Ir para conteúdo

Hard reset via ADB-Fastboot - GT-7250S e outros Genesis - Solução


Posts Recomendados

Quem trabalha com tablets sabe que, dependendo das plataformas (SoCs AllWinner, Wondermedia, Freescale, Qualcomm, ViMicro, RockChip) não há possibilidades de hard reset via sequência de botões.

As rotinas de boot do Android podem ser alteradas pelo fabricante, o processo de boot do Android não é um processo comum, é dividido em duas partes antes do kernel e posteriormente o Zygote e a VM Dalvik estejam prontas, e é aí que mora o perigo. Um erro numa partição na SPI Flash (onde são guardadas dados do environment, ou ambiente de funcionamento, drivers, endereços de memória, etc.) ou mesmo na NAND Flash causam o travamento do sistema.

Um dos grandes problemas que ocorreram recentemente, que nem mesmo o fabricante/distribuidor Evertek conseguiu resolver foi o travamento de seu tablet GT-7250S, sucessor do GT-7250, que utilizam SoCs Qualcomm (presentes em alguns atcs também), principalmente o Qualcomm 7227-A 1GHz (7227-T 800MHz no GT-7250) é que a falha ocorreu no uso de um novo firmware sem rotinas de recovery, ou seja, você consegue até mesmo acessar o rcovery, mas não faz muita coisa, pois a tela LCD desliga.

Depois de algum tempo, algumas pessoas descobriram como resolver num caso de travamento ou perda de senha, como reiniciar o tablet de fábrica. Segue uma edição do que foi postado no fórum da Evertek, por Rodrigo Duran, com algumas alterações para ficar um pouco mais simples:

Nota: Foi feito no Windows 7 32Bits.

Passo 1: Instalando o ADB e reconhecendo o dispositivo

1. Baixe e instale o Android SDK, de preferência no C:\Android

Dentro desta pasta devem conter duas outras, eclipse e sdk, e o SDK Manager.exe.

2. Abra o SDK, pelo SDK Manager.exe, abrirá uma janela com uma lista de programas instalados.

3. Selecione para que sejam instalados:

* - Google USB Driver

Confirme a instalação deste. Aguarde a instalação e feche o SDK Manager.

4. Vá em Gerenciador de Dispositivos (Iniciar>clique direito em Meu Computador>Propriedades> Gerenciador de Dispositivos)

5. Com o tablet *desligado*, conecte-o ao pc.

6. Na janela do gerenciador de dispositivos aparecerá 4 interrogações

3G Funder HSUSB Device

7. Clique com o botão direito em cima na opção "Atualizar Driver", escolha a opção "Procurar Software de driver no computador" em seguida a opção "Permitir que eu escolha em uma lista de drivers de dispositivo no computador"

8. A partir da lista, não selecione nada apenas clique em avançar

9. Clique sobre a opção "com disco"

10. Escolha a opção "procurar" e direcione para a pasta onde descompactou o SDK\extras\google\usb_driver e escolha o arquivo: android_winusb.inf, dando clique duplo ou clicando uma vez e clicando em abrir

11. Clique em OK para instalar, abrirá uma nova janela com três opções, escolha a primeira delas: "android adb interface", e clique em "Avançar". O Windows abrirá uma janela de aviso de atualização de driver, clique em sim.

12. Faça o mesmo para cada "3G Funder HSUSB Device", do item 7 até o 11, até que os 4 dispositivos estejam instalados, e sem pontos de interrogação.

13. Após a instalação dos drivers, abra uma janela do prompt de comandos: Em Iniciar, digite "cmd" na caixa de pesquisa e dê Enter. Quando abrir o prompt de comando, digite os comandos abaixo, em seguida, digite Enter um após o outro:

cd /d %USERPROFILE%

md .android

cd .android

echo 0xd324 >> adb_usb.ini

Isto incluirá o endereço de VID do dispositivo para que o mesmo seja reconhecido pelo ADB posteriormente.

DICA: Caso precise efetuar o mesmo tipo de reset em outro aparelho, sempre confira o VID e PID do dispositivo através do Gerenciador de dispositivos;

14. Até o momento, com o tablet desligado e conectado via USB ao PC, faremos um teste para ver se o ADB está reconhecendo o aparelho:

* - Para facilitar o uso do ADB e fastboot, vamos copiá-los para a pasta Windows, para que, no Prompt de Comando, não seja necessário fazer malabarismos: Entre na pasta do SDK baixado e descompactado, vá em sdk\platform-tools e, segurando a tecla Ctrl, selecione com o mouse o adb.exe e fastboot.exe. Solte o mouse, tecle Ctrl+C juntos. Vá até a pasta C:\Windows e tecle Ctrl+V, os executáveis serão copiados para lá, sem necessidade, como dito, de abrir outro prompt de comando.

15. No Prompt de comandos aberto, digite adb devices

*- Neste momento, aparecerá um aviso de que o servidor ADB está iniciando, e se foi instalado corretamente os drivers, será reconhecido como:

List of devices attached

1234567890ABCDEF device

Neste momento, se foi reconhecido corretamente, passamos á instalação do fastboot.

Se ainda não foi reconhecido, reinicie o computador e refaça desde o item 6, sempre com o tablet desligado e carregado totalmente.

Não feche nenhuma janela, nem o Gerenciador de dispositivos, será utilizado nos próximos passos, assim como o o prompt de comando.

Passo 2: Habilitando o fastboot

Num mundo perfeito, estando o tablet reconhecido pelo ADB, executaremos o processo para habilitar o fastboot.

ATENÇÃO: siga as orientações corretamente, a escolha errada do driver pode resultar em instalação errada e simplesmente terá que repetir os passos até que o dispositivo seja reconhecido da forma correta, que não é ADB Interface, e sim Android Booloader interface.

1. Desconecte o tablet do PC, e entre em modo fastboot:

Aperte Vol+ e POWER até aparecer a tela "Genesis", e no canto superior esquerdo, aparecerá o texto: "Fastboot bootloader"

2. Conecte o tablet, no Gerenciador de dispositivos, aparecerá o dispositivo "Android" com u ponto de exclamação:

3 -Clique com o botão direito em cima na opção "Atualizar Driver", escolha a opção "Procurar Software de driver no computador" em seguida a opção "Permitir que eu escolha em uma lista de drivers de dispositivo no computador"

4. A partir da lista, não selecione nada apenas clique em avançar

5. Clique sobre a opção "Com disco"

6. Escolha a opção "procurar" e direcione para a pasta onde descompactou o SDK\extras\google\usb_driver e escolha o arquivo: android_winusb.inf, mas preste atenção: você escolherá a segunda opção, "android bootloader interface"

Se escolher a opção errada, o tablet será reconhecido como ADB Interface, sem possibilidade de funcionar nem o ADB, nem o Fastboot, somente reinstalando os driver e reiniciando o PC conseguirá realizar corretamente. Preste atenção e não cometa erros nesse ponto.

7. No Prompt de comando, você deverá digitar agora o comando para realizar um wipe (apagar) a partição /data, que guarda as configurações do Android, digite este comando:

fastboot -i 0xd324 -w

Dê enter, na tela do tablet será informado o procedimento.

Obs.: Se o fastboot ficar com a mensagem "waiting for device", simplesmente há algo errado. Retorne para a instalação do driver e refaça.

8. Após o wipe do /data, deveremos reiniciar o aparelho com o seguinte comando:

fastboot -i 0xd324 reboot

A partir deste ponto o tablet será reiniciado, demorará alguns minutos até estar pronto, pois terá de ser gerado os bancos de dados de cada aplicativo, como numa reinstalação de firmware.

Se algo deu errado em algum ponto, siga as dicas dadas.

Boa sorte á todos.

Créditos: Fórum Genesiseries.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 11 meses depois...

Galera após horas tentando exatamente da forma que o amigo Humberto real explicou neste topico nao tive sucesso com o reset do meu tablet !

Recebendo somente a mensagende fastboot -i 0xd324 -w nao é reconhecido como um comando interno ..... e etc

Porem como tenho experiencia em android nao descansei e encontrei varios topicos explicando exatamente igual!

Quando ja estava quase desistindo resolvi tentar de uma forma diferente!

Se voce teve esse mesmo erro tente fazer o seguinte! 

Na hora de instalar o segundo driver o do fastboot "android bootloader interface" 

tente instalando o terceiro driver o ADB Composite interface com esse todos os comandos responderam corretamente!

fica a dica ai galera!

Agradecendo Humberto real e a toda equipe do forum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...