajuda-lo.

Postado

Vai depender muito do conector e de como se sentir mais seguro em trocar.

Tenho colegas que não conseguem trocar com o ferro de solda, já eu evito ao máximo utilizar a estação de retrabalho.

As dicas que posso te passar são as seguintes:

-Ao trocar com o ferro de solda, estanhe bem, utilize estanho de baixa fusão (conhecido como salva chip) para a remoção do conector antigo e sempre utilize fluxo de solda.

-Ao trocar com a estação de retrabalho se certifique de que a placa está bem protegida com kapton ou fita de alumínio (recomendo essa) e também utilize fluxo de solda.

Postado

Acho essa uma boa discussão e que pode ajudar muitos técnicos iniciantes.

Eu particularmente também prefiro utilizar a estação de retrabalho, vale ressaltar que cada modelo de equipamento tem seu "ajuste", e isso você só vai chegar na configuração do equipamento ideal após adquirir experiência de uso com o mesmo. 

Mas vou deixar algumas dicas que você pode usar quando for efetuar serviços de troca do conector com estação de retrabalho:

- Direcionar o ar para fora da placa se for possível

- Evitar direcionar o ar no furo do microfone (normalmente ficam perto do conector)

- Evite deixar o ar parado no mesmo local, sempre utilize o equipamento fazendo movimentos circulares, horizontais ou verticais.

- Utilize insumos de proteção para isolar as áreas próximas ao conector de carga deixando somente ele exposto.( Fita kapton e fita reflexiva), são fitas que suportam alta temperatura e protegem a placa.

- Utilize sempre fluxo de solda, mas não exagere na quantidade. 

Quanto a sua questão de qual equipamento é melhor, isso vai de você mesmo, como já falaram acima, você tem que se sentir confortável e seguro para fazer o serviço. 

Mesmo utilizando a estação de retrabalho você precisará do ferro de solda para corrigir a solda da placa.

Se tiver mais alguma dúvida pode postar aqui que lhe ajudaremos.  

Bons reparos! 

Postado

Eu ultimamente ando preferindo o ferro de solda, pois notei que com a estação, mesmo fazendo o isolamento térmico com fita de alumínio,  algumas placas ficam amareladas. 

Concordo com os colegas, você deve treinar em sucatas, se possível, para ganhar pratica.

Postado

Utilizo a estação de ar também, tanto para retirar quanto para limpar as ilhas de solda, pois infelizmente meu ferro não é potente o suficiente, acabei realizando a compra errada, comprei o de 50w ao invés de 75w.

Mas quando comprar um ferro de solda melhor pretendo usar mais do que a estação de ar quente, me parece bem mais seguro não expor a placa a tanto calor.

No caso da estação de ar quente, vale ressaltar bem a parte de microfones, tome muito cuidado, tanto no calor quanto na limpeza, quando for limpar o conector de carga não passe o álcool isopropílico em cima do microfone e não deixe escorrer também. Na retirada do conector de carga o calor sempre para fora da placa de forma horizontal.

Na hora de colocar o conector o melhor a se fazer é fazer uma boa limpeza na solda, para poder encaixar o conector livremente e fazer a soldagem com o ferro de solda, pois com a estação de ar o risco de derreter o conector e perder dinheiro é grande.

Uma dica, de vez em  quando vai chegar alguns serviços de conector de que o mesmo vai estar  em bom estado, porém com mal contato na solda, nestes casos é só reforçar a solda com o ferro e estanho, e correr pro abraço.

A parte de jumper nem vou abordar, quando manjar de conector vai ser facinho com um pouco de treinamento.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.