Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clan GSM

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Featured Replies

Postado

[AVISO]

ATENÇÃO:

Siga os procedimentos descritos neste guia atentamente.

Estes procedimentos são voltados á pessoas que tenham conhecimento na área, se tiver dúvidas, principalmente se não for técnico das áreas de eletrônica, informática ou telecomunicações, recomendamos a regra do fórum:

1 - Este fórum tem conteúdo técnico e só os mesmos poderão usufruir, sendo assim aos usuários não técnicos procurem uma assistência ou outro meio de ajuda.

Conteúdo original aqui: Regras/Termos de Uso do Fórum

O Clan GSM, sua Staff Administrativa e seus membros não se responsabilizam pelo uso errôneo dessas ferramentas, se ainda assim escolher realizar este procedimento, faça por sua conta e risco.

[/AVISO]

Pessoalmente, não sou fã de "mods" em dispositivos móveis (smartphones, tablets, GPS, PDAs), mas tive problemas sérios com um GT-7200 que pertence á minha esposa.

O mesmo passou pelo célebre problema de USB e Wi-Fi inoperantes, que foi resolvido através do reparo postado AQUI.

Mesmo assim, este tablet, apesar de possuir um ótimo SoC (AllWinner A13+GPU Mali), ainda assim sofre com parcos 256MB de RAM, o que não impede de rodar alguns aplicativos e jogos 3D, mas o Android 4.0 aqui teve alguns problemas, mesmo com a instalação do firmware original da Evertek. Aplicativos como Google Chrome, Foursquare e SoundCloud não funcionam, ou travam constantemente.

Decidi pesquisar pela web algum firmware alternativo, e se você que está lendo pesquisar, verá várias opções, no final, acabei com 4 blogs e dois fóruns diferentes oferecendo aplicativos e meios de instalação da ROM AOKP, mas um mais errado que o outro, pedindo para instalar o CWM de uma versão que não funcionava no A13, apenas no A10, e quando funcionava, não encontrava os arquivos, e por aí vai.

Resolvi fazer esse tutorial para aqueles que se cansaram de tentar, reduzindo de 12 pacotes para apenas 5 que são precisos para instalação do Jelly Bean no GT-7200 A13, da forma correta.

O que você precisará:

- Cartão MicroSD de pelo menos 4 GB;

- SuperUser (Para habilitar o root - instalável através do Google Play);

- GTInstaler + Recovery (Instalador do CWM no GT-7200 com a imagem correta - CWMTouch7200v2-b2.zip);

- Firmware AOKP Jelly Bean 2.0.1 (firmware01.zip);

- Switchpack AOKP para o GT-7200 A13 (switchpack02.zip).

Todos estes arquivos, com exceção do SuperUser, que, como dito, deve ser instalado através do Play, estão no final deste tópico para download.

Iniciando o procedimento:

1) Instale através do Google Play o SuperUser, atualize-o com o último binário "su" (switch user, aplicação Linux/Unix para troca de usuário ou acesso á superusuário (root)), clicando no menu > update;

2) Formate um cartão de pelo menos 4 GB em FAT32, e nele, descompacte o CWMTouch7200v2-b2.zip. Se não for criado a pasta GTInstaller, crie-a, este é um passo importante e não deixe de fazer;

3) Coloque dentro da pasta GTInstaller os arquivos GRInstaller.apk, o recovery.img, a pasta META-INF, o arquivo de firmware "firmware01.zip" e o arquivo de patch "switchpack02.zip", sem descompactar estes dois últimos, o conteúdo da pasta GTInstaller deve ficar dessa forma:

Posted Image

P.S.: esta imagem mostra um diretório do meu HD, mas a disposição dos arquivos deve ser esta: Cartão de memória/GTInstaller, e estes arquivos dentro desta pasta.

4) Remova com segurança o cartão de memória de seu PC, insira no tablet e instale o GRInstaller. Abra-o ao final da instalação, neste momento, o SuperUser irá pedir permissão de execução do GRInstaller como root, aceite e prossiga.

5) No GRInstaller, selecione "Instalar recovery", verifique: está explicado que se trata do recovery.img, será pedida permissão novamente do SuperUser, aceite e aparecerá o aviso: "flashiando, aguarde" (triste, mas o português não é o forte dos modders :P);

6) Quando essa mensagem desaparecer, selecione, ainda dentro do GRInstaller para que inicie em Recovery (Recuperação > Entrar no ClockWorkMod). Clique, e o tablet irá desligar e ja iniciar no modo recovery. Detalhe: o touchscreen com essa versão do CWM é totalmente funcional, sem ter que recorrer á apertar botões de update ou power, portanto, a instalação e seleção dos pacotes se tornam mais simples;

7) Em modo recovery, selecione "install zip from SD card", selecione o arquivo dentro da pasta GTInstaller "firmware01.zip", e aguarde a finalização da instalação;

8) Após a finalização, volte ao menu e selecione novamente "update zip from SD card e escolha dessa vez o arquivo "switchpack02.zip", aguarde a finalização da instalação;

9) Após finalizar o update (Assumindo que você seguiu este guia corretamente), volte ao menu e selecione "reboot system now", aguarde a reinicialização e a posterior entrada no Android 4.1. Mesmo aparecendo o Shell, aguarde alguns minutos até a finalização da instalação dos aplicativos da ROM, deixe o tablet parado por alguns minutos, pois irá perceber uma certa lentidão no primeiro uso;

10) Aproveite seu GT-7200 A13 com o Android 4.1 Jelly Bean :)

Melhorias notadas:

- Seu aparelho será reconhecido agora pelo Google Play como o Samsung GT-I9000b, liberando aplicativos antes não disponíveis;

- Google Chrome, que no Android 4.0 travava após a instalação, ou nem iniciava, inicia e navega perfeitamente;

- FourSquare ainda tem alguns lags, mas funcionando;

Erros notados:

- SoundCloud ainda com um erro chato de não tocar as músicas;

O que pode dar errado nessa instalação?

- Veja que, como não foi efetuado nenhum hard reset ou apagado nenhum aplicativo, sua conta do Google Play, definições de rede e Wi-Fi e configurações de aplicativos Google (Gmail, Google Drive, etc.) estarão intactas. Apesar dos tutorias que vi sempre indicarem apagar as configurações, passei reto por esse detalhe, e não houve problemas, mas se tiver dúvidas, efetue o reset original de fábrica, indo em Configurações > Privacidade > Apagar aparelho, e restaure de fábrica todo o tablet antes de qualquer procedimento;

- Alguns tutorias recomendam passar o firmware original da Genesis antes de qualquer coisa, para garantir a limpeza completa do aparelho. Como expliquei acima, não fiz nem um nem outro procedimento de regravação ou restauração, portanto, se houver problemas, restaure com o firmware original de fábrica.

Espero que se divirtam usando o Jelly Bean, e se tiverem ainda alguma dúvida, postem aqui e tentaremos esclarecer.

P.S.: como disse, não sou fã de MODs em tablets, mas para quem gosta, é uma mão na roda, e resolveu a maioria dos problemas que minha esposa estava tendo com o tablet. Há outras versões para outros modelos da Genesis, mas como não fiz nestes outros, não me arrisco a postar aqui, pois só posto o que eu mesmo testo ;)

Boa sorte á todos.

LINKS DE DOWNLOAD:

Firmware:

[download]http://clangsm.net/nenomolina/GT7200JB/firmware01.zip[/download]

Switchpack:

[DOWNLOAD]http://clangsm.net/nenomolina/GT7200JB/switchpack02.zip[/DOWNLOAD]

GRInstaller + recovery.img

[DOWNLOAD]http://clangsm.net/nenomolina/GT7200JB/CWMTouch7200v2-b2.zip[/DOWNLOAD]

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor

Oi no meu so ficou no robo com uma porta abeta na barriga uma placa vermelha e depois renicia normalmente

O GT-7200 que está tentando atualizar é o primeira versão (AllWinner A10) ou o da segunda versão (AllWinner A13)?

• 3 semanas depois...
Postado

Tive o mesmo problema , robô com a barriga aberta e uma placa vermelha dentro ou algo assim... Acho que pode ter alguma relação com o firmware que eu uso, que é o mais novo disponibilizado pela evertek... vou tentar desatualizar o firmware original para depois executar esse procedimento e ver o que acontece... ++ Pesquisei mais um pouco e, como eu percebi que o problema era entrar no recovery mode, tentei uma versão mais antiga(sem suporte a touchscreen ) do CWM e consegui entrar no modo de recuperação e realizar o resto do procedimento. O que eu fiz detalhadamente foi isso: 1-instalar o CWM antigo seguindo esse tutorial:

2-limpei o tablet usando a opção wipe/factory default; 3-Instalei o firmware01; 4-Instalei o switchpack02; Espero que isso ajude pra quem teve o mesmo problema que eu,pra mim isso resolveu.

CWM.rar

• 2 meses depois...
Postado

Pessoal, primeiramente obrigado pelas dicas! Fiz a instalação seguindo as instruções e funcionou certinho, mas depois de um tempo o Wi-fi desativou e não esta ativando de jeito nenhum. Vocês podem me passar alguma dica de como resolver?

Postado
  • Autor

Pessoal, primeiramente obrigado pelas dicas!

Fiz a instalação seguindo as instruções e funcionou certinho, mas depois de um tempo o Wi-fi desativou e não esta ativando de jeito nenhum. Vocês podem me passar alguma dica de como resolver?

Isso é um problema crônico dos GT-7200 A13 (placa A720, a mesma de alguns Foston, BAK, Powerpack, etc.), já esclarecidos aqui:

http://www.clangsm.com.br/vb/telefones-marcas-tablets-sistemas-6/telefones-marcas-168/tablets-308/32253-guia-de-reparo-tablets-3.html#post261177

Boa sorte ;)

Postado

Acredito que seja problema de alguns A13 e não de todos. O meu, tenho há mais de 1 ano e nunca tive problemas com wifi, tanto com a ROM original, quanto com a que uso atualmente, a CobraCane mod. Isso pode ser defeito de fabricação.

Postado
  • Autor

Acredito que seja problema de alguns A13 e não de todos. O meu, tenho há mais de 1 ano e nunca tive problemas com wifi, tanto com a ROM original, quanto com a que uso atualmente, a CobraCane mod. Isso pode ser defeito de fabricação.

na verdade, é um erro de protejo, componentes subdimensionados para executar uma função, que neste caso, é filtrar a tensão de entrada do sistema. A tensão nesse ponto varia demais, e os diodos que colocaram não suportam a carga do sistema.

No caso, substituindo eles e torcendo para que o AXP209 não tenha queimado, sempre volta a funcionar.

Postado

Oi pessoal, obrigado pelas respostas! No meu caso, voltei a Rom original e o Wi fi voltou a funcionar.... depois instalei novamente esta rom do forum e funcionou de boa. Deve ter sido alguma falha na instalação, mas a reinstalação resolveu. Abs

• 3 meses depois...
Postado

Realizei todos os procedimentos, mas com o tablet inicia, só fica piscando. Ele vai até a primeira tela para começar a cadastrar o android, mas sempre piscando e o touch não pega. Alguém sabe como dar um hard reset no Gt7200

Postado
  • Autor

Realizei todos os procedimentos, mas com o tablet inicia, só fica piscando.

Ele vai até a primeira tela para começar a cadastrar o android, mas sempre piscando e o touch não pega.

Alguém sabe como dar um hard reset no Gt7200

Recomendo que leia as regras:

1 - Este fórum tem conteúdo técnico e só os mesmos poderão usufruir, sendo assim aos usuários não técnicos procurem uma assistência ou outro meio de ajuda.

Se quer atualizar, leve seu aparelho á uma assistência especializada para não correr o risco de danificá-lo por inexperiência.

Boa sorte.

Postado
  • Autor

então pra que posta como como instalar, se não ajuda.

Meu caro, ajuda aqui é APENAS para profissionais.

Leia o topo do fórum, está escrito bem pequenininho:

"Suporte para técnicos em telefonia móvel"

Considerando que uma pessoa de QI mediano teria lido e pelo menos entendido que, se é um fórum para técnicos, voltado APENAS para técnicos, nem pediria ajuda, e teria lida obviamente TAMBÉM o pequeno aviso no post inicial:

[AVISO]

ATENÇÃO:

Siga os procedimentos descritos neste guia atentamente.

Estes procedimentos são voltados á pessoas que tenham conhecimento na área, se tiver dúvidas, principalmente se não for técnico das áreas de eletrônica, informática ou telecomunicações, recomendamos a regra do fórum:

Conteúdo original aqui: Regras/Termos de Uso do Fórum

O Clan GSM, sua Staff Administrativa e seus membros não se responsabilizam pelo uso errôneo dessas ferramentas, se ainda assim escolher realizar este procedimento, faça por sua conta e risco.

[/AVISO]

Portanto, antes de reclamar, pelo menos LEIA ao que se dispõe o fórum, e considerando que está reclamando e com problemas, é que não LEU nada.

Portanto, siga a dica, procure um profissional e boa sorte.

Tópico encerrado e, aos colegas de profissão que precisarem de suporte, mandem-me MP para reabrir o tópico.

Boa sorte á todos.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Conteúdo Similar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.