Ir para conteúdo

A diferença entre profissões


Posts Recomendados

Já há muito tempo tenho visto pelo Facebook várias ofertas de emprego na área de T.I., em que os responsáveis pelos setores de contratação postam suas exigências.

Numa dessas, as exigências eram absurdas:

- Conhecimento em programação Java, PHP, Perl, C, C++, .Net, entre outras;

- Conhecimentos e certificação em banco de dados Oracle, MySQL, PostgreSQL, entre outros;

- Certificações MS, Cisco (CCNA), entre outras;

- Experiência em Linux, Windows, MacOS (Classic e X), Solaris, entre outros.

E tudo isso por um mísero salário que chega á 1000 reais.

E uma zoação agora, do pessoal, como se fosse contratar um motorista:

Posted Image

Agora, a questão é: porque nossa profissão é tão desvalorizada? Quando digo "Nossa", é porque inevitavelmente a área de T.I. e Telecomunicações e seus ramos englobam hoje muitos serviços, uma pessoa que tem conhecimentos de suas box para manutenção de celulares tem que saber formatar seu computador ou resolver problemas que um técnico de informática ou T.I. fariam, ou seja, temos que ser "multitarefa".

Ontem até estive conversando com um amigo, e discutíamos sobre "como ficar rico nessa profissão", chegamos a conclusão que só há 2 maneiras:

- Enganando os clientes;

- Sendo um patrão explorador.

Veja bem, há uma diferença entre ser rico e ter sucesso na profissão, infelizmente, pela discriminação que sofremos (vide alguns usuários finais e suas pataquadas colocadas de vez em quando no fórum), e pela desvalorização do mercado.

O que vocês, colegas de profissão, acham? Porque estamos tão desvalorizados perante outras profissões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é amigo nemo.. eu posso falar pelo meu lado... Hoje minha satisfação proficional esta em vender produtos e não em concertar(não como era antes), hoje eu busco aos poucos trocar meu foco de tecnico para empresario/consutor de vendas. Mais consutor de vendas mesmo, aquele e adivinha e atende as nescessidades do cliente, e não aquele vendedor que hoje virou modar chamar de consutor. concertando so da pra ficar rico mesmo se for explorador ou enganar o cliente. Vale resaltar tambem que a forma que concertamos celular hoje em dia vai mudar muito com os anos, eu vejo em um fututo não muito longe o fim das box(a menos que aja um reformulação sobre o que ja conhecemos) e a abixar na troca de display e touch, ja que estão vindo cada vez mais e mais resistênte. acrecentem ou me corrijam se tiver algo errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nao penso q seja tao desvalorizado, mas sim a demanda de bons tecnicos de celulares e outros q é pouca , ai nesse caso, nao é exigido muita coisa, mas pelo menos um tempo de experiencia. Infelizmente alguns tecnicos de celulares "queimam" a área, e isso prejudica e muito, tanto com clientes , qt com quem quer contratar algum bom profissional. Qts e qts vezes chegaram cliente com serviço mal feito. Iphone entao, ja perdi a conta. Precisamos ser mais valorizados? sim, com certeza, principalmente quem q faça um excelente trabalho. Ficar rico, é dificil, mas termos condiçoes boas de vida, quem trabalha bem, tera sim . Sobre o q o David falou, acho dificil a area de celular acabar tao cedo. Mesmo vindo aparelhos resistentes, sempre tera os mais frageis no mercado, ate pq nao é qualquer um que tem condições de comprar aparelhos top do mercado com tal resistencia . Depois dessa moda de touch, graças a Deus aqui na minha assistencia nao paro de trocar o mesmo. Quebrado ou q parou de funcionar. E creio q isso vai durar no minimo uns 10 anos pra frente. Celular hoje ta valorizado demais, principalmente android . Hoje eu trabalho com maquinas digitais e manutençao de computador, entao nao fico apenas focado em celular, apesar de ser o meu forte. o q penso sobre o assunto. da mesma forma se eu tiver equivocado em algo, podem dizer tb. abs amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, Olimpio, quando disse sobre desvalorização da profissão, coloquei nesse "saco" o que acontece, infelizmente, com todas as áreas relacionadas á tecnologia, e a bem da verdade, todas as profissões tem os "marreteiros", aqueles que fazem o mesmo serviço por 1/5 do preço mas sem garantia nenhuma de qualidade. Assim como você não acredito no fim desta profissão, já até postei em 1992 quando um ex-patrão meu recebeu seu primeiro celular da Ericsson, que para os padrões da época era minúsculo, e ele mesmo dizia: "No futuro haverá só trocadores de placas", isso porque o must da época era o SMD, veio o BGA, e continuam existindo os mesmos técnicos de antigamente, obviamente, a profissão não mudou, o que mudou foi a tecnologia, e quem não acompanhar, pode parar. Como o davidsilba citou, muitas coisas mudaram, eu sou de uma época em que celulares não existiam, eu consertava muitos fax por semana, e onde foram parar? Cheguei a consertar até máquinas de Telex, e onde pararam? As coisas vão mudar, mas não será muito diferente. Há tecnologia sim que vão pro ralo, o conceito de telas flexíveis, circuitos feitos com nanotubos de carbono, memristores e outros ainda estão no futuro, mas sempre haverá um técnico, sempre será necessário, e quem for profissional, se manterá na área se atualizando, marreteiros, estes vão continuar pulando de galho em galho, mas o que há de mudar é a concepção das pessoas e o respeito para com esta área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tema e realmente muitas vezes ocorre exigências massacrantes a iniciantes e remuneração divulgada baixa. Mas se este profissional mostrar competência, vontade e convívio agradável, certamente irá ser remunerado de acordo, se não por aquele patrão inicial, mas por outros que o esperam trêmulos e de bocas abertas, pois estão necessitando. Se ele quiser também claro.

Agora, antes mesmo de eu ler isso:

... mas o que há de mudar é a concepção das pessoas e o respeito para com esta área.

Já iria dizer, esse é o ponto fundamental, temos que reconhecer, muitos dos que trabalham nesta nossa área de telefonia e ou eletrônica de modo geral, não estariam aptos totalmente a já lidar diretamente com público, loja e ou assistências. Espero que me compreendam, eu disse, não estariam não que sou contra ganharam suas sobrevivências.

Quero dizer que em muitos casos se antecipa, seja prematura ainda, assim claro que nossa imagem fica prejudicada sim.

Por outro lado temos fóruns como este, aí vem nossas alegrias e temos tudo pra melhorar, vamos sim.

Um médico, advogado, engenheiro, por exemplo, são obrigados a passar por muitos estudos. Ler, ler e ler por muitos e muitos anos, provas teóricas de estudo, nem me refiro a das suas áreas específicas só, mas normais que nós também podemos passar ou já passamos.

Justamente por isso nós aqui no fórum, nos esforçamos dia a dia para ao menos aqui no fórum, tentarmos fazer uma diferença e contribuir postando melhor. Estamos na internet e assim alguns nossos clientes irão avaliar nossa categoria, qual imagem deixamos a eles, seja aqui ou fora?

As vezes gastar um tempo a mais pode parecer que estamos perdendo, mas já paramos a analisar a qualidade, conhecimento?

Valores é outro ponto diferencial, acredito que vá no mesmo rumo de outras lojas, haverá distinções, classes, todas áreas em um só local não dará resultado. Claro, existem diversos pontos sobre o tema, é tudo muito polemico e relativo.

Mas uma é certa, conquistar uma imagem é extremamente difícil, agora perdê-la é muito fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...