Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Já uma realidade há algum tempo nos EUA e Europa, a rede 4G LTE ainda deve demorar a chegar no Brasil. Com as operadoras ainda tentando recuperar os gastos com a implementação das redes 3G, o leilão de faixas para a rede de alta velocidade deve começar com sorte ao final deste ano.

Segundo Paulo Bernardo, Ministro das Comunicações, "a Anatel já está preparando as licitações. Tem uma frequência que pode ser leiloada ainda neste ano e no final de 2012, começo de 2013, já estamos implantando o 4G no Brasil".

Segundo o G1, a implementação, no entanto, será priorizada pelo Governo Federal para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.São elas: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A meta do governo é ter a cobertura dessas 12 cidades completa até 2014.

Posted Image

As operadoras brasileiras provavelmente terão nova concorrência. O ministro Paulo Bernardo disse que a sul-coreana SK Telecom pretende ingressas no mercado brasileiro e disputar o leilão de frequências da rede 4G.

A empresa pediu ao ministro o enquadramento da faixa de 2,1 gigahertz (Ghz) ao leilão de 2,5 Ghz da Anatel. Assim, a companhia poderá ofertar serviços de internet de alta velocidade (LTE) em dispositivos móveis como tablets e smartphones no país, acirrando a disputa das Telecoms.

  • 1 mês depois...
Postado
  • Autor

Brasil deverá ter 4G antes da Copa de 2014

O Brasil poderá contar com a tecnologia 4G em 2013. O assunto foi discutido com representantes da empresa chinesa ZTE, que estiveram hoje com o ministro Paulo Bernardo.

Na ocasião, os chineses manifestaram o interesse em cooperar na implantação tecnologias de banda larga mais avançadas.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, MiniCom e Anatel já estão discutindo a forma de implementar a tecnologia 4G no Brasil a tempo de usá-la durante a Copa do Mundo de 2014.

A ideia é aproveitar a parceria com a ZTE para adiantar esse cronograma e oferecer a tecnologia já na Copa das Confederações, que será realizada no Brasil em junho de 2013. As cidades atendidas, nesse primeiro momento, seriam as cinco capitais que vão servir de sede para as competições.

Paulo Bernardo afirmou que a meta do governo é licitar a freqüência de 2,5 Ghz até o primeiro semestre do ano que vem. Segundo ele, a faixa tem se mostrado a mais adequada para a implantação da tecnologia 4G. A nova tecnologia trará para o consumidor velocidades muito maiores do que as da terceira geração de telefonia móvel (3G), disponível atualmente.

PNBL

Além da preparação do país para a Copa do Mundo, a ZTE colocou-se à disposição do governo brasileiro para colaborar também no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), apoiando a Telebrás na construção de redes de fibra óptica.

Segundo o presidente da ZTE Brasil, Yuan Lie, o interesse é acelerar a implantação das novas tecnologias no país. Uma nova reunião ficou acertada com o presidente da Telebrás, Caio Bonilha. A estatal vai apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos dentro do PNBL e suas principais demandas, para que a empresa possa traçar sua proposta de parceria.

A empresa chinesa também está investindo na produção de equipamentos no país. Em agosto a empresa vai começar a produzir tablets e celulares no Brasil. Segundo o presidente e fundador da ZTE, Hou Weiqui, o primeiro pacote de produção local desses equipamentos deve ser concluído em novembro.

Recentemente, a empresa comprou uma fábrica e um terreno no Brasil para a construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento.

*Com informações do Ministério das Comunicações

Aposto minha vida que o 4G vai funcionar mal e porcamente, assim como o 3G funciona atualmente. Que que adianta colocar 4G, vender 1 trilhao de celulares e ter suporte só pra 100mil? Como disse um colega o 3G em São Paulo é lamentável, no centro e na regiao da paulista é praticamente impossivel usar, de tao lento que é, pq as antenas nao suportam a quantidade de conexoes dos celulares todos. lamentavel, preciso morar no Japão urgentemente.

  • 1 mês depois...
Postado
  • Autor

Copa do Mundo pode acelerar rede 4G no país.

A Copa do Mundo de 2014 deve acelerar a implantação no país da quarta geração da telefonia móvel (4G).

Segundo o diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra de Oliveira, até o início do campeonato, prestadoras de serviços de telecomunicações nas 12 cidades-sede já devem oferecer ao público a nova tecnologia.

Oliveira disse hoje (2) que a implantação da telefonia celular 4G é um dos legados que a Copa deixará para o país. Por isso, o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) trabalham para acelerar as licitações para a oferta dessa tecnologia.

“A Anatel deve licitar o primeiro lote de 4G em abril de 2012”, estimou Coimbra, que participou de um debate sobre telecomunicações promovido pela Câmara Americana do Comércio Brasil-Estados Unidos. "Queremos que, pelo menos, 80% das áreas das regiões metropolitanas de todas as cidades-sede estejam cobertas por redes 4G”.

O nova tecnologia já deve estar disponível na Copa das Confederações, em 2013. O torneio preparatório para o Mundial pode ter até nove cidades-sede e boa parte delas já deve contar a telefonia 4G. “Mas isso não é garantido”, ressalvou Oliveira.

Para ele, a oferta da 4G vai marcar a equiparação do Brasil com países de ponta no que diz respeito à telefonia. Pela primeira vez, disse ele, uma nova tecnologia de telecomunicação será implantada no país ao mesmo tempo que está sendo implantada nos países mais desenvolvidos do mundo

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.