Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

O 4G oferecido no Brasil atua predominantemente na faixa de frequência de 2.6GHz. No entanto, esta frequência vem dando dor de cabeça às operadoras de telefonia devido ao seu baixo poder de penetração. O sinal perde força ao encontrar qualquer obstáculo pelo caminho, reduzindo a qualidade da conexão em locais fechados, como casas, escritórios e apartamentos. Além disso, para alcançar uma grande área, cada operadora precisa realizar um grande investimento na implantação de várias antenas pela região de forma a cobrir uma área de atuação de forma abrangente.

Em busca de resolver tal problema, a TIM anunciou em janeiro deste ano o início da implementação da faixa de frequência de 1.8GHz. A primeira cidade a fazer parte desta fase de teste foi Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. A nova rede 4G LTE consegue entregar uma média de 12Mb/s de taxa de download e 4Mb/s de taxa de upload. O valor do ping está dentro do aceitável, variando entre 30 e 70ms.

A TIM anunciou hoje (11/03) o início do funcionamento desta nova frequência em mais três cidades do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Cabo Frio e Campos dos Goytacazes. Segundo a operadora, a frequência adotada tem maior alcance de sinal e sofre menos interferências do que os 2,6 GHz. A TIM é vice-líder no segmento 4G, com 2 milhões de clientes e vem conquistando 30,3% do mercado de usuários que têm acesso a redes móveis de quarta geração.

Antes da TIM, apenas a Nextel havia trabalhado comercialmente com redes 4G nesta faixa de frequência. Ela ofereceu os planos em junho de 2014, ou seja, poucos meses antes da TIM. E só agora a operadora italiana resolveu começar a usar essa faixa de operação para não correr o risco de perder a licença para atuar - que neste caso encerra em 2016.

A Oi é outra operadora que precisa correr para montar uma infraestrutura que usa a banda de 1.8GHz, com o risco de ter de devolver a licença em 2016. Ambas as operadoras pediram prorrogação do prazo, mas elas não fizeram isso dentro do prazo estabelecido pela Anatel. Cabe agora ao órgão regulador analisar a situação e ver se concede ou não esta prorrogação de tempo.

Postado

sei que é um avanço, mas vem a ser um retrocesso grotesco a operadora bloquear a internet depois de um limite.

aqui no ddd 19 são miseros 10mb e a internet é cortada, com esse 4g a internet duraria apenas 5 segundos no maximo, e ja chegaria ao limite da franquia.

sei que existe fraquias maiores porem 100mb(maximo) tambem não é nada. com o 4g acabaria assim que abrisse um video de 5 minutos no youtube.

isso é o brasil, onde a anatel aprova essa coisa.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.