Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Alguns dos principais provedores de Internet no sul do Brasil saíram do ar nesta quarta-feira (25) por conta de um rompimento dos cabos de fibra ótica na região. Usuários das operadoras GVT, TIM, Intelig, Vivo e Eletronet ficaram sem acesso à Internet e aos serviços de telefonia. O problema principal aconteceu no local onde são administradas estas conexões, em São Paulo.

Os principais afetados pela queda do sinal são usuários de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No entanto, em São Paulo também há reclamações de intermitência.

Problema está na conexão entre estados

Cabos que fazem a transmissão dos dados da cidade de São Paulo para Curitiba teriam se rompido, e as rotas alternativas, compartilhadas por outras empresas, também apresentaram problemas.

O que acontece é que operadoras de telecomunicações, como Vivo e TIM, utilizam a mesma estrutura e quando o sinal de uma delas cai é bem provável que isso se reflita nas outras. A GVT admitiu, em comunicado enviado à imprensa, que seus usuários estão com dificuldades de acesso e confirmou que o serviço foi afetado porque "três pontos da rede de longa distância que fazem a comunicação de dados para várias operadoras da região foram rompidos".

Nas redes sociais, clientes de todo o Brasil reclamam das redes

Nesta tarde, as palavras "TIM e VIVO" e "GVT" entraram nos Assuntos do Momento do Twitter. As reclamações dos usuários retratam a indisponibilidade dos serviços principalmente no Sul do país, mas também há notícias de instabilidade em outras cidades, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Empresas fazem reparos, mas poucos usuários relatam melhorias

Ainda não há uma previsão exata para os serviços voltarem ao normal. Em comunicado oficial, a TIM declarou que o rompimento afetou os serviços de voz e dados dos clientes da operadora, e que "técnicos já atuam para correção do incidente e restabelecimento dos serviços o mais rápido possível."

A Vivo também se pronunciou sobre o assunto, afirmando que apenas os clientes nas regiões do Paraná e Santa Catarina tiveram dificuldades para acessar o serviço de dados ou voz da operadora. Em comunicado mais recente, a empresa informou que o serviço já foi reestabelecido. "A situação foi normalizada às 15h40 desta tarde, após mobilização de equipes técnicas e de todos os esforços para recuperação dos serviços no menor prazo possível".

A GVT anunciou também que "equipes do fornecedor responsável pela rede trabalham para restabelecer o serviço o mais breve possível".

Curiosamente, na última segunda-feira (23), um rompimento duplo de cabos de fibra óptica entre as cidades de Santa Maria e Benevides, no Pará, também fez com que os usuários da empresa Oi ficassem sem conexão à Internet. O mesmo ocorreu no Maranhão, mas o serviço foi rapidamente normalizado.

Via Tecnoblog.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.