Ir para conteúdo

Genesis GT-7200 - Debate de soluções e reparos


Posts Recomendados

Bom dia a todos,

Eu comprei em julho de 2012 o genesis 7200 e dei de presente para minha filha. Tudo funcionou perfeito até que em novembro ele simplesmente não acessou mais a rede wifi, na verdade ele nem iniciava a wifi. Pesquisei e vi que alguns fóruns falavam sobre a ROM, mas não creio que seja a ROM pois nada foi instalado que pudesse causar este erro, creio que é um erro de hardware. Percebi tambem que o tablet não reconheceu mais o dispositivo USB, será que o tablet usa um mesmo chipset para controla a placa wifi e o conector USB?

Alguem pode me ajudar a solucionar este problema? Um tablet que não acesse a internet não tem muita serventia não é mesmo?

Obrigado desde já

Hermes

100% Livre

100% Linux

Hermes, na verdade, o que controla todas as tensões, carga e recarga do aparelho é um CI com código AXP209, da própria AllWiner, para a maioria dos seus aparelhos projetados.

Mas, obviamente, na entrada há dois resistores, um zener e um diodo comum para filtragem. Se estes estiverem com defeito, sim, causa a perda da tensão de 3V3 que alimenta a placa Wi-Fi e consequentemente, como o AXP é alimentado por essa tensão, se a perde, outras tensões como a de 5V da porta OTG e 1.6V de alimentação do processador, memórias e outros componentes podem ser diminuídas pelo trabalho irregular causado pela tensão irregular no controlador. Daí vem o problema de pessoas tentarem até regravar o firmware e depois descobrirem que não conseguem, pois o problema de hardware irá afetar o software.

Então, leia todo o tópico e verá a disposição dos diodos que citei. Isso realmente não é problema de módulos do kernel Linux que não são carregados, imagine uma fonte que não consiga fornecer as tensões básicas num PC (+3V3, +5V, +12V, -5V, etc.). O resto do PC não funcionará direito. É u caso muito parecido.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 62
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Olá Molina, Obrigado por suas considerações. Você usa Debian? Eu uso o Squeeze aqui no meu note. Estou em contato com um vendedor do mercado livre e ele me afirmou que o problema é um outro chip e não no chip da wireless. Lendo o tópico sobre este problema no fórum entendi como funciona mas não sei o que fazer hehe. Não sei se compro este chip e coloco no lugar. Não queria perder o tablet, ele está novinho. Atenciosamente Hermes 100% Livre 100% Linux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, uso Debian, já usei Ubuntu, Mandriva, Slack, entre outras. No caso, o CI responsável seria mesmo AXP209 e esses diodos da entrada. Eu recomendaria que levasse seu tablet á quem tem experiência e faça esse serviço corretamente. Já foi bem explicado no fórum, se for um bom técnico, ele acessa o Clan GSM, e se acessa o Clan GSM, fará o serviço certo ;) Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

badauiexperience, favor ler este post:

http://www.clangsm.com.br/vb/telefones-marcas-tablets-sistemas-6/telefones-marcas-168/tablets-308/32253-guia-de-reparo-tablets-3.html#post261177

Está testado esse procedimento, mas, se isso foi ocasionado por utilização de fonte 9VDC, aí o problema não são apenas os diodos, também o AXP209, que é o controlador de energia de todos o aparelho.

Portanto, basta trocar os diodos e se não estiver sendo fornecido de 3v3~5VDC na USB, é certeza se tratar do controlador de energia AXP209.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Obrigado pelo post, a dúvida agora é: foram substituídos os dois diodos, na imagem em que aparecem eles trocados, devo trocar os dois por zener's 1N4148, ou apenas o da direita? ou o da esquerda deve ser substituído pelo comum 1N4007? desde já obrigado.

Você pode substituir os dois por 1N4148, pois acho que o 1N4007 muito grande para caber nesse espaço, apesar que, se fizer uma solda correta, pode ser que resolva.

Mas leia o que escrevi: se o circuito AXP209 for o problema, só substituindo-o para resolver isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode substituir os dois por 1N4148, pois acho que o 1N4007 muito grande para caber nesse espaço, apesar que, se fizer uma solda correta, pode ser que resolva.

Mas leia o que escrevi: se o circuito AXP209 for o problema, só substituindo-o para resolver isso.

Entendi, vou realizar o procedimento, acredito que não tenho problemas com o circuito AXP209, já que sem manutenção nenhuma ele continua fornecendo 3v3~5VDC, e a fonte utilizada para recarga do tablet é a original dele de 5v 1,5A. valeu Neno, depois posto o que que deu. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá amigos boa tarde , primeiramente parabens pelo trabalho atraves de muitas dicas adquiridas aqui ja pude resolver varios problemas . Bem estou com um tablet Genesis GT-7200 porem com uma placa com modelo diferente dessa , pois bem a cliente danificou a entrada USB e continuou tentando usar , resumindo entrou em curto e queimou um CI , troquei o Ci fiz todo o procedimento , so que agora o LCD nao acende , quando tirei o cabo do carregador percebi que fez o barulho avisando que a bateria esta descarregada , mas nao aparece nada na tela ... tirei algumas fotos e aguardo o retorno !Obrigapost-118968-139967934333_thumb.jpgdo observe que onde esta circulado foi o CI que troquei

post-118968-139967934325_thumb.jpg

post-118968-139967934331_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos boa tarde , primeiramente parabens pelo trabalho atraves de muitas dicas adquiridas aqui ja pude resolver varios problemas . Bem estou com um tablet Genesis GT-7200 porem com uma placa com modelo diferente dessa , pois bem a cliente danificou a entrada USB e continuou tentando usar , resumindo entrou em curto e queimou um CI , troquei o Ci fiz todo o procedimento , so que agora o LCD nao acende , quando tirei o cabo do carregador percebi que fez o barulho avisando que a bateria esta descarregada , mas nao aparece nada na tela ... tirei algumas fotos e aguardo o retorno !Obriga[ATTACH]36650[/ATTACH][ATTACH]36651[/ATTACH][ATTACH]36652[/ATTACH]do observe que onde esta circulado foi o CI que troquei

Willian, peço que faça o upload dessas fotos da versão 1 do Gt-7200 no Clanload: Clan Load - Sistema de upload de imagens desenvolvido para técnicos , assim poderemos ver melhor o que foi feito na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

No meu caso eu substitui o b4 pelo 1N5819 como nosso amigo acima citou, porém de nada adiantou, alguma dica? troca do AXP209 seria o mais aconselhavel no momento?

Sugiro trocar primeiramente os dois diodos e o capacitor entre eles, pois até os dois podem causar este problema.

Se for problema do AXP209, não ocorreria somente problemas de recarga, mas também de alimentação de outros dispositivos e o tablet nem ligaria nesse caso, guigambim.

Tente trocar como falei e faça um teste ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


Chimera team images


×
×
  • Criar Novo...