Ir para conteúdo

Procon-SP notifica Apple e Samsung pela falta de carregador em novos celulares


Posts Recomendados

O Procon-SP já está de olho nos novos celulares da Apple e da Samsung. O motivo? O fato de eles não virem com carregadores na caixa.

 

Ano passado, o Procon-SP já havia entrado em conflito com as empresas pelo mesmo motivo, resultando em uma multa de R$ 10,5 milhões para a Apple e em um acordo com a Samsung para que a empresa coreana fornecesse gratuitamente o carregador para os usuários que realizaram a pré-venda do Galaxy S21.

A Apple após algum tempo também concordou em disponibilizar carregadores para iPhone 12 de forma gratuita, porém isso não fez com que o Procon-SP retirasse a multa da empresa.

 

Já a Samsung, após o fim do prazo do acordo, parou de distribuir gratuitamente os carregadores para donos do Galaxy S21.

Agora, com o lançamento dos vários modelos do iPhone 13, do Galaxy Z Flip 3 e do Galaxy Z Fold 3, todos confirmados que não irão contar com o carregador na caixa, o Procon-SP promete uma atuação mais incisiva contra as empresas.

Casos parecidos também ocorrem na França, onde as leis locais obrigam a Apple a incluir EarPods com fio em todos os modelos de iPhone vendidos no país.

 

Em entrevista para o TechTudo, o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, afirmou que o consumidor brasileiro espera que o smartphone venha com o carregador, e que, no caso de isso não ocorrer, a informação seja bem clara no marketing do produto.

Os sites oficiais do iPhone 13, do Galaxy Z Flip 3 e do Galaxy Z Fold 3 têm a informação que o carregador não está incluso com os aparelhos, mas Capez, ainda na entrevista para o TechTudo, afirma esse dado não está disponível de forma clara, sendo praticamente escondido nos outros dados disponíveis nas páginas.

 

Capez, ainda em entrevista para o TechTudo, finaliza aconselho que consumidores que se sentirem lesados pelas empresas procurem um juizado de pequenas causas, e peçam ao juiz que determine a entrega gratuita do carregador pelas companhias. O diretor executivo do Procon-SP também afirmou que o órgão está estudando uma ação coletiva contra a Apple e a Samsung.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...