Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Posted Image

Uma pergunta pela qual sempre me deparo entre amigos e clientes é a “Por que meu computador não liga?”.

Nós que trabalhamos na área sabemos uma grande gama de fatores os quais podem fazer com que o computador não inicie corretamente.

No intuito de ajudar a estas pessoas que não conseguem iniciar vossas máquinas, irei relacionar alguns dos defeitos mais comuns relacionando ao sintoma apresentado pelo micro. Boa leitura.

Introdução:

Quando nos deparamos com uma máquina que não liga ou inicia/carrega (boot) devemos também responder às seguintes questões:

O Led indicativo de “Power On” ou ligado, mais conhecido por ser o Led (luz) verde na parte da frente do gabinete acende?

As ventoinhas ou coolers estão girando? (Uma ventoinha/cooler importante de ser verificada é a que sai por de trás do gabinete em sua parte superior, pois é a ventoinha da fonte de alimentação).

O micro emite algum sinal (beep/campainha) quando é ligado?

Há algum sinal no monitor?

Com a resposta dessas perguntas em mãos fica muito mais fácil de diagnosticar e reparar o defeito seguindo as instruções abaixo:

Sintoma – Computador não dá sinal

Um dos eventos mais comuns é também um dos mais fáceis de diagnosticar e reparar, é o caso do micro que não dá sinal nenhum, não emite nenhuma campainha, não acende Leds indicativos, não gira ventoinhas/coolers.

Soluções:

1- Fonte de Alimentação

A causa mais comum para este sintoma apresentado é a falha ou queima da fonte de alimentação, sendo assim, sua substituição resolve na maioria dos casos por definitivo o problema.

Existe a possibilidade de ser testada a fonte a parte, desconectando-a do micro e ligando com o auxilio de um clips de alumínio “desmontado” o fio verde (power) a um fio preto (negativo), o que caso a fonte esteja operante irá acionar a ventoinha da mesma, entretanto o fato da ventoinha girar não é suficiente para garantir que a fonte funciona, pois em alguns casos ela liga, porém não consegue fornecer a energia necessária.

Obs: Não execute este procedimento sem que tenha ao menos um mínimo de conhecimento em eletrônica.

2- Placa mãe

Caso o problema não se solucione com a substituição da fonte de alimentação, deveremos nos direcionar aos testes com a placa mãe, pois a mesma, caso não esteja dando sinal de vida, pode estar queimada ou apresentando curto circuito.

Há algumas placas-mãe onde há um Led indicativo na mesma, nestes casos, caso o mesmo esteja aceso e o micro sem dar sinal, devemos considerar a hipótese de substituição da placa mãe, caso disponível.

3- O Botão/Switch Power

Um dos defeitos os quais não costuma se esperar é a degradação do Botão/Switch power, o qual é responsável por provocar o curto o qual liga o micro.

Para testá-lo, podemos seguir o fio que é ligado ao botão (geralmente da cor laranja ou verde) até o caminho para a placa mãe, onde deveremos retirá-lo com cuidado da mesma e provocar (utilizando uma chave de fendas ou um jumper) um curto entre os 2 pinos os quais seriam ligados ao botão.

Caso o micro inicie, podemos considerar a substituição do Botão/Switch e na maioria dos casos, isto acarretará na substituição do gabinete inteiro (apenas carcaça).

Sintoma – Computador liga mas não mostra nada no vídeo

Outra bem comum é a situação onde o computador liga, porém não inicia, não mostra nada no vídeo, apenas gira os coolers.

Soluções:

1- Memória:

Um pente de memória falho ou na maioria dos casos, com mau-contato pode causar tal defeito. Para solucioná-lo retire o(s) pente(s) de memória do micro e cuidadosamente limpem os contatos utilizando uma borracha (apagador) verde.

Caso isto não resolva, pode-se também, no caso de haver dois pentes de memória, remover um e tentar iniciar apenas com um pente, pois pentes de memória em curto não permitem que o micro se inicie.

2- BIOS:

O programa (firmware) conhecido pelo nome de BIOS ou Basic Input/Output System é gravado em uma memória permanente (ROM – Read Only Memory) que é responsável por permitir o acesso da placa mãe ao resto do Hardware e permitir que o sistema operacional se inicie (boot).

Caso o BIOS esteja corrupto, o que pode ser desencadeado por queda brusca de energia, curtos ou memória ROM danificada, o micro não irá iniciar.

Na maioria dos casos, isso significará a perda da placa mãe e consequentemente a necessidade de substituí-la por outra.

3- Placa de vídeo:

Uma placa de vídeo com mau-contato, curto-circuito, ou defeituosa pode fazer com que o sistema não se inicie. Para solucionar esta situação, remova a placa de vídeo e limpe seus contatos cuidadosamente com uma borracha verde.

Caso o defeito permaneça, no caso de haver vídeo integrado (onboard), pode-se tentar ligar o micro sem placa de vídeo e caso o mesmo inicie, isso significaria que realmente o problema se encontra na placa de vídeo.

4- Placa mãe com curto circuito:

Uma situação muito comum em gabinetes “baratos” é o curto-circuito na placa mãe causada pelo contato entre o chassi do gabinete com a placa.

Isto pode ser solucionado removendo a placa mãe do gabinete e colocando uma fina camada de material isolante por baixo da mesma, tal como isopor ou plástico. Papel e papelão também funcionarão porém são desencorajados devido a serem potencialmente inflamáveis, caso ocorra um curto circuito com fagulhas.

5- Processador:

A mais incomum de todas as hipóteses é a do processador apresentar curto ou estar queimado, porém ainda assim, é possível. Neste caso, apenas a substituição do mesmo solucionaria o problema.

6- Outras placas apresentando mau-contato ou curto-circuito:

Muitas vezes, outro hardware pode impedir o micro de iniciar, para isto, remova todas as placas desnecessárias tais como placas de rede, fax-modem, etc e tente iniciar o micro.

Caso o mesmo se inicie, vá acoplando placa por placa até descobrir qual é a defeituosa e providencie a substituição da mesma.

7- Fonte:

Por fim, uma fonte inadequada ou desgastada pode fazer com que o sistema se inicie apenas parcialmente, não fornecendo à placa mãe a energia a qual necessita e impedindo o micro de ser iniciado adequadamente.

Neste caso, apenas a substituição da fonte, solucionaria o problema.

Sintoma – Computador liga porém apresenta Bip (beep) sonoros

Em muitos casos o micro pode não iniciar e a única coisa que ouvimos é um Bip (Beep/Alarme) sonoro.

Soluções:

1- Um Beep – Computador funcionando normalmente

Dois Beeps – Problema relacionado à memória, também pode indicar problema nos conectores da placa mãe.

Neste caso limpe cuidadosamente os contatos da memória com borracha verde e reforce a conexão dos conectores da placa mãe.

2- Três ou Quatro Beeps – Problema relacionado à memória.

Neste caso, limpe cuidadosamente os contatos da memória com borracha verde.

3- Cinco ou Seis Beeps – Problemas relacionados à placa mãe.

Neste caso, verifique jumpers e conexões.

4- Sete Beeps – Problemas relacionados ao teclado.

Neste caso, tente substituir o mesmo ou verifique sua conexão ao micro.

5- Oito Beeps – Problemas relacionados à placa de vídeo.

Neste caso, limpe cuidadosamente seus contatos com borracha verde ou substitua a mesma.

6- Nove Beeps – Problemas relacionados à memoria ROM (que armazena a BIOS).

Neste caso, substitua a placa mãe ou caso encontre, substitua o chip da memória ROM, específico de sua placa mãe.

7- 1 Bip/Beep longo – Problemas relacionados ao circuito de Refresh da placa mãe

Neste caso, substitua a placa mãe, porém cheque também seus módulos de memória.

8- 1 Beep longo e dois curtos – Problemas relacionados à placa de vídeo.

Neste caso, limpe cuidadosamente seus contatos com borracha verde ou substitua a mesma.

9- 1 Beep Longo e três curtos – Não há placa de vídeo ou memória de vídeo danificada.

Neste caso, limpe cuidadosamente seus contatos com borracha verde ou substitua a mesma.

10- Beep infinito ou continuo – Problemas relacionados à memoria.

Neste caso, limpe cuidadosamente seus contatos com borracha verde ou substitua a mesma.

11- Beeps repetitivos Altos e Baixos – Problemas relacionados ao processador.

Neste caso, verifique se o mesmo está instalado corretamente ou super-aquecendo, verifique também o cooler/ventoinha.

12- 2 Beeps curtos – Falha geral

Neste caso, o BIOS não foi capaz de identificar qual o defeito, portanto, pode significar falha em qualquer componente.

13- 2 Beeps longos – Erro de paridade

Neste caso, teste outros pentes de memória. Caso esteja utilizando pentes sem o Bit de paridade, você deve desativar a opção “Parity Check” no Setup do BIOS.

14- 3 Beeps longos – Falha nos primeiros 64KB da memória RAM

Neste caso, limpe cuidadosamente os contatos da memória com borracha, ou substitua o pente de memória.

Porém isto também pode indicar problema na própria placa mãe.

15- 4 Beeps Longos – Problemas relacionados ao Timer 1 ou memória.

Neste caso, provavelmente a substituição da placa mãe será mais indicada, porém pode também indicar um problema com os módulos de memória, neste caso, faça a limpeza nos mesmos e verifique.

16- 10 Bips/Beeps – Problemas relacionados à CMOS

Neste caso, é necessário substituir a placa mãe.

17- 11 Beeps – Problemas relacionados á memória cache.

Neste caso, geralmente o micro inicia, porém não é desejável que fiquemos sem memória cache, portanto é indicado que entremos no Setup do BIOS, onde aumentaremos o tempo de espera da memória cache, o que pode ou não solucionar o problema.

Obs: No caso de Beep indicando problemas com o vídeo e o vídeo em questão for onboard (integrado na placa mãe), é necessário verificar também os módulos de memória, do contrário, isto implicará em problemas na placa mãe (uma vez que é integrado). Pode-se tentar instalar um vídeo offboard, o que poderia em ao menos alguns dos casos solucionar o problema.

Sintoma – Computador liga porém o sistema operacional não se inicia

Há casos onde o computador liga perfeitamente, porém o sistema operacional não inicia apresentando ou não algum erro. São muitas as possibilidades que podem ocasionar este erro, porém aqui abordarei apenas algumas.

Soluções:

1- Erro: DISK BOOT FAILURE, INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTER

A primeira coisa a se verificar neste caso, é no Setup do BIOS, na parte “Boot Order” ou Ordem de Boot/Sequência de Boot se não há algum outro dispositivo como drives de disquete, CD, pendrive ou outros discos, marcados para iniciar antes do disco rígido principal, onde se encontra o sistema operacional.

Resolve-se facilmente colocando o disco rígido principal como primeiro dispositivo a ser iniciado.

Porém em outros casos isso pode indicar que o Disco Rígido encontra-se danificado, não mais iniciando e sendo necessário sua substituição.

Verifique também as conexões de fonte, conectores e flats IDE/Sata/SCSI que podem estar danificados impedindo o disco de ser iniciado.

Finalmente, verifique também a fonte, que no caso de estar danificada ou não suficiente, poderia também fazer com que o disco não se inicie.

2- Sistema operacional não inicia apresentando tela azul, erros ou então trava no carregamento do sistema operacional.

Neste caso, deve-se tentar reinstalar/recuperar o sistema operacional utilizando-se do disco de instalação do mesmo, porém deve-se também atentar a possíveis falhas tais como Bad Blocks no Disco Rígido, o que pode fazer com que não seja possível nem ao mesmo instalar o sistema, ou então corromper-se por repetidas vezes, só seria resolvido com a substituição completa do disco rígido.

Também devemos observar com relação aos módulos de memória que podem estar apresentando falhas, as quais podem causar travamentos e falhas no carregamento do mesmo.

-

Estes foram apenas alguns motivos que podem levar seu micro a não iniciar corretamente.

Por fim, gostaria de agradecer a todos pela leitura e espero ter-lhes ajudado de alguma maneira.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.