Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Além disso, o órgão, vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, multou a empresa controladora dos sites, a B2W, em R$ 1,7 milhão.

O Procon-SP determinou nesta quarta (14) que os sites da Americanas.com, Submarino e Shoptime, todos da B2W, devem ficar fora do ar por 72 horas, a partir de amanhã (15). A medida vale para todo o Estado de São Paulo.

Além disso, a B2W foi multada em R$ 1,7 milhão.

De acordo com o Procon, o número de atendimentos a problemas com os sites da B2W saltou de 2,22 mil em 2010 para 6,23 mil em 2011. A maioria das reclamações dos consumidores foi devido a falta de entrega ou defeito do produto.

"Fizemos várias tentativas chamando a empresa para o diálogo no Procon, mas o problema não foi resolvido", afirma o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

A B2W ainda não se pronunciou sobre a decisão.

Redação : IDG

Postado
  • Autor

Liminar suspende punição a Americanas e Submarino

A B2W, grupo que controla os sites Americanas.com, Submarino e Shoptime, conseguiu uma liminar na Justiça de São Paulo que impede o Procon-SP de tirar os três sites do ar.

Nesta quarta-feira (14), a Fundação Procon anunciou que suspenderia os três sites de e-commerce por 72 horas. A medida seria uma punição para a B2W, acusada pelo órgão de defesa do consumidor de oferecer mau atendimento a seus clientes e não cumprir metas de qualidade.

A B2W, no entanto, recorreu à Justiça para manter seus sites no ar e conseguiu uma liminar emitida pelo juiz Evandro Carlos de Oliveira, da 7ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, na noite desta quarta-feira. A decisão também desobriga a B2W de pagar a multa de R$ 1,7 milhão imposta pelo Procon à companhia de e-commerce.

A decisão de Evandro Carlos tem caráter temporário e o pedido do Procon ainda será analisado por outra instância do poder judiciário. Neste momento, no entanto, o Procon está impedido de punir os sites Americanas.com, Submarino e Shoptime.

Em nota divulgada à imprensa, o advogado da B2W, Sergio Bermudes, elogiou a liminar da 7ª Vara. Segundo Bermudes, a punição pedida pelo Procon (multa e suspensão dos sites) é desproporcional às queixas que existem contra os sites de e-commerce.

Segundo Bermudes, apenas 1% do total das vendas dos sites da B2W apresentam reclamações dos consumidores, como atraso na data de entrega do produto ou entrega de produto com defeito. Em seu pedido de liminar, a B2W afirmou que a punição do Procon violaria a garantia constitucional do direito ao livre comércio.

Outro lado - Segundo o Procon, a determinação da suspensão foi motivada pelo ao alto índice de reclamações dos consumidores entre os anos de 2010 e 2011.

Em nota, a Fundação Procon afirma que entrou em contato com as lojas da B2W várias vezes, sem obter uma correção na conduta da empresa. A Fundação classificou o comportamento da B2W como "desrespeitoso" em relação aos direitos do consumidor.

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, apenas em 2010 foram registrados 2.224 queixas de problemas com os sites da B2W. Em 2011 esse número aumentou 180% com o registro de 6.233 atendimentos.

O Procon defenderá seu direito de punir a B2W. O mérito da questão ainda será analisado pela Justiça.

Por Felipe Zmoginski

Postado

Isso é um assunto complicado... Eu e meu pai sempre compramos do Shoptime, e nunca demorou ou tivemos problemas com entregas, aliás, muitas delas chegaram em 5 ou 6 dias. Mas aqueles dois casos dos tijolos no lugar de notebooks foi demais...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.