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Agência alerta para "potencial instabilidade na rede".

TIM nega que a infraestrutura esteja despreparada

A situação da TIM vai de mal a pior. Depois de ser a operadora mais prejudicada em julho com o impedimento de venda de novas linhas na Anatel, a companhia italiana foi impedida de comercializar o plano Infinity Day. Sim, o plano teve lançamento oficial e a agência já suspendeu sua comercialização.

O Infinity Day seria uma versão do bem-sucedido plano Liberty para linhas pré-pagas. Funcionaria assim: o cliente paga 50 centavos por dia e pode falar o quanto quiser com telefones TIM da sua localidade e mais 50 centavos para chamadas de longa distância. É quase um TIM Beta, porém mais caro. Os demais serviços, como internet móvel e mensagens permaneceriam pelo mesmo valor.

A medida foi tomada pela Agência Nacional de Telecomunicaçõs por diversos motivos. Entre eles, a agência considera “a potencial instabilidade na rede de suporte ao SMP, bem como o prejuízo à qualidade de prestação do serviço aos usuários em geral da TIM CELULAR S/A”. A agência se defende ao adotar essa e outras medidas se considerando no dever para “adotar medidas necessárias visando ao atendimento do interesse público e ao desenvolvimento das telecomunicações brasileiras”. Veja o despacho na íntegra.

Por meio de nota, a TIM contesta a medida tomada pela Anatel. Em sua defesa, a operadora afirma que não existe “qualquer potencial instabilidade na rede”; que o plano já foi testado com sucesso no Rio Grande do Sul; que a operadora está em dia com o Plano de Melhoria aprovado pela própria Anatel; e que as demais operadoras de telefonia móvel oferecem promoções muito mais agressivas e com potencial impacto na rede.

É necessário concordar que a rede da TIM não está aquela maravilha. Conheço diversas pessoas com problemas na hora de fazer ligações, usar o serviço de dados ou até mesmo ao utilizar mensagens SMS. Acredito que a medida da Anatel foi positiva, já que está mais do que claro que a TIM possui problemas na hora de entregar o serviço com qualidade.

tecnoblog

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Anatel já deveria te tomado vergonha na cara, só ela não ver que quase todas as operadoras ganha muito com um serviço de péssima qualidade, nosso pais é entregue as baratas. Outro dia, eu tive que fazer varias reclamações na Anatel para cancelar uma linha, telefonava para vivo e quando eles ia cancelar, caia a ligação.

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aki na minha cidade a tim acredito tem 50% dos clientes ela é a mais antiga, mais no meu ponto de ver a tim não é mil maravilhas mais, tambem fico com o pé atraz com a claro, pessima qualidade de acesso a internet.

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TIM nega risco de instabilidade da rede por causa de promoção

A operadora TIM afirmou nesta sexta-feira (16) que "não existe qualquer potencial de instabilidade" de sua rede e que cerca de 12 milhões consumidores finais serão afetados pela decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de suspender a promoção "Infinity Day".

A autarquia publicou nesta sexta-feira no "Diário Oficial da União" a suspensão da comercialização do pacote promocional, que cobra do usuário um valor fixo por dia para chamadas dentro da rede TIM. A Anatel teme que a oferta leve a um aumento de tráfego que a rede de telefonia da operadora não teria condições de suportar e provoque queda na qualidade do serviço para os clientes.

No despacho desta sexta, a Anatel determina que os valores anunciados pela promoção "Infinity Day", contudo, sejam praticados até as 23h59 do dia 18 de novembro, "de modo a evitar lesão a direitos dos usuários". Determina, também, que a TIM envie aos usuários mensagem de texto que comunique a suspensão em 24 horas (contatadas a partir da data de notificação do despacho).

A medida é mais um revés para a empresa do grupo Telecom Italia, que teve sua imagem abalada nos últimos meses após uma suspensão das vendas móveis em julho e de acusações de que derrubava certas chamadas para forçar usuários a realizarem novas ligações - tendo em vista que cobra um valor fixo por ligação.

A oferta da TIM, valída para 18 áreas, permite aos usuários fazer ligações ilimitadas entre números da operadora pagando R$ 0,50 por dia para chamadas locais. Para chamadas de longa distâncias são cobrados outros R$ 0,50, totalizando a cobrança de R$ 1 por dia caso o consumidor faça os dois tipos de ligação.

A TIM nega irregularidades e diz que busca resolver rapidamente a suspensão aplicada pela Anatel. "Quero evitar que isso entre em efeito na segunda-feira", disse, em entrevista à Reuters, o diretor de assuntos regulatórios da operadora, Mario Girasole.

A operadora ressalta que o plano de melhoria aprovado pela Anatel em agosto já previa a nova promoção. "A TIM adotou a decisão de lançá-la por prazo inicial determinado de 2 meses em parcelas do território nacional (18 áreas selecionadas), que representam cerca de 20% do universo de nossos usuários, em locais onde existem oportunidades de crescimento e infraestrutura com grande capacidade", diz o comunicado divulgado nesta sexta.

Na nota, a TIM ressalta que "a capacidade de rede nas 18 áreas selecionadas é superior no mínimo em 30% ao tráfego projetado".

De acordo com a empresa, a suspensão imposta pela Anatel não teria levado em conta "alguns fatores" que a empresa julgou relevantes. Entre eles, os testes realizados no Rio Grande do Sul, com a mesma promoção, com preço menor "sem causar, ainda segundo a empresa, "qualquer instabilidade na rede".

"As demais operadoras de telefonia móvel já oferecem atualmente promoções regionais muito mais agressivas de Infinity Day e continuam sua comercialização normalmente, sem que tenham havido suspensões para avaliação de 'potencial' impacto na rede", acrescentou a TIM, no comunicado divulgado à imprensa.

A TIM diz ter sido pega de surpresa pela decisão da Anatel. "A gente acha que está no caminho da regulamentação, das práticas em vigor, o que lamentamos é que a motivação da suspensão não é sobre fatos, é sobre um potencial de estabilidade da rede", disse Girasole. "Eu nunca ouvi no Brasil e no mundo uma suspensão de uma coisa que sequer foi avaliada", acrescentou.

Justiça nega pedido da TIM contra suspensão imposta pela Anatel

A Justiça Federal do Distrito Federal negou neste sábado (17) um pedido de liminar da TIM contra a decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que, na quinta-feira (15), suspendeu uma promoção da operadora chamada Infinity Day.

A TIM entrou na sexta-feira (16) na Justiça com um mandado de segurança contra a suspensão. A alegação da empresa foi que a decisão da Anatel produziu intervenção exagerada em serviço privado e violou os princípios de livre concorrência e de isonomia da agência, já que não houve punição semelhante a operadoras concorrentes.

A TIM afirmou ainda que sua imagem estaria sendo comprometida pela atuação da Anatel – em junho, a empresa já havia sido proibida de vender chips de celular, junto com Claro e Oi, por conta de aumento de reclamações de clientes e queda na qualidade do serviço prestado.

“Não há indícios de que a Anatel seja parcial; que tenha estabelecido reserva de mercado; que esteja a beneficiar uma empresa em detrimento de outra. Todos estão a receber a resposta que o ente estatal designado para tanto achou por bem proferir”, disse o juiz federal Fábio Marcelo Sérvio Borges, da 17ª Vara Federal Cível de Brasília, em seu despacho que indeferiu o pedido de liminar da TIM.

“Não é a Anatel que abala a imagem da TIM. Isso é retórica. A imagem se abala por atuação própria, e não de outrem. Os consumidores sabem avaliar”, completou o juiz.

TIM diz que irá apresentar dados adicionais sobre infraestrutura

Em comunicado publicado neste domingo em sua página na internet, a TIM afirma que" tomou conhecimento e cumprirá a decisão judicial que reitera a medida da Anatel sobre a suspensão da promoção Infinity Day".

"Confirmando o pleno respeito à legislação e regulamentação em vigor, ressalta, porém, que devido a condições técnicas documentadas, irá solicitar à agência reguladora, na próxima segunda-feira (19), que os prazos definidos na medida sejam ampliados, a fim de que suas determinações sejam colocadas em vigor preservando a integridade das informações dos usuários e também a plataforma de tarifacção", destacou a empresa.

A TIM diz ainda que irá apresentar dados adicionais sobre a infraestrutura de suporte do serviço bem como uma proposta de acompanhamento técnico e conjunto da evolução da promoção.

Suspensão

De acordo com o presidente da Anatel, João Rezende, a decisão de suspender a promoção Infinity Day, da TIM, se deve ao temor de que a oferta leve a um aumento de tráfego que a rede de telefonia da operadora não teria condições de suportar, o que provocaria queda na qualidade do serviço para os clientes.

A oferta da TIM, válida para 19 DDDs, permite aos usuários fazer ligações ilimitadas entre números da operadora pagando R$ 0,50 por dia. A tarifa regular da operadora é de R$ 0,25 por ligação entre telefones da TIM. Segundo a Anatel, a promoção estava sendo veiculada pelo menos nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Amazonas, além do interior de São Paulo.

Em seu pedido à Justiça, a TIM afirmou ainda que dispõe de dados que comprovam que a promoção não iria gerar prejuízo à sua rede, pois haveria nas regiões onde ela foi lançada espaço para crescimento. A TIM alega ainda que a Anatel não realizou reunião para que esses dados fossem apresentados antes da suspensão.

A Anatel avalia que a TIM deveria ter informado o início da promoção, o que não foi feito. As empresas de telefonia celular não são obrigadas a comunicar esse tipo de oferta, mas, para o presidente da agência, nesse momento a medida era necessária porque as ações da TIM, assim como de Oi e Claro, estão sendo acompanhadas pela Anatel devido ao aumento das reclamações dos clientes.

Em julho deste ano, a TIM teve a venda suspensa pela Anatel, em 18 estados mais o Distrito Federal, por conta das reclamações registradas entre janeiro de 2011 e junho deste ano.

As vendas foram liberadas depois de mais de dez dias de suspensão porque a operadora apresentou um plano de melhoria de rede, que foi considerado satisfatório pela Anatel.

Na época da liberação, o presidente da Anatel, José Rezende, afirmou que as empresas se comprometeram a cumprir metas trimestrais de melhoria em suas redes e seus serviços e fiscalizaria o cumprimento dos planos em cada um dos estados.

Fonte: G1

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