Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Boa parte dos aplicativos disponíveis no Android Market é gratuito, mas isso não significa que eles não tem seu preço. Um estudo da Purdue University em parceria com a Microsoft revelou que até 75% do consumo de bateria dos apps no Android pode ter origem na exibição de anúncios.

O time liderado por Abhinav Pathak criou uma ferramenta chamada EProf para analisar a maneira que a bateria trabalhava e era usava nos apps Android, separando cada thread e gravando seu uso de energia. Para o estudo, foram utilizados cinco aplicativos populares, incluindo Angry Birds, FreeChess, e New York Times app. O celular usado foi um HTC Nexus One, rodando Android 2.3 Gingerbread.

No Angry Birds, Pathak descobriu que apenas 30% da energia era usada pelo game em si e os outros 70% eram consumidos pelo upload de informações do usuário, localização e download e exibição dos anúncios. Pathak notou que, mesmo que essas informações sejam enviadas apenas uma vez, o que diminui essa porcentagem ao longo do jogo, novos anúncios são exibidos sempre que o usuário passa de nível.

No jogo FreeChess, que foi baixado mais de 10 milhões de vezes, o resultado foi bem semelhante: 70% do consumo estava relacionado à exibição de anúncios, durante os primeiros 33 segundos. O app New York Times consumiu 15% do seu total apenas rastreando informações do usuário e o navegador padrão do Android usou 16% para o mesmo fim.

Pathak explicou que o objetivo do estudo não é expor nenhum aplicativo em particular, mas mostrar informações que podem ajudar os desenvolvedores a otimizar os softwares. O estudo sugere que os anúncios para Android não precisam consumir tanta bateria, mas estão apenas mal codificados.

O estudo completo pode ser acessado no link abaixo e possui 14 páginas recheadas de muitas informações. Pathak afirmou que o time planeja liberar o EProf sob licença open-source em breve e que está trabalhando com a Microsoft Research para trazer a ferramenta para o Windows Phone, para ampliar os estudos.

Por enquanto, a dica para quem prefere economizar bateria do Android ao invés de economizar alguns trocados: baixe as versões pagas dos apps, sem anúncios.

*Necessário Tradução.

  • Research.microsoft.com/en-us/people/mzh/eurosys-2012.pdf

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.