Bom dia, vamos a um passo de cada vez.
Parte 1 - O que é cada arquivo?
AP = Contem as partições do sistema em si do Android
BL = Contem as partições de boot (responsáveis por fazer o aparelho inicializar)
CP = Contem as partições relacionadas a modem, imei e etc
CSC = Parte customizada do android, é através dele que sabemos qual região ou tipo de apps que vão vir no android. Ex: uma firmware ZTO é brasileira mas sem nenhum vinculo ou app de operadora, já uma ZVV é da Vivo e vem com os apps dela.
HOME_CSC = Não lembro ao certo, mas faz o mesmo papel do CSC exceto que quando passado após uma combination ele não vai resetar o userdata. (se algum membro puder completar essa parte, agradeceria)
Parte 2 - Como converter os arquivos para formato .oct? É necessário sempre converter?
É possível converter os arquivos de 4 partes para um só em formato .oct (para usar somente na Octopus) mas não é necessário. Os aparelhos mais novos tem a opção logo abaixo de onde seleciona a firmware que é "Original Sam Firm (*tar)" que te possibilita escolher os arquivos AP, BL, CP, CSC respectivamente (lembrando que o home_csc pode substituir o CSC).
Nos aparelhos mais antigos (alguns) a oct não suporte o arquivo TAR MD5 e precisa ser convertido, pra isso você seleciona a opção mais abaixo "Firmware converter ou Convertidor de firmware", lá é só escolher os arquivos no local certo e a oct vai converter e salvar aonde você queira.
Parte 3 - O que é PIT e como obter ele da firmware?
Basicamente, o arquivo PIT está dentro da partição CSC (se for uma firmware de arquivo unico, ele vai estar la dentro também mas junto com o restante), para extrair basta abrir o arquivo CSC com o 7zip e extrair normalmente.
PIT é o mapa das partições da tua memória, ele que vai dividir os tamanhos e indicar aonde é que cada partição vai ser instalada.