Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clan GSM

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Anatel obriga operadoras a fornecerem serviço de teste de velocidade

Featured Replies

Postado

A partir da quinta-feira passada as operadoras de banda larga fixa no Brasil foram obrigadas pela Agência de Telecomunicações (Anatel) a disponibilizar algum serviço ou software capaz de realizar a medição da velocidade de internet. A regra vale para provedores com mais de 50 mil clientes, então enquadradas na nova regra estão Oi, NET, Cabo Telecom, CTBC, GVT e CTBC.

Todas as operadoras optaram por utilizar a plataforma de medição da Ookla, o já conhecido site Speedtest.net. Oi e NET criaram servidores para os próprios clientes, localizados em São Paulo. A GVT já possui servidores nas principais capitais onde atua, embora apenas clientes da operadora conseguem enxergá-los e realizar a medição. CTBC e Cabo Telecom já possuíam servidores no site, enquanto a Telefônica não disponibilizou nenhum – apenas orienta que seus clientes façam a medição através do Speedtest.net.

Posted Image

A escolha do Speedtest.net, no entanto, não foi muito feliz: de acordo com a Anatel, o software precisa medir a latência, o jitter (média da latência), perda de pacotes e, finalmente, a velocidade de conexão. Para se aproximar das exigências da concessionária, é necessário utilizar outro serviço da Ookla, o Pingtest.net. Entretanto, a única das grandes operadoras que disponibilizam um servidor de testes no Pingtest é a CTBC, fora que as outras operadoras não indicam o serviço.

O Conselho Gestor da Internet no Brasil criticou a Anatel na escolha das exigências dos testes. Segundo a entidade, cabe às operadoras criar um sistema de medição que realize os testes entre a conexão do cliente e os PTTs, os pontos de troca de tráfego entre as operadoras. De nada adianta a operadora garantir a velocidade dentro de sua rede, enquanto fora dela a velocidade deixe a desejar.

Para ilustrar a situação, Demi Getschko, diretor do CGI fez uma comparação muito interessante. “É como medir a qualidade de um PABX apenas pelas chamadas entre dois ramais, sem levar em conta a capacidade de fazer ligações externas. E a opção do colegiado da Anatel pela medição nos PTTs parece considerar esse raciocínio”, afirmou Getschko ao Convergência Digital.

É a hora das operadoras abrirem seus olhos. Com a informação mais fácil de que existe alguma ferramenta para medir a velocidade da conexão, os clientes que notarem lentidão na internet vão começar a reclamar. Principalmente porque utilizaram o Speedtest, que permite o escolher qual servidor quer medir.

Lucas Braga

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.