Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clan GSM

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

São Paulo recebe ônibus com internet 4G. Testamos e o resultado foi ótimo

Featured Replies

Postado

JOm.jpg

Não é novidade que o transporte público, de algumas cidades, já contam com conexão Wi-Fi para seus usuários. A boa nova é que São Paulo é a primeira cidade a receber este recurso, com base em um modem que pode captar sinais de redes 4G. O TudoCelular resolveu acompanhar a novidade e foi até um destes ônibus para testar a conexão dentro do Speedtest, YouTube e Netflix.

Os ônibus que já contam com conexão Wi-Fi, ao menos em São Paulo, utilizam a rede da operadora Nextel em padrão 3G. Esta escolha pode ser mais econômica para a empresa que controla a viação, mas entrega uma conexão que não é das mais velozes, principalmente quando todos os usuários do ônibus estão acessando, ao mesmo tempo. Para pular este limite viável de conexões ao mesmo tempo, a Sambaíba Transportes (empresa que opera ônibus da zona norte de São Paulo, na cor azul) escolheu instalar alguns modens com conexão 4G em várias linhas com carros mais recentes.

Segundo a empresa, o modem utilizado é da marca VEROnLINE e que comporta até 400 conexões ao mesmo tempo - um número muito superior ao que o ônibus pode suportar, mesmo quando consideramos horário de rush e com muitas pessoas de pé. Outra diferença com as outras linhas que já adotam conexão Wi-Fi dentro dos veículos, é que os da Sambaíba utilizam a operadora Vivo e não a Nextel. Por fim, os carros da Sambaíba não contam com o ar-condicionado de outras linhas da cidade - o que facilita a adoção do modem, que não exige a instalação de ar-condicionado, algo que eleva bastante o preço de implementação.

S9zq.jpg

Testamos a conexão na linha 2104-10, que vai do terminal de ônibus de Santana (perto do metrô) até o terminal Don Pedro II, no centro da capital paulista. Ao chegar no ônibus, há apenas duas etapas que são necessárias para você aproveitar o 4G (que não depende de aparelho compatível com esta conexão, já que a internet é distribuída via Wi-Fi, a partir do roteador), sendo que a primeira é escolher o Wi-Fi com nome de SAMBAIBA_0001 e depois tocar para conectar. Uma janela de autenticação abrirá (se não abrir, abra o navegador e vá para qualquer site, que a tela será exibida) e você precisa tocar em "Li e concordo com os Termos de Serviço", que é o segundo passo. Pronto, você está navegando.

Em nossos testes, conseguimos uma média de 5 MB/s de conexão para download e 1,2 MB/s de upload (com o veículo em movimento, que diminui a velocidade de conexão). É mais do que o suficiente para checar e-mail, Facebook, postar algo no Instagram e escutar uma música via stream em serviços como Deezer, Rdio ou o Spotify. Fomos além e testamos o YouTube, que rodou muito bem e sem qualquer travamento durante toda a reprodução do vídeo. O Netflix sofreu um pouco, com a reprodução visivelmente em baixa qualidade (para adequar ao stream e evitar engasgos), com raríssimos momentos onde o serviço pausava o vídeo para armazenar dados no buffer.

wpCnu.jpg

No final das contas, este tipo de Wi-Fi não é bem o Wi-Fi que você utilizará para assistir um filme, mas sim o que você precisa para uma conexão rápida para checar redes sociais e e-mails, com abertura de um site e até dar uma olhada em algum serviço de mapas, como o Google Maps. Para isso, ela funcionou perfeitamente e sem interrupções durante todo o trajeto da linha. Já para filmes e vídeos, a reprodução é satisfatória e pode soluçar quando há muitos usuários usando o mesmo 4G.

Atualmente há mais de uma linha com o Wi-Fi e para identificar qual ônibus tem o serviço, basta olhar o adesivo que fica logo abaixo do que indica o preço da tarifia, na frente do ônibus. A internet grátis não altera o valor da passagem do ônibus, ao menos por enquanto.

Crédito: Tudocelular

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.