Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clan GSM

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Featured Replies

Postado

Julio Wiziak/SP - do site Folha de São Paulo

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) baixou uma norma na semana passada que abre caminho para as operadoras de celular bloquearem chamadas feitas por telefones piratas.

A medida deverá valer no início de 2014. A partir de agora, as teles, por meio do Sinditelebrasil, a associação que representa o setor, terão de implementar o sistema tecnológico de bloqueio.

A iniciativa também é uma resposta a ação civil movida em fevereiro de 2011 pelo Ministério Público (MPF) de São Paulo, em Guarulhos.

Como a Folha revelou na ocasião, a procuradoria queria pôr fim à disseminação de aparelhos clandestinos.

Levantamento feito pelas operadoras e pela Anatel, a pedido do MPF, identificou que, do total de linhas habilitadas, ao menos 20% faziam chamadas via piratas.

Naquele momento, ainda não havia uma solução tecnológica que permitisse o bloqueio. Dois anos depois, a Anatel já tem o cronograma de implantação do sistema, financiado pelas operadoras.

O objetivo é não só garantir a segurança dos clientes, expostos a riscos de radiação excessiva e de explosão das baterias dos aparelhos, mas também melhorar os índices de qualidade das teles.

Ainda segundo apurou a reportagem, o impacto dos celulares piratas ganhou importância para as operadoras após a suspensão de venda de chips pela Anatel no ano passado. A medida foi tomada após aumento do número de reclamações nos Procons e na Anatel, principalmente por queda de chamadas.

Depois de uma análise dos técnicos, descobriu-se que, em média, 10% das chamadas caem porque são realizadas por aparelhos piratas -prejudicando, assim, os índices de qualidade das teles.

COMO SERÁ O BLOQUEIO

Todo aparelho, incluindo os tablets, sai da fábrica com um número de registro chamado IMEI. É o RG ou o chassi do equipamento. O chip, que é habilitado pela operadora, também tem um código, batizado de IMSI.

Assim, sempre que um aparelho é ligado, ele transmite às centrais das operadoras os dois números que permitem identificar quem está falando e em que aparelho.

Hoje, essas informações possibilitam, por exemplo, identificar um cliente em roaming internacional. Agora, haverá um cadastro nacional de IMEIs no país que será cruzado com o dos chips (IMSI). Assim, toda vez que um cliente estiver fazendo uma chamada, a operadora saberá se o aparelho é ou não legítimo.

Isso será possível porque também existe um catálogo mundial com todos os IMEIs válidos produzidos pelos diversos fabricantes.

As operadoras sabem que um celular é pirata porque na sua rede eles aparecem como "aviões fantasmas". Seus sinais são captados pelas antenas, mas sua identidade (RG) não aparece no "radar" das teles. Quando aparece, ela é duplicada (igual à de outro telefone) ou apresenta um número inexistente no catálogo mundial de celulares.

O novo sistema das operadoras cruzará a lista de registros nacionais e estrangeiros para saber qual é autêntico. Caso seja pirata, o sistema decidirá, automaticamente, pelo bloqueio dos sinais.

[TABLE]

[TR]

[TD][/TD]

[TD]Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress[/TD]

[TD][/TD]

[/TR]

[TR]

[/TR]

[/TABLE]

Posted Image

Postado

Julio Wiziak/SP - do site Folha de São Paulo

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) baixou uma norma na semana passada que abre caminho para as operadoras de celular bloquearem chamadas feitas por telefones piratas. A medida deverá valer no início de 2014. A partir de agora, as teles, por meio do Sinditelebrasil, a associação que representa o setor, terão de implementar o sistema tecnológico de bloqueio ...

Este tema dará ainda "muito pano para as mangas", 20% ainda acredito ser pouco, deve ser mais ainda.

Enfim, já tinha comentado tempos atrás e continuo acreditando que isso não será de fato realizado, se for implantado será teoricamente, na prática não vejo como isso daria certo, pra mim seria um revolução mundial na certa!

;vovo

Postado
  • Autor

A grande pergunta é: a desculpa das operadoras em dizer que suas redes são deficientes por causa dos aparelhos importados funcionou? E outra: passarão por cima do Código de Defesa do Consumidor, que garante que qualquer consumidor compre até porcarias? Os próximos capítulos serão tensos... ou não. Brasileiro sempre abaixa a cabeça e não faz nada, até que tirem até seu direito de respirar...

Postado

kkkkkkk concordo com amigo marcio, ao meu ver as teles não conseguem oferecer um serviço 100% quanto mais acabar com esses piratas. a anatel e as teles acusam os piratas pelo péssimo serviço que ambas oferecem,para mim falta muita coisa ,estrutura ,tecnologia,respeito ao consumidor e etc ..... a grande maioria oferece uma rede 3g que nem ao menos funciona direito tanto para celulares quanto para internet e já estão pensando em 4g kkkkkk isto é piada, um serviço meia boca por um possivelmente boca e meia . desculpem a minha indignação mas tudo que ambas sabem fazer é achar um bode expiatório ,para sua falta de competência, e quanto a solução ? achar a quem culpar é mais prático.

Postado
  • Autor

Investimento é coisa que não existe na agenda dessas operadoras, e olhem que os lucros destas está na casa dos bilhões anualmente... Eu tenho amigos que trabalham em terceirizadas de operadoras, como Vivo/Telefônica e Claro/Embratel, e sempre perguntei como estão os equipamentos, se estão já tirando os cabos metálicos e substituindo por fibra óptica, e me contaram que várias das ERBs próximas ao centro de minha cidade ainda são interligadas com as centrais CCC por cabos metálicos de 10, 20, 30 ou mais pares... Se contarmos que o espectro de voz humana ocupa 4KHz, e um par metálico suporta, com multiplexação, 30 canais no máximo + 2 de controle, isso sendo otimista, que a voz humana seria um "caneco", isso sem falar nos dados... estamos ainda na era do telefone de copinho, aquele que se furava o fundo, prendia uma cordinha e ligava ao outro para ouvir a conversa perto do investimento e tecnologia de outros países. Agora, tomara que bloqueiem todos os aparelhos não homologados... aguardo ansiosamente para ver qual será a desculpa dessas operadoras para problemas na rede, aí sim, o "bicho" vai pegar.

• 3 semanas depois...
Postado

Ta muita mau fundamentado as teorias deles que perjudican, porque por mais que os brasileiros nao compre celulares de outros lugar (Pais), eles comprarians do brasil que e a mesma coisa... En caso de comprar um aparelho marca original da nokia, samsung, etc especificamente do (Paraguai) eles bloquiaran a redes deles nesse caso estan errando nessa norma... bom agora kkk, eu so paraguai as fronteira vive desses negocios das ventas de aparelhos original e chinesses, prejuicio pra o povo brasileiro tambem porque con nosso mesmo trabalha 3 brasileiro si baixa

Postado

Ta muita mau fundamentado as teorias deles que perjudican, porque por mais que os brasileiros nao compre celulares de outros lugar (Pais), eles comprarians do brasil que e a mesma coisa...

En caso de comprar um aparelho marca original da nokia, samsung, etc especificamente do (Paraguai) eles bloquiaran a redes deles nesse caso estan errando nessa norma...

bom agora kkk, eu so paraguai as fronteira vive desses negocios das ventas de aparelhos original e chinesses, prejuicio pra o povo brasileiro tambem porque con nosso mesmo trabalha 3 brasileiro si baixa

as vendas de aparelhos eles perderao o empregos deles... eitao vai ter muita cosa a falar ainda desse tema...

Discupa eu escrver errados as palabras to aprendendo.... rsrsrs...

Postado

só vi esse tópico agora não trabalho com chineses a não ser campainha ,mic e alto falante mas na minha opnião esse mercado e grande demais pra despezar e os chineses vão arrumar um jeito de burlar isso de certeza(acredito que nos tecnicos tbm) todo sistema por mais que seja seguro tem uma brecha essa briga de "gato e rato" e antiga e não termina tão cedo abç a todos

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.