Ir para conteúdo

Senado aprova projeto de lei que poderá criminalizar o jailbreak no Brasil


Posts Recomendados

Alguns usuários se sentem incomodados com as limitações impostas pela Apple sobre os seus dispositivos, como não permitir personalizações profundas do sistema ou até impedir que arquivos sejam transferidos via Bluetooth. Para se libertarem, esses usuários recorrem ao jailbreak, o qual faz uso de vulnerabilidades do sistema para invadi-lo.

Posted Image

Mas esta pratica pode se tornar ilegal caso o projeto de lei número 35 de 2012 passe pela Câmara dos Deputados. O texto inicial do projeto foi enviado em maio, mas um substitutivo aprovado ontem pelo Senado poderá tornar o ato de “instalar vulnerabilidades” em “dispositivo informático alheio” crime, com penas que variam de três meses a três anos de prisão — mais multas —, segundo o artigo 154-A.

Além disso, “quem produz, oferece, distribui, vende ou difunde dispositivo ou programa de computador com o intuito de permitir a prática da conduta definida no” artigo 154 também sofrerá da mesma pena. O projeto de lei não esclarece punições para o ato de invadir o seu próprio dispositivo.

Dessa forma, fazer jailbreak em dispositivos que não sejam os seus poderá se tornar um ato ilegal, assim como passar para seus amigos algum programa que facilite esta prática. O artigo 266 do substitutivo também inclui na pena o ato de “interromper ou perturbar serviço telegráfico, radiotelegráfico, telefônico ou telemático”.

Veremos se isso vai pra frente e o que acontecerá, na prática.

Fonte: MacMagazine [dica do Tiago Maso | via Tecnoblog, Estadão]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi, a prática do jailbreak em seu próprio dispositivo não vai ser punível, mas oferecer, vender ou instalar para um cliente será. O governo brasileiro ao invés de evoluir, principalmente políticos desocupados que inventam projetos de lei sem pé nem cabeça e que não entendem nada do negócio, criam esse tipo de bobagem. A escolha é da pessoa ter seu PC ou smartphone desbloqueado para quaisquer programas que possam ser instalados. Isso não é escolha do governo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...