Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clan GSM

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Featured Replies

Postado

Vale a pena pagar mais pelo Windows 8 Pro?

Talvez.

O que você vai fazer com o computador?

Vai jogar, rodar aplicativos de internet, ver filmes?

Se for só isso, não, não vale.

O Windows 8 sem o “Pro” no nome é correspondente às antigas edições Home do Windows. Elas não são ruins: a base do sistema é exatamente a mesma.

A diferença da edição Pro fica por conta dos recursos que ela traz.

O Windows 8 Pro é voltado a profissionais, empresas e entusiastas.

Há maior integração com os domínios do Windows Server, ferramentas e políticas administrativas, máquinas virtuais do Hyper-V e diversas outras ferramentas que a grande esmagadora maioria dos usuários de computador sequer sabem pra que servem.

[aviso]De que adianta se gabar de pagar por algo que nunca irá usar?[/aviso]

Todavia, em alguns cenários vale mesmo a pena pegar o Pro: ele tem a criptografia de disco Bitlocker, recurso que antes era exclusivo das edições mais caras do Windows. Com o Vista e 7 isso era uma zona: Starter, Home Basic, Home Premium, Business/Professional, Ultimate, Enterprise…

No Windows 8 o esquema de versões ficou simplificado, sendo basicamente duas para o varejo (Windows 8 e Windows 8 Pro); e mais duas especiais, não comercializadas para pessoas comuns (Enterprise e o RT, este para tablets ARM).

[info]O Bitlocker é um sistema que criptografa tudo no HD. hehehehe, você tem isso no seu Windows 7 e nem sabia não é mesmo?[/info]

Se algum ladrão pegar seu computador ele não conseguirá obter seus dados. Ele pode até formatar, revendê-lo, etc, mas as suas fotos e arquivos não cairão em mãos inadequadas.

Para alguns tipos de uso esse recurso pode fazer a diferença, compensando o preço do Windows 8 Pro.

Uma outra coisa a ser considerada é que, diferentemente das versões antigas, o Windows 8 não vem com o Media Center nem suporte a reprodução de DVDs.

Com a onda da internet em alta velocidade e sites de streaming ficando cada vez mais populares (estilo Netflix, Netmovies, YouTube, etc), a Microsoft removeu a possibilidade de tocar DVD no Windows “out of the box” (ou seja, nativa; funciona se instalar programas extras).

Você pode muito bem resolver o problema instalando players de DVD que vêm com os leitores, ou baixando algum gratuito na internet, como o VLC.

Posted Image

O Windows 8 tem uma expansão extra, o Pro Pack, que traz os codecs para reprodução de DVDs e o Media Center.

Estes recursos são fornecidos separadamente, mas são pagos. Sinceramente eu não vejo motivo para pagar por isso tendo à disposição dezenas ou centenas de programas gratuitos que fazem as mesmas coisas na internet.

Todavia, o Pro Pack é uma boa forma de migrar do Windows 8 comum para o Pro pagando menos do que ter que adquirir a licença do Pro completa.

Junto com o pacote do Media Center o Windows é atualizado para o Pro, então todos os outros recursos do Pro ficarão disponíveis também.

A instalação do Pro Pack não requer reinstalação do sistema.

Quem compra pelo site da Microsoft normalmente recebe uma chave de produto por e-mail, e basta inseri-la conforme as instruções recebidas ao comprar.

Durante a fase de lançamento a Microsoft forneceu o Pro Pack gratuitamente para quem atualizou para o Windows 8 Pro.

Se tiver interesse, entre no site da Microsoft Store do seu país e procure pelo Pro Pack.

No Brasil é microsoftstore.com.br.

Note que o suporte a DVD que não consta no Windows 8 se refere à reprodução de DVDs de vídeos.

Os DVDs de dados comuns ou regraváveis são suportados normalmente, sem precisar instalar nada.

Resumindo: a menos que você realmente precise ou a oferta valha a pena, é bobeira ter o Pro apenas por “status”.

Alguns recursos dele podem ser obtidos com serviços de terceiros, como o TrueCrypt no lugar do Bitlocker; o VirtualBox ou VMware no lugar do Hyper-V; e o VLC ou outro player no lugar dos codecs de DVD.

Recursos exclusivos do Windows 8 PRO.

O que há no Windows 8 Pro que não há nos demais?

Em essência, esses são recursos que existem no Windows 8 Pro mas não constam no Windows 8 sem o Pro no nome, nem no Windows RT (a edição para tablets ARM):

  • Host para acesso remoto (o Windows 8 comum pode acessar, mas não pode hospedar sessões remotas; No 8 Pro dá para liberar acesso à a área de trabalho, que pode ser controlada remotamente a partir de qualquer outro computador com um cliente compatível)
  • Bitlocker e criptografia individual de pastas e arquivos (EFS)
  • Boot a partir de imagens VHD
  • Participação em domínios do Windows Server
  • Suporte às políticas de grupos (controles avançados de restrições sobre vários recursos do sistema)
  • Hyper-V, aplicativo de virtualização diretamente integrado ao Windows (requer a edição de 64-bit e um processador com suporte a SLAT)
  • Windows Media Center, via Pro Pack (vendido separadamente)

Recursos exclusivos do Windows 8 ENTREPRISE

O que há no Windows 8 Enterprise que não há nos demais?

O Windows 8 Enterprise é vendido apenas para empresas com um acordo de licenciamento em volume especial com a Microsoft, normalmente quando se tem centenas e mais centenas de computadores. Ele traz alguns recursos avançados. Esta edição do Windows tem a distribuição bem restrita e não chegará à grande maioria dos usuários domésticos nem nas pequenas empresas.

Alguns dos recursos do Windows 8 Enterprise, que não são disponibilizados nem no Windows 8 Pro, são:

  • AppLocker, um sistema que permite restringir quais aplicativos os usuários podem rodar, bloqueando todo o resto
  • Windows To Go, um modo de instalação do Windows num pendrive USB, que pode ser iniciado em qualquer computador compatível (mantendo os programas e configurações)
  • DirectAccess, um sistema avançado para conexão a redes seguras, normalmente corporativas
  • BranchCache, uma otimização na transferência de recursos numa rede WAN, usando um cache local para diversos dados
  • Virtualização via RemoteFX, um recurso mais avançado do acesso remoto da Microsoft com suporte à aceleração de áudio e vídeo

Recursos exclusivos do Windows 8 RT

O Windows RT é uma edição especial do Windows compilada para processadores ARM (durante o desenvolvimento era chamado de WOA: Windows On ARM). Ele é baseado no Windows 8, e de fato sua aparência, programas e comportamentos são idênticos aos do Windows 8. Exceto por uma questão: ele é feito para uma família de processadores completamente diferentes.

Os processadores de computadores normalmente são da arquitetura x86, ou x86-64 (com instruções de 64-bit).

Isso é válido desde os 486 até os Pentium II, III, ou os novos Core i3/5/7 e os processadores da AMD ou Via.

Esses processadores geralmente são grandes e aquecem mais, consumindo mais energia.

Nos celulares e tablets um outro tipo de processador é usado: ARM.

A empresa ARM não faz os processadores em si para o mercado: ela desenvolve as especificações e licencia a tecnologia para outros fabricantes, como Qualcomm, Apple, Samsung, Nvidia, etc.

Em geral os processadores ARM são um pouco mais lentos do que os dos desktops, embora estejam melhorando bastante. Eles consomem menos energia. A bateria costuma durar bem mais do que se fosse usado um processador x86.

Tanto que os telefones e tablets dominantes possuem processadores ARM, incluindo os produtos da Apple e quase todos os tablets Android.

A Microsoft quis levar o Windows 8 aos tablets. Para se adequar ao mercado ela teve que criar uma versão para os processadores ARM.

Eis o Windows RT.

Posted Image

Tablet Surface, da Microsoft, com Windows RT: a aparência é a mesma do Windows 8

O problema é que os processadores ARM são bem diferentes: eles não podem rodar o Windows ou o Linux compilado para x86/64. Eles simplesmente não entendem os códigos dos softwares tradicionais, que foram feitos para os projetos de processadores da Intel/AMD/Via.

O Linux é open source, então há muitas distros Linux que rodam em processadores ARM. O próprio Android e o ChromeOS, sistemas do Google baseados em Linux.

O contrário também anda sendo feito: a Intel tem lançado versões do Atom, um processador de desktops, para smartphones. Nesse caso o sistema operacional é feito para x86.

Existiu até um telefone exótico com um processador Atom que vinha com Windows 7, feito pela Fujistu no Japão!

Você não leu errado: é com Windows 7 mesmo, não é o Windows Phone. E não é com processador ARM, claro: o smartphone dela é um mini PC com Atom.

Se não acreditar, veja o press release.

O F-07C vem com um Atom Z600 de 1,20 GHz, 1 GB de RAM e SSD de 32 GB.

O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium de 32-bit.

A tela de cerca de 4 polegadas suporta a resolução 1024x600, não é tão absurda num smartphone como poderia parecer há alguns anos atrás.

Como você deve estar pensando, e a bateria? Pois é, dura pouco.

O telefone tem dois modos de operação, um exclusivo para tarefas de smartphones e outro com o desktop tradicional do Windows.

Rodando o Windows completo o sistema pode ficar ligado por apenas cerca de duas horas.

Aparentemente ele não é tão integrado assim, o modo Phone usa o Symbian e é possível alternar entre os sistemas por um botão dedicado.

Naturalmente os usuários precisarão manter o modo telefone na maior parte do tempo. Uma recarga diária não é novidade para ninguém, já que vários outros modelos não passam um dia inteiro fora da tomada.

Aparentemente não é tão difícil operá-lo: além de um teclado QWERTY ele vem com trackball e botão para simular o clique com o botão esquerdo do mouse.

Esse pequeno computador será vendido inicialmente no Japão pela NTT DOCOMO, e pelo que parece ficará só por lá.

Ela nem esperou o Windows 8... Se ele fizer sucesso bem que ela poderia aproveitar o Windows 8 com versão ARM para uma futura versão, que provavelmente conseguiria rodar a interface completa por mais de duas horas.

Uma distro Linux completa também seria uma boa (para um nicho específico, ou curiosidade, é claro).

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=7xo8gslRVHo

O maior problema mesmo é o desempenho, consumo e processo de fabricação, que determinam o tanto que o processador gastará de energia para entregar a mesma capacidade de processamento. Há ainda o preço. Nesse ponto, pelo menos atualmente os processadores ARM dão um banho e tanto nos x86.

Como eles dominam o mercado de tablets e smartphones, a Microsoft precisou compilar o Windows 8 para ARM. Ela conseguiu com sucesso, o sistema roda com a mesma aparência, mas os códigos deles são diferentes.

Por isso:

O Windows RT não roda executáveis feitos para Windows 8!

Essa versão do Windows só roda os apps modernos e os apps compilados para ARM. Mas a Microsoft decidiu restringir o acesso: só ela pode produzir software tradicional (que roda no desktop) no Windows RT.

Ele traz uma versão do Office no desktop, que não vem com o Windows 8 comum. Mas não dá para baixar programas tradicionais e rodá-los no Windows 8.

Ainda que desse pra baixar, eles simplesmente não rodariam. A menos que a Microsoft fizesse uma espécie de emulador (como a Apple fez com o Rosetta, quando mudou da arquitetura PowerPC para Intel).

Mas a MS não parece estar disposta a fazer isso. Em vez de um emulador ela poderia liberar o desenvolvimento de apps desktop ARM para terceiros, mas ainda assim todos os produtores teriam que recriar ou recompilar seus programas.

Os .exe atuais certamente não rodariam.

Quanto aos apps modernos: os que forem feitos com HTML 5, CSS e Javascript rodarão tanto no Windows 8 como no RT.

Já os apps feitos em C/C++/C# precisam ser compilados para cada arquitetura. Por isso alguns jogos e apps provavelmente só serão disponibilizados numa plataforma ou na outra, ou lançados na outra com um certo atraso. Para suportar as duas arquiteturas os desenvolvedores precisarão compilar duas versões dos programas.

Quem quiser um tablet com Windows 8 que possa rodar os programas tradicionais precisará optar por um modelo com um processador tradicional, x86. Eles virão com Windows 8 comum ou Pro, provavelmente serão mais caros e terão menor autonomia da bateria – justamente porque o processador consome mais energia do que os ARM!

Não confunda Windows RT com Windows NT!

O Windows NT é um antigo sistema da Microsoft, voltado ao mercado corporativo. Todas as versões atuais são baseadas nele.

O Windows 2000 é considerado o NT 5, sendo uma grande atualização do NT 4.x (da década de 90). Durante a fase beta o Windows 2000 chegou a levar o rótulo “Windows NT 5.0″.

A Microsoft o lançou como 2000 mas deixou a inscrição “baseado na tecnologia NT”.

Do XP pra frente o termo NT foi removido, mas as versões continuam seguindo o esquema.

O 2000 foi o NT 5.0;

o XP foi o NT 5.1;

o Server 2003 foi o NT 5.2;

o Vista foi o NT 6.0;

o Windows 7 por mais incrível que pareça não tem a versão técnica marcada como 7, ele é o 6.1, indicando um mero aprimoramento do Vista…

E o Windows 8 é o correspondente ao NT 6.2, junto com o Server 2012 (o kernel e todos os componentes fundamentais do sistema são basicamente os mesmos).

Quase todas as ferramentas técnicas do Windows NT ou 2000 continuam presentes no Windows 8.

Do gerenciador de tarefas aos consoles de gerenciamento, passando pelo abandonado syskey. Várias foram melhoradas e receberam novas telas, abas, etc, mas a essência segue a mesma linhagem: um foi sendo uma atualização do outro.

As versões do Windows 95, 98 e Me não são baseadas na turma do NT: elas eram uma mera “casca” gráfica rodando sobre o MS-DOS, um sistema operacional mais antigo.

Do XP pra frente a MS matou o MS-DOS, deixando tanto a versão doméstica como a corporativa do Windows com a mesma base do NT.

O Windows RT é a compilação do Windows 8 para a plataforma ARM. Ele pode ser considerado uma versão do NT também (a mesma 6.2), porém para outra arquitetura. O RT dele provavelmente vem de Runtime ou WinRT, uma API da Microsoft projetada especificamente para o Windows 8, independente da arquitetura (ARM ou x86).

As ferramentas de desenvolvimento em WinRT permitem criar apps modernos que rodam tanto no Windows 8 como no Windows RT. Dependendo dos recursos usados eles precisam ser compilados para cada arquitetura, com exceção dos apps “web”, feitos com HTML.

Postado

Para ser sincero, eu não pago R$ 1,00 pelo Windows. Prefiro utilizar o Linux, seja Ubuntu, Fedora ou outra distribuição. Gratuito, com ótimo suporte e vem todas as ferramentas básicas. Para mim, o Windows morreu, só estão pregando a tampa no caixão.

Postado

O windows 8 na minha opinião nasceu morto igual ou pior que o seven, Misturaram PC com Tablet e ficou orrivel, NUNCA que as pessoas deixarão de usar o 7 ou XP para aderir ao 8, não pago nem 1 real também Abraços

Postado

... As versões do Windows 95, 98 e Me não são baseadas na turma do NT: elas eram uma mera “casca” gráfica rodando sobre o MS-DOS, um sistema operacional mais antigo ...

Eu gostava e ainda uso para alguns casos estas "cascas"! Muito bom esse termo!

Sobre essa de valer ou não valer a pena, para alguns cai como uma "luva", para outros nada muda ou realmente não trazem vantagens, mas acredito que lançar um novo sistema desses e não ser melhor, não haveria sentido nem sequencia, acho que não fariam, mesmo que visam lucros nas novas ativações.

Só ao meu caso, terei mais um sistema a me preocupar, já que se usa ainda muito o XP, Vista e 7

Sobre o Aparelho que vem com Windows 7 de fato, já estava atento a este ano passado, vejam:

Smartphone rodando Windows7

Boas atualizações a todos, seja usando o Windows 8 ou que seja!

Postado

Windows 8 preview ou professional. Seguinte galera, ainda não tive como testar, mas alguém que use ou usou o windows 8 preview, bem como qualquer outra versão (professional, retail e et coeteras), poderia me dizer se o mesmo consegue rodar os jogos da atualidade? (nas máquinas que consigam o mesmo feito claro). e quanto a compatibilidade com placas duplas (uma com memória dedicada e outra apenas para modo de economia de energia). É isso, espero que alguém possa assim me auxiliar, e se possível, antes do fim do mundo (previsto para este mês). we´ll see...

-----------Atualizado------------

E viva a estética, basicamente é isso que notei nele (windows 8) ótimo tópico, bastante interessante e bem definido no aspecto esclarecedor.

Postado

Windows 8 preview ou professional. Seguinte galera, ainda não tive como testar, mas alguém que use ou usou o windows 8 preview, bem como qualquer outra versão (professional, retail e et coeteras), poderia me dizer se o mesmo consegue rodar os jogos da atualidade? (nas máquinas que consigam o mesmo feito claro). e quanto a compatibilidade com placas duplas (uma com memória dedicada e outra apenas para modo de economia de energia). É isso, espero que alguém possa assim me auxiliar, e se possível, antes do fim do mundo (previsto para este mês) ...

Caro "kleovane", você terá que avaliar cada jogo em questão, jogos da atualidade pode ser milhares, mas de modo geral, terão compatibilidade se foram desenvolvidos para Windows XP, Vista e 7 por exemplo. Oque pode sim ser mais complexo, é compatibilidade de drivers, mas também precisa ser avalizado melhor e com mais detalhes todo caso.

Veja que criou seguidamente postagens de mesmo tema, leia os avisos, certo!

Abraço!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.