Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Sou novo na área de soldagem e hoje me bateu uma dúvida, qual seria a forma mais prática e segura de trocar um conector de carga sem que danifique a placa, levando em conta que tenho experiencias quase nulas tanto no ferro de solda, quanto na estação de retrabalho.

Postado

boa pergunta amigo

as duas maneiras estão corretas,eu particulamente faço na estação,mas conheço técnicos q preferem trocar no ferro de solda,o q não esta errado...vai muito da sua pratica.

como esta começando agora,aconselho a treinar em sucatas,para adquirir uma certa manha.

bom trabalho e boa sorte

estamos a disposição para ajuda-lo.

Postado

Vai depender muito do conector e de como se sentir mais seguro em trocar.

Tenho colegas que não conseguem trocar com o ferro de solda, já eu evito ao máximo utilizar a estação de retrabalho.

As dicas que posso te passar são as seguintes:

-Ao trocar com o ferro de solda, estanhe bem, utilize estanho de baixa fusão (conhecido como salva chip) para a remoção do conector antigo e sempre utilize fluxo de solda.

-Ao trocar com a estação de retrabalho se certifique de que a placa está bem protegida com kapton ou fita de alumínio (recomendo essa) e também utilize fluxo de solda.

Postado

Acho essa uma boa discussão e que pode ajudar muitos técnicos iniciantes.

Eu particularmente também prefiro utilizar a estação de retrabalho, vale ressaltar que cada modelo de equipamento tem seu "ajuste", e isso você só vai chegar na configuração do equipamento ideal após adquirir experiência de uso com o mesmo. 

Mas vou deixar algumas dicas que você pode usar quando for efetuar serviços de troca do conector com estação de retrabalho:

- Direcionar o ar para fora da placa se for possível

- Evitar direcionar o ar no furo do microfone (normalmente ficam perto do conector)

- Evite deixar o ar parado no mesmo local, sempre utilize o equipamento fazendo movimentos circulares, horizontais ou verticais.