Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Boa tarde, colegas. Gostaria de solucionar uma dúvida. Quem utiliza o MTK_Res 1.4, presente nas versões do Spiderman (a última que baixei, 2.67)? Pois não consigo utilizar o programa. Sempre ocorrem erros ao tentar abrir os arquivos .bin, e o programa "executa uma operação ilegal e será fechado"... Alguém tem tido o mesmo problema? Ou este programa não abre realmente os arquivos baixados pela SM? Há algum outro que funcione com estes arquivos? Obrigado!

Postado

Já usei das outras versões apenas por curiosidade e funcionaram, abriram o arquivo e poderia ser editado e salvo, porém neste ao tentar carregar da falha, reinstalei e não resolveu, pode ser problema na versão. Mais só por curiosidade, qual interesse em usar este programa?

Postado
  • Autor

Obrigado pela resposta rápida, Sr. Michael. O interesse é em traduzir corretamente as mensagens do firmware de meu aparelho pessoal. Acredito que posso fazer algo melhor traduzido do que os conhecidos "Verso" e "Atrás" que estão traduzidos nesse meu aparelho.

Postado

Ah, beleza. Quando necessário ou por curiosidade de algum arquivo eu uso este, Free Hex Editor, mais confesso que a tarefa que irá fazer é muito árdua. Se realmente tiver interesse dê uma pesquisada no Google sobre o assunto e aprofunde-se.

Postado
  • Autor

Sendo já impertinete, vou fazer mais uma pergunta ao Sr. e à quem mais puder responder: Sou novato no uso da Spiderman, quando efetuo o download do firmware, ele fica com o tamanho de 132MB, compactados em RAR chegam aos 18MB. Já efetuei o Read e o Flash em vários aparelhos, e funcionaram, mas este é o tamanho correto? Pergunto pois no tópico de firmwares existem pacotes RAR com 8, 9 MB compactados, e achei estranho por este motivo. Desculpem a ignorância, como disse, sou usuário novato no uso da Spiderman.

Postado

Deixa ver se entendi, Baixou uma firmware compactada que apresenta 18MB, ao descompactar a mesma tem 132MB? Esta seria a dúvida? Nos tópicos poderão ter tamanhos diferenciados, tudo depende da forma que é compactado, o que importa é após a descompactação. Vou usar de exemplo o E71, existem vários E71 na praça, a grande maioria com tamanho 16MB e uma porcentagem de 8MB, ai você vai procurar no ClanGSM uma Flash para o aparelho de origem 16MB, porém ao encontrar verifica que o fórum informa ter 7MB, pode baixar ao descompactar a mesma terá 16MB se não tiver existe algum erro. Qualquer dúvida.

Postado
  • Autor

Desculpe, confundi as bolas. Na verdade, quando faço o "Read" de um atc na Spiderman, o arquivo gerado tem tamanho de 132MB (geralmente), e quando compactados via RAR chegam aos 18MB. Os firmwares disponíveis no fórum são pacotes de 8, 9MB, compactados. A minha pergunta real é que, se a memória flash do atc é de 128MB, é gerado um arquivo de 132MB, certo? (acredito que seja por causa dos 4MB de EEPROM, ou outros dados, talvez). Então, as imagens geradas pelo "Read" da SM tem o tamanho da memória do aparelho, correto? Desculpe ser tão impertinete, mas é uma dúvida chata de programador, para saber se realmente estou baixando, como exemplo, uma imagem de um sistema operacional completo de um sistema embarcado.

Postado

Deixa ver se entendi novamente, Você quer saber se o Backup "Read" feito no tamanho de 132MB são correspondentes ao tamanho real da firmware do aparelho? Se sua resposta for SIM. Acredito que não, o backup é feito em determinadas áreas, áreas correspondentes aos serviços que a SpiderMan pode lhe oferecer,atualmente a SpiderMan trabalha nas áreas, Nor Flash e Nand Flash. Como a SpiderMan diferencia uma área das outras? quando fazemos a leitura das informações.

Postado
  • Autor

Então, possivelmente, está havendo algum erro no "Read'? Pois a informação é de que a NAND ou NOR tem 128MB, e a imagem resultante do processo "Read" na Spiderman chega aos 132MB. Mas, ao mesmo tempo, utilizei este firmware (de um atc Strike F035) para ressucitar outro, e gravou perfeitamente. Ressucitei o aparelho. Mas agora estou realmente em dúvida quanto aos firmwares que "leio" (na tradução literal") dos atc. Inclusive, cito um caso curioso, em que baixei o firmware de um atc F030, e regravei nesse modelo. Vieram vários arquivos no pacote: - rom - ext_bootloader - secondary_rom - demand_paging_rom0 - scatL030_ML.txt O Spiderman não aceitou estes arquivos, e acabei utilizando em paralelo com o Spiderman aberto o Multiport Flash Download Project, com o qual consegui acessar o atc e regravar a firmware. Isso, após pesquisar sobre esse processo, claro.

Postado

Até pouco tempo não era possível gravar Firmware com 132MB, você conseguiu? De certa forma é um Bug sim, a SpiderMan informa que o aparelho é de 128MB e ao fazer backup a mesma tem 132MB, eu entrei em contato com o fabricante e o mesmo não sabia o real motivo, só que fosse enviado os aparelhos que ocorressem este problema. Vou testar com o meu e volto com resultados.

Postado
  • Autor

Até pouco tempo não era possível gravar Firmware com 132MB, você conseguiu?

Sim, por incrível que pareça. Vou lhe contar como aconteceu:

A box chegou semana passada. Estava com a placa pinfounder sem instalar. Abri, instalei, instalei o programa e conectei, e vi pelo fórum oficial que ela deveria reconhecer o pinfounder de primeira.

Testei com esse mesmo aparelho, tentei conectar e ler o aparelho, mas sempre dava erro.

Daí, pensei um pouco, e instalei desde a versão 2.54 do Spiderman e fui atualizando a Box, até chegar na 2.66 (hoje instalei a 2.67).

Depois, fui realizar a leitura, ocorreu normalmente (à 115.2Kbps), salvei o firmware e realizei o flash em outro atc semelhante, e funcionou, depois, fui ver o tamanho do firmware e tinha 132MB.

Inclusive, não só neste modelo, as em um E71TV++ ... os processos de leitura/flash não tiveram problemas, nem de format.

Não sei se foi um golpe de sorte, mas incrivelmente funcionou.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.