Ir para conteúdo

LG K4 X230 - Não liga e não carrega - Sem consumo na VBAT e ao colocar carregar, desarma após alguns segundos


Posts Recomendados

Boa tarde Galera.

Peguei um aparelho bem estranho. Um LG K4 que não liga. Vou tentar detalhar ao maximo possivel o ocorrido, sintomas e processos que fiz.

 

O aparelho chegou com o sintoma de Não Ligar.

Coloquei pra carregar, e percebi que ele apresentava um consumo de 0.052a constante sem a bateria e 0.475a no carregador por aproximadamente 10 segundos, e então desarmava.
Abri, coloquei na fonte de bancada. Consumo zerado (0.000a). Ao pressionar o Power, nada.

Peguei o manual técnico, e tive que pular os cristais, porque não tinha como testar eles. O proximo passo era testar as tensões de saida da PMIC. Das tensões listados no manual, a unica que encontrei foi uma de 2.8v. Seguindo a orientação dele, o próximo passo seria trocar o PMIC. E foi o que fiz. Assim que troquei o PMIC o consumo no carregador passou a ser de 0.182a (oscilando) sem a bateria, e todas as tensões que pedia no esquema voltaram a estar presentes.

Tentei ligar na fonte, e ao pressionar o power o consumo sobe a 0.152, 0.165, maximo de 0.192 e fica assim, até que eu solte o botão power, voltando a 0.000a.

No carregador, o sintoma permanece o mesmo. 0.475a por alguns segundos e depois zera. Por desencargo, troquei também o CI de carga, mesmo problema.

Ao conectar no PC, o aparelho não é reconhecido. Estou desconfiado de que poderia ser a CPU, mas gostaria de uma segunda, terceira, pode ser até umas 15 opniões adicionais kkkk

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando, antes que eu me esqueça. Não pude testar os cristais, mas mesmo assim troquei ele.
E quanto a minha ideia de ser a CPU, esse seria o proximo/ultimo passo do manual técnico.
Se esse for o caso, eu posso substituir apenas a CPU, ou preciso substituir a memória também, pegando obviamente, os componentes de um K4 sucata que tenho aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Li todo o procedimento que você fez e a única coisa que faltou foi verificar os componentes periféricos. LDOs, QFEs, PA de Rádio, WI-FI, Bluetooth, tudo isso deve ser verificado também.

Quanto ao carregamento, este é interrompido justamente porquê o aparelho está falhando ao iniciar. Componentes que falham ao inicializar no aparelho podem comprometer linhas lógicas importantes como i2c, SPI que se estiverem travadas, acabam por parar todo o aparelho.

Veja os outros circuitos, procure por CI s que estejam trincados ou quebrados, como exemplo tenho um A70 aqui que congelou porquê o FEMID trincou, aí nesse caso o CI basicamente deixa de responder e trava a linha lógica i2c e a linha de energia dele, o PMIC detecta isso e deixa de iniciar o aparelho para prevenir maiores danos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Kukuren disse:

Boa tarde.

Li todo o procedimento que você fez e a única coisa que faltou foi verificar os componentes periféricos. LDOs, QFEs, PA de Rádio, WI-FI, Bluetooth, tudo isso deve ser verificado também.

Quanto ao carregamento, este é interrompido justamente porquê o aparelho está falhando ao iniciar. Componentes que falham ao inicializar no aparelho podem comprometer linhas lógicas importantes como i2c, SPI que se estiverem travadas, acabam por parar todo o aparelho.

Veja os outros circuitos, procure por CI s que estejam trincados ou quebrados, como exemplo tenho um A70 aqui que congelou porquê o FEMID trincou, aí nesse caso o CI basicamente deixa de responder e trava a linha lógica i2c e a linha de energia dele, o PMIC detecta isso e deixa de iniciar o aparelho para prevenir maiores danos.

Vou dar mais uma verificada.

Tinha usado a camera termica pra verificar também, e só notei um aquecimento no PMIC novo, mas coisa pouca (creio eu), subiu de 16 graus pra 21, mas creio que isso deva ser normal devido a atividade dele, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...