Entre para seguir isso  
UnknownTech

Trocar o conector usando ferro de solda, ou a estação de retrabalho

Posts Recomendados

Sou novo na área de soldagem e hoje me bateu uma dúvida, qual seria a forma mais prática e segura de trocar um conector de carga sem que danifique a placa, levando em conta que tenho experiencias quase nulas tanto no ferro de solda, quanto na estação de retrabalho.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa pergunta amigo

as duas maneiras estão corretas,eu particulamente faço na estação,mas conheço técnicos q preferem trocar no ferro de solda,o q não esta errado...vai muito da sua pratica.

como esta começando agora,aconselho a treinar em sucatas,para adquirir uma certa manha.

bom trabalho e boa sorte

estamos a disposição para ajuda-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai depender muito do conector e de como se sentir mais seguro em trocar.

Tenho colegas que não conseguem trocar com o ferro de solda, já eu evito ao máximo utilizar a estação de retrabalho.

As dicas que posso te passar são as seguintes:

-Ao trocar com o ferro de solda, estanhe bem, utilize estanho de baixa fusão (conhecido como salva chip) para a remoção do conector antigo e sempre utilize fluxo de solda.

-Ao trocar com a estação de retrabalho se certifique de que a placa está bem protegida com kapton ou fita de alumínio (recomendo essa) e também utilize fluxo de solda.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho essa uma boa discussão e que pode ajudar muitos técnicos iniciantes.

Eu particularmente também prefiro utilizar a estação de retrabalho, vale ressaltar que cada modelo de equipamento tem seu "ajuste", e isso você só vai chegar na configuração do equipamento ideal após adquirir experiência de uso com o mesmo. 

Mas vou deixar algumas dicas que você pode usar quando for efetuar serviços de troca do conector com estação de retrabalho:

- Direcionar o ar para fora da placa se for possível

- Evitar direcionar o ar no furo do microfone (normalmente ficam perto do conector)

- Evite deixar o ar parado no mesmo local, sempre utilize o equipamento fazendo movimentos circulares, horizontais ou verticais.

- Utilize insumos de proteção para isolar as áreas próximas ao conector de carga deixando somente ele exposto.( Fita kapton e fita reflexiva), são fitas que suportam alta temperatura e protegem a placa.

- Utilize sempre fluxo de solda, mas não exagere na quantidade. 

Quanto a sua questão de qual equipamento é melhor, isso vai de você mesmo, como já falaram acima, você tem que se sentir confortável e seguro para fazer o serviço. 

Mesmo utilizando a estação de retrabalho você precisará do ferro de solda para corrigir a solda da placa.

Se tiver mais alguma dúvida pode postar aqui que lhe ajudaremos.  

Bons reparos! 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ultimamente ando preferindo o ferro de solda, pois notei que com a estação, mesmo fazendo o isolamento térmico com fita de alumínio,  algumas placas ficam amareladas. 

Concordo com os colegas, você deve treinar em sucatas, se possível, para ganhar pratica.

Compartilhar este post

Link para o post

Utilizo a estação de ar também, tanto para retirar quanto para limpar as ilhas de solda, pois infelizmente meu ferro não é potente o suficiente, acabei realizando a compra errada, comprei o de 50w ao invés de 75w.

Mas quando comprar um ferro de solda melhor pretendo usar mais do que a estação de ar quente, me parece bem mais seguro não expor a placa a tanto calor.

No caso da estação de ar quente, vale ressaltar bem a parte de microfones, tome muito cuidado, tanto no calor quanto na limpeza, quando for limpar o conector de carga não passe o álcool isopropílico em cima do microfone e não deixe escorrer também. Na retirada do conector de carga o calor sempre para fora da placa de forma horizontal.

Na hora de colocar o conector o melhor a se fazer é fazer uma boa limpeza na solda, para poder encaixar o conector livremente e fazer a soldagem com o ferro de solda, pois com a estação de ar o risco de derreter o conector e perder dinheiro é grande.

Uma dica, de vez em  quando vai chegar alguns serviços de conector de que o mesmo vai estar  em bom estado, porém com mal contato na solda, nestes casos é só reforçar a solda com o ferro e estanho, e correr pro abraço.

A parte de jumper nem vou abordar, quando manjar de conector vai ser facinho com um pouco de treinamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.