Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (31) o Projeto de Lei 7473/10, do deputado licenciado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que obriga as empresas concessionárias de serviços públicos a devolver ao consumidor os valores referentes ao PIS e à Cofins repassados às suas tarifas.

Pelo projeto, a obrigação se aplica às prestadoras dos serviços de telefonia, fixa ou móvel, de energia elétrica e de água e saneamento. Os valores devolvidos seriam atualizados monetariamente, pela taxa Selic, e ressarcidos em até seis parcelas mensais e consecutivas.

O relator da proposta, deputado Gean Loureiro (PMDB-SC), defendeu a aprovação do texto. Ele ressaltou que hoje as empresas não revelam aos consumidores a cobrança, o que constitui afronta ao dever de informar a composição e o preço de produtos e serviços. O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) prevê essa obrigação, de forma que o cliente possa contestar a tarifa.

Loureiro também destacou que há insegurança jurídica no setor e falta base legal para a cobrança. Ele citou decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, em 2008, considerou abusivo o repasse do PIS e da Cofins para as tarifas.

Em maio deste ano, a proposta havia sido rejeitada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, sob o argumento de que o STJ reviu sua posição em 2010, e permitiu a cobrança.

Tramitação

O projeto seguirá para a análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como houve pareceres divergentes em duas comissões, a proposta perdeu o caráter conclusivo em sua tramitação. Dessa forma, o texto também será examinado pelo Plenário.

Postado

Seria justo, pois as operados não nos revelam muitas coisas em nossas faturas, a não ser cobrando valores abusivos, isso sim aparece bem visível a nossos bolsos. Temos alguns deputados no congresso que lutam pelos direitos do consumidor, mas são uma esmagadora minoria, infelizmente. Acredito que seja arquivado essa lei, mas se o povo brasileiro fosse mais atento e se juntar nessas causas, tudo seria diferente. Avisados já estamos, não é verdade Wellington? Viva devolução de impostos não relatados! Viva!!!

Postado

Eu sou muito pragmático quando decidem fazer algo que beneficie o povo... Acho sinceramente que isto não vai passar de fogo de palha. Se for aprovada tal lei assim, as operadoras e seu batalhão de advogados irão na Justiça barrar tal coisa. Só acredito que funcionará quando vier nas minhas contas essa devolução. ¬¬

Postado

Justamente por isso que eu citei, que está nas nossas mãos, só vai andar se nós pressionarmos, caso contrário colocarão no fundo de uma gaveta e com isso as operados rindo das nossas carras como sempre fazem. Quando citei que existem alguns deputados que lutam e são até bastante insistentes lá no congresso, falo por assistir quando posso a TV Câmera e TV Senado, só assim podemos realmente acompanhar quem realmente nos defende lá, geralmente são do partido PSOL, mas nas eleições os eleitores não priorizem isso, é duro ver tudo isso. Mas vamos adiante, já já haverá novas eleições, sejamos otimistas:samoubit:

Postado

Tomara que esta proposta passe. Mas se passar, e já conhecedor de como é o judiciário brasileiro, lento, burocrático, faminto por propina alta e francamente ineficaz, prevejo-o soltando liminares e mais liminares bloqueando a tal "devolução" :ljut:

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.