Ir para conteúdo

Tablet PIPO M9 com tela Preta


Posts Recomendados

Estou com um problema no meu tablet chines PIPO M9. Um dia ele desligou sozinho com um pequeno estalo, liguei-o novamente e ele funcionou normalmente. No dia seguinte, durante uso normal a tela ficou preta e não ligava mais. Liguei para o tablet por meio do hangout e ele tocou, porém como não havia como comanda-lo pela tela perdia a ligação. Conectei o tablet no notebook e instalei uma nova imagem fornecida no site do fabricante e a tela continuo preta. Abri o tablet e visualmente não notei nada de anormal. Medi a tensão após a placa PCM, na entrada da motherboard do tablet e tem apenas 1,16 Volts. As baterias estão com 4,15 Volts cada. Será que o problema pode ser nesta placa PCM? Quantos volts deveria ter na entrada de alimentação da motherboard? post-66697705-139967945385_thumb.jpg Alguém sabe onde posso encontrar um placa PCM destas? Será que pode ser este o problema?

post-66697705-139967945366_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi o que quer dizer com "placa PCM", já que PCM é sigla para "Pulse Code Modulation" (Modulação por Pulso de Código).

A tensão de alimentação das placas podem variar, há placas que trabalham entre 3,6~4.2VDC e outras que trabalham entre 7.2~8.4VDC, respectivamente, utilizando carregadores de 5VDC e 12VDC @ 1500~3000mAH. Aí depende do fabricante, do SoC, do controlador de power utilizado, Wondermedia geralmente utiliza 7.2V, InfoTMIC e Allwinner, 3.6V, que são as plataformas SoC mais comuns. Daí o fabricante sempre coloca duas baterias, na maioria dos casos, em série ou em paralelo, para oferecer ou tensão ou corrente dobrada.

O caso da tela preta não é questão de alimentação das baterias, (este tablet parece ser os comuns 5VDC de recarga e 4.2VDC de carga) e sim do circuito dobrador de tensão do backlight do LCD, o famoso "inversor", que triplica/quadruplica a tensão de alimentação, em algumas placas este gira em torno de 9~24VDC de tensão, medida no flat cable do LCD ou em separado por um conector ligado aos LEDs do Backlight.

Confira qual a tensão, alguns dos CIs responsáveis pelo inversor podem ter "fritado" por um curto na placa ou algum LED do backlight em curto, as causa mais comuns de telas sem backlight.

Sugiro que, antes de postar imagens anexas, primeiro faça o upload no Clanload e poste o link no fórum, assim poderá ser melhor visualizado.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Neno.

O PCM ao que me referi é a "Protection Circuit Modules" ou PCB "Protection Board Charger", é uma plaquinha onde as duas baterias deste tablet estão ligadas. A finalidade destas plaquinhas é proteger as baterias de curto-circuito, sobrecarga, sobre-descarga e sobrecorrente. É a placa estreita que aparece na foto abaixo:

post-66697705-139967945387_thumb.jpg

Este tablet é de 10,1", CPU Rockchip RK3188, Cortex A9 quad core. Tem duas baterias com o total de 7800 mAh.

O carregador dele é de 5Vcc x 2,5A.

Eu imaginei que fosse esta plaquinha pois as duas baterias estão carregadas, ambas estão com 4,15 Vcc, as duas baterias estão ligadas nesta plaquinha (não sei se estão em série ou paralelo), existem apenas dois fios que saem desta plaquinha e que são conectados a motherboard, e a unica forma de chegar alimentação na motherboard é passando por esta plaquinha.

Vou tentar descobrir onde esta este dobrador de tensão, o curioso é que existe um CI no próprio flatcable do LCD, nunca havia visto isto, não creio que o dobrador esteja neste CI, o que você acha?

post-66697705-139967945407_thumb.jpg

++

Não consegui postar as fotos pelo Clanload, mas elas estão aqui:

(Removido links externos - Anexados ao Clanload)

Posted Image

Posted Image

Quando o backligth esta queimado, ou desligado, é possível notar alguma imagem na tela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Neno.

O PCM ao que me referi é a "Protection Circuit Modules" ou PCB "Protection Board Charger", é uma plaquinha onde as duas baterias deste tablet estão ligadas. A finalidade destas plaquinhas é proteger as baterias de curto-circuito, sobrecarga, sobre-descarga e sobrecorrente. É a placa estreita que aparece na foto abaixo:

Este tablet é de 10,1", CPU Rockchip RK3188, Cortex A9 quad core. Tem duas baterias com o total de 7800 mAh.

O carregador dele é de 5Vcc x 2,5A.

Obrigado pelo esclarecimento sobre o nome dessa placa ;) Mas acho mais correto PBC, PCM confunde com um modo de modulção :P

Se o carregador do mesmo é 5VDC, as baterias estão em paralelo (mantendo tensão, dobrando corrente, em série estariam dobrando tensão, mantendo corrente), tendo então carga máxima (em teoria) de 4.2VDC, isto está correto. Se a bateria tinge 4.15VDC, então está carregada e utilizável.

Eu imaginei que fosse esta plaquinha pois as duas baterias estão carregadas, ambas estão com 4,15 Vcc, as duas baterias estão ligadas nesta plaquinha (não sei se estão em série ou paralelo), existem apenas dois fios que saem desta plaquinha e que são conectados a motherboard, e a unica forma de chegar alimentação na motherboard é passando por esta plaquinha.

Vou tentar descobrir onde esta este dobrador de tensão, o curioso é que existe um CI no próprio flatcable do LCD, nunca havia visto isto, não creio que o dobrador esteja neste CI, o que você acha?

Pela experiência que eu tenho em tablets, este não é o flat do LCD, e sim o touchscreen capacitivo, este CI é o controlador de vias e modulador do touch para placa, que transforma geralmente de 64, 128, 256, 512 vias de contato em 6 ou mais pinos que mandam informações direto ao SoC de pressão, fingerprint, pinch, multitouch, tap e outros de controle de toque.

++

Não consegui postar as fotos pelo Clanload, mas elas estão aqui:

(Removido links externos - Anexados ao Clanload)

Quando o backligth esta queimado, ou desligado, é possível notar alguma imagem na tela?

Anexei ao Clanload para você.

Sim, com o backlight queimado há imagem, mas isso depende do LCD, obviamente, do filme que há por cima, se é mais escuro que outro, enfim, há uma imagem fraquíssima, mas dependendo do hardware também, a alimentação das vias que acendem o backlight e alimentam os pixels do LCD são conjugadas, então, se queima um, afeta o outro.

O principal é que este defeito não está relacionado com a bateria, e sim com a placa do aparelho. Como ainda não peguei nenhuma placa SoC RK3188, sem fotos nítidas do circuito, do conector do touch e região associada (onde geralmente os fabricantes colocam o inversor) fica difícil em lhe ajudar.

E aviso: não poste mais links externos, o Clanload é simples de utilizar, muito mais que o Imageshack que usou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez obrigado Neno.

Vou tentar por as próximas fotos no clanload.

Na foto abaixo estou medindo a tensão na saída da placa PCB, no ponto onde os fios que saem dela entram na motherboard.

O que está me intrigando é que neste ponto estou medindo apenas 1,16 Vcc, por isto da minha desconfiança em defeito na PCB. É normal uma tensão tão baixa? Mesmo apertando o botão de liga/desliga e até mesmo com o carregador conectado a tensão não muda, sempre fica em 1,16 Vcc.

Posted Image

De qualquer forma muito obrigado, você já me deu uma luz e vou atrás dela. Hoje não consigo tirar fotos melhores devido a luz fraca de onde estou, assim que desmontar completamente este tablet (se conseguir, é claro) posto fotos bem mais nítidas.

Poxa! Abrir notebooks é bem mais fácil.:placko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1.16V é muito pouco realmente, geralmente a tensão em algumas placas variam de 9~24VDC, o que indica que este circuito do inversor está danificado, Tonny. Infelizmente, como é impossível ás vezes achar o esquema elétrico de aparelhos chineses, o que posso indicar é a postagem das imagens do circuito e verificar se podemos dar uma luz para você :supp_56: (piada infame) Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...