Ir para conteúdo

Genesis GT-7200 - Debate de soluções e reparos


Posts Recomendados

fuciona mesmo bazzinga usb e wifi testado e aprovado mais uma vez aqui no clan provou q a uniao faz a força, porem ainda estou testando o componente subistituto para o B4 pq o q coloquei esquenta demais porem funciona.

Vc colocou um zenner de 3,3V ?

OBS: o que fiz, esta meio estranho, demora muito pra conectar, mas conecta. Como que o seu esta fredok? conecta em seguida ou demora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 62
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

sim amigo, funciona normal porem esquenta tabto de queimar o dedo, tenho 3 com o mesmo defeito ja em outro q testei nao esquentou porem só fuciona com o cabo usb ligado. se o reparo é funcional ? sim é porem temos q arrumar um componente substituto. tente com o q o neno molina disse, nao achei ele pra testar. e no mais boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei antes de trocar o diodo B4. No fim recoloquei o original e continuou funcionando. Troca-se só o diodo.

Coloquei de uma placa de 7200. Mas estou com duvida se mantenho ele, porque esse diodo pode ser de má qualidade, por isso queimam com tanta frequencia,

Se for um diodo zener de 3.3V pode compra e colocar um qualquer de 3.3v.

Se tb nao achar, coloca um diodo qualquer e testa, só nao inverte o anodo e o catodo.

Eu Coloquei um diodo qualquer como você sugerio e o tablet parou de ligar. Uma dúvida Sem esse diodo o tablet chega a ligar normal?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu Coloquei um diodo qualquer como você sugerio e o tablet parou de ligar. Uma dúvida Sem esse diodo o tablet chega a ligar normal?

Desde já agradeço.

Arly, se colocar um diodo comum (1N4148, 1N4007, etc) não vai surtir efeito, pois este é um zener. Troque por um zener como o bazzinga mesmo informa, com tensão de 3V3 e pelo menos 1/2W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arly, se colocar um diodo comum (1N4148, 1N4007, etc) não vai surtir efeito, pois este é um zener. Troque por um zener como o bazzinga mesmo informa, com tensão de 3V3 e pelo menos 1/2W.

Se remover esse diodo e tentar ligar o tablet, ele ligaria? (O que estou aqui não liga) Ainda não conseguir um diodo 3v3, pois moro no interior e não tem loja de componentes aqui, vocês sabem se consigo encontrar esse diodo em algum equipamento de informática?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ligaria, o problema é que você pode danificar o tablet, pois mandaria ao circuito ao invés de 3V3 uma tensão maior, gerando superaquecimento e stress nos componentes que, apesar de poderem trabalhar com tensões acima de 3,3V, por curtíssimos períodos, começam a apresentar falhas e queima precoce dos mesmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica, foi certinho o que você falou, quando coloquei o cabo usb o tablet ligou. Troquei o diodo, coloquei 3v3 de 1/2W, testei a wifi e estava funcionando perfeitamente, porém o diodo estava tão quente que eu colocava um pedaço de papel em cima e o papel pegava fogo. Vocês que trocaram perceberam essa temperatura alta no diodo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica, foi certinho o que você falou, quando coloquei o cabo usb o tablet ligou. Troquei o diodo, coloquei 3v3 de 1/2W, testei a wifi e estava funcionando perfeitamente, porém o diodo estava tão quente que eu colocava um pedaço de papel em cima e o papel pegava fogo. Vocês que trocaram perceberam essa temperatura alta no diodo?

Quando está ligado ao carregador é normal esquentar, mas o melhor seria colocar um resistor de 2k7 para limitar um pouco a corrente, e verificar se aquece menos, não é normal esquentar até pegar fogo em algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei um resistor de 2k, 1k e 300 ohms, porém quando coloca a Wifi não funciona. Testei novamente sem o resistor e o diodo esquenta d+. Será que a especificação correta não seria o diodo de 1w, 2w ou até mesmo 5w.

Quando está ligado ao carregador é normal esquentar, mas o melhor seria colocar um resistor de 2k7 para limitar um pouco a corrente, e verificar se aquece menos, não é normal esquentar até pegar fogo em algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei um resistor de 2k, 1k e 300 ohms, porém quando coloca a Wifi não funciona. Testei novamente sem o resistor e o diodo esquenta d+. Será que a especificação correta não seria o diodo de 1w, 2w ou até mesmo 5w.

Se couber um de maior potência, experimente trocando, Arly.

Estou curioso, pois os que troquei não esquentaram tanto á este ponto como disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Neno, procurei aqui na cidade e não encontrei um diodo zener mais potente, peguei uma placa mãe velha que tinha aqui e retirei um diodo com a seguinte referência: IN400 MC. Procurei o datasheet na net e não encontrei nada. Daí soldei ele na placa. Já tem umas 3 horas a wifi ligada e tá funcionando lisinha, sem esquente nenhum. Quero agradecer a ajuda, e me dispor a ajudar no que precisar. Caso tenha algum problema aqui eu comunico vocês. Obrigado

Se couber um de maior potência, experimente trocando, Arly.

Estou curioso, pois os que troquei não esquentaram tanto á este ponto como disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

nao sei se ainda posso falar com este topico...mais deixa fazer uma pergunta ? to com um 7200 genesis tava funcionando certinho ai o dono atualizou e agora nao funciona usb nem wi-fi sei que e defeito de firmware entao peço pros amigos alguem tem uma dica pra mim fazer dowgrade do sw desta carroça...obrigado ate mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao sei se ainda posso falar com este topico...mais deixa fazer uma pergunta ? to com um 7200 genesis tava funcionando certinho ai o dono atualizou e agora nao funciona usb nem wi-fi sei que e defeito de firmware entao peço pros amigos alguem tem uma dica pra mim fazer dowgrade do sw desta carroça...obrigado ate mais

Renato, verifique os posts anteriores, as dicas para reparos efetuados pelos técnicos para este problema do Wi-Fi foi dada já. Basta apenas ler e tentar os mesmos procedimentos.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Pessoal! Estamos tentando reparar algumas unidades do 7200 com problema no WiFi. Seguimos as dicas dos amigos aqui do fórum com os diodos corretos iguais de algumas fotos postadas aqui e com outras voltagens e watts. O que ocorre é que o WiFi é resolvido, mas em algumas unidades que testamos os diodos fritaram. Outro problema que é o principal que estamos tentando resolver é WiFi funcionando tranquilo e ao colocar um PenDrive o WiFi desliga e o USB não pega consta como Cartão SD Removido inesperadamente. Estamos testando vários componentes da placa e não chegamos a uma solução correta até o momento, o máximo que conseguimos foi ligar o WiFi e o Pendrive reconhecer normal mas cerca de 40 segundos depois o WiFi e PenDrive apagam. Alguém conseguiu algum progresso com as duas situações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, Testei a substituição do diodo B4 citado com problema, por diodos de Zener 3,3 0,5w e 3,3 1w , ambos funcionam bem, não esquentam, porem não conseguem manter Wifi+Pendrive conectado, Testei com diodos de 3,6v 0,5w, funciona bem, tudo conectado, porem depois de um tempo oscila, trava o wifi ao conectar o carregador, Alimentando o ponto de saida do B4 com uma fonte de alimentação notei que a voltagem que conseguiu manter os dois ligados foi de 3,6v, mais que isso o tablet não reconhece o wifi, menos que isso ele mantem o wifi e perde o usb, Peguei uma placa sucata e retirei todos os componentes com estação infravermelho, tentei verificar alguma trilha para tentar montar um diagrama e descobrir a principal função deste componente, Continuo nos testes, post-1099-139967888713_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Testei a substituição do diodo B4 citado com problema, por diodos de Zener 3,3 0,5w e 3,3 1w , ambos funcionam bem, não esquentam, porem não conseguem manter Wifi+Pendrive conectado,

Testei com diodos de 3,6v 0,5w, funciona bem, tudo conectado, porem depois de um tempo oscila, trava o wifi ao conectar o carregador,

Alimentando o ponto de saida do B4 com uma fonte de alimentação notei que a voltagem que conseguiu manter os dois ligados foi de 3,6v, mais que isso o tablet não reconhece o wifi, menos que isso ele mantem o wifi e perde o usb,

Peguei uma placa sucata e retirei todos os componentes com estação infravermelho, tentei verificar alguma trilha para tentar montar um diagrama e descobrir a principal função deste componente,

Continuo nos testes,

Só um detalhe: onde você marca B4, na verdade é um capacitor, e não um diodo.

Os diodos são os dois, á esquerda e direita deste capacitor, na sua imagem, o da esquerda é um diodo comum (utilizado o 1N4148), e o da direita um zener, que na verdade, deve ser sempre substituído por um de 4V7-1/2W, ou colocado também um diodo comum como citado, de 1/2W.

Acabei de reparar um aparelho destes, nesta manhã. A maioria dos defeitos ocorre por queima deste diodo zener á direita, que acaba filtrando menos de 4V ao circuito.

Verifiquem também a câmera frontal após a substituição, lembrando que o SoC AllWinner A13 tem 4 portas utilizadas internamente, uma para Wi-Fi, uma para USBhost, uma para câmera e a porta reserva nesta placa específica.

P.S.: ambos diodos devem ser instalados com o Catodo (onde há o sinal de indicação, também impresso no circuito) voltado para os conectores, não invertam os mesmos, isso pode causar um curto-circuito sério.

Verifiquem também se o firmware que estão utilizando é para o GT-7200 A10 ou o A13. Façam a conferência do serial, se este não possuir no aparelho, está na caixa, de qualquer forma:

Serial até 20200: A10

Serial á partir de 20201: A13

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até o momento substituindo o B4 por outros componentes o aparelho funciona um tempo com WiFi e USB ligado mas posteriormente após uma tarde inteira de testes o mesmo apaga (queimando o componente que foi colocado). Estou testando um outro procedimento e até agora em duas horas o aparelho esta normal, esquentando no nível normal dele quando está carregando e com pendrive conectado e sem carregador conectado. post-44359-139967889253_thumb.jpg Antes disso quando o aparelho funcionava as voltagens eram as em preto, após o aparelho apresentar o problema no WiFi foi realizada esta ligação da imagem e as tensões ficaram as em vermelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia a todos, Eu comprei em julho de 2012 o genesis 7200 e dei de presente para minha filha. Tudo funcionou perfeito até que em novembro ele simplesmente não acessou mais a rede wifi, na verdade ele nem iniciava a wifi. Pesquisei e vi que alguns fóruns falavam sobre a ROM, mas não creio que seja a ROM pois nada foi instalado que pudesse causar este erro, creio que é um erro de hardware. Percebi tambem que o tablet não reconheceu mais o dispositivo USB, será que o tablet usa um mesmo chipset para controla a placa wifi e o conector USB? Alguem pode me ajudar a solucionar este problema? Um tablet que não acesse a internet não tem muita serventia não é mesmo? Obrigado desde já Hermes 100% Livre 100% Linux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


Chimera team images


×
×
  • Criar Novo...