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Tiago Pereira

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Histórico de Reputação

  1. Gostei
    Tiago Pereira deu reputação a Thiago Snow em Dicas anti prejuizo   
    A melhor maneira ao meu ver é ter um programa de controle de OS (ordem de serviço) para isso uso o Shoficina.
    Com o programa instalado, configurado e uma boa conversa entre técnico e cliente evitará algumas dores de cabeça.
    * Quando um aparelho chegar em sua assistência técnica, procure conversar com o cliente, arrancar informações, o máximo possível de como tal problema veio a ocorrer;
    * Não dê orçamentos precipitados. Pegue o aparelho, avalie com calma, explique ao cliente;
    * Ao abrir OS, seja o mais detalhista que puder, se tiver um sequer arranhão relate isso;
    * Em sua OS deixe claro que não se responsabiliza por Chip, Cartão de memória, fotos, videos, etc.. Mas não adianta apenas está especificando na OS. Use a voz, converse, deixe claro;
    * Se vê que seu tempo não compensa o valor do serviço. Devolva o aparelho, deixando claro se tem ou não conserto e o motivo que está devolvendo sem reparo;
    Complementando ao que o Rafael Vasconcelos postou:
    * no começo de fato parece um bicho de 7 cabeças, fica meio perdido mesmo e acabamos cometendo muitos erros e tendo prejuízo.
    * se tem dúvida num determinado serviço, procure ajuda a outros técnicos, pergunte, pesquise, se informe... Estude
    * quer treinar? Use sucatas
    Erros acontecem, é normal. Somos seres humanos imperfeito, mas temos que sempre, sempre nos aperfeiçoar para chegar o mais próximo possível da "perfeição" seja lá qual for a área.
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    Discordo ao que o companheiro Cleyton15 citou "quando entra um aparelho que nao liga, ja digo logo ao cliente. Ele nao liga e para mim este aparelho ta morto". Isso na minha opinião não faria de forma alguma. Por que? Pelo simples fato de não ter feito um orçamento detalhado, ao dizer a frase "o aparelho está morto" estou afirmando que não tem como reparar... Se o cliente for em outra assistência e lá conseguirem efetuar tal reparo, como ficará minha reputação? Meu ego, minha cara?
    OBS: são apenas dicas, estou avaliando de acordo com o comentário feito.
  2. Gostei
    Tiago Pereira deu reputação a Rafael Vasconcelos em Dicas anti prejuizo   
    Olá amigos de profissão, estou nessa vida corrida e as vezes tediosa a 1 ano e pouco, gosto dessa profissão, as vezes nos da margem , mas muitas vezes acabamos no prejuízo. Mas é errando q se aprende, hoje os erros q cometi e q acabei no prejuízo, esse erro meu já não cometo mais. Aqui vai umas dicas anti prejuízo.
    Antes de pegar um ATC pra troca de touch, verifique se é só o touch, me se estiver sem carga , apenas pra certificar q vai da o orçamento correto.
    Jamais troque o slot do sim 1 do moto g sem retirar a câmera traseira. ou terá q pagar a câmera.
    Sempre verifique antes de desmontar , principalmente os pockt da vida se não tem cartão de memória, forçou quebrou, terá q se virar com as fotos de casamento do cliente .
    Qualquer modelo q for trocar o botao power, e a câmera for perto, retire, ou ela vai fica embaçada, trate de compra outra câmera.
    Jamais feche o ATC sem secar o álcool, já foi 2 pockt assim, os dois estava OK, uma simples troca de botao, estava lindo, inventei de deixar limpinho igual original , queimou o pmci. 
    Naquele tablet DL, multilaser........ Na qual for trocar o botao power e o conector da câmera for debaixo, isole o máximo com kepton.
    Não pegue os modelos a290 da LG, é bomba pronta a estourar....aí mais funcionava quando estava comigo, agora quero outro. 
    Fale sempre a vdd se a peça está com problema, ou está sem a peça, vira uma bola de neve.
    Muitos modelos da LG o LCD é de açúcar , mas não é doce não, jamais retire o touch com um estilete.
    A pressa é inimiga da perfeição, jamais diga para o cliente esperar na frente se for um serviço complicado, principalmente se VC tiver q colar com cola ou dupla face. Depois ele volta dizendo q ta descolando, mas a culpa nem vai ser sua, vai ser da pressa.
    Sempre q pega um ATC retire o sim e cartão, e coloque um aviso dizendo q não responsabiliza por sim ou cartão esquecidos dentro do ATC.
    Quando troca um conector de carga e o mic for do lado, isole ele com kepton e não coloque tanta pasta, ela pode entra no Buraquinho do mic e deixa baixo ou parar, e sempre teste após uma troca de conector, trouxe meu celular aqui e VC estragou, a pessoa de lá não me ouve.
    Jamais mas jamais mesmo jogue calor nos CI com resina por baixo deles(principalmente LG), se escutar um estouro , pode já pode ir arrumando outra placa.
    Se saber q não vai ter solução ou equipamentos apropriado nem pegue o ATC, só perda de tempo e de cliente, q vai levar em outra assistência e vai dar certo.
    Seja sempre sincero, vai ganhar mais clientes. 
    Tem muitas dicas ainda mas não lembro de todas, isso vai ajuda pra quem ta começando agora. Se tiver alguma ajude outros membros.
  3. Gostei
    Tiago Pereira deu reputação a rbores em Dicas de como estudar um manual técnico ou esquema elétrico   
    Realmente me ajudou muito, boa postagem, me resolvi com meu nokia rsrsrs obrigado
  4. Gostei
    Tiago Pereira deu reputação a Felipe Pessoa em Dicas de como estudar um manual técnico ou esquema elétrico   
    Ampliando a imagem, fica nítido o circuito.



    Identificando os componentes





    Conclusão:
    Observando o esquema e seguindo o caminho da entrada do cartão de memória,
    temos claramente a seqüência de componentes a serem testados, que são: R3200(C.I de baixo), L3200 e C3200(Indutor e capacitor à esquerda do C.I.) , N3200 (C.I. de cima), e por último os componentes de baixo e da direita.

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    Essas dicas são válidas para diversos outros modelos, e diversos outros defeitos.
    Deixo bem claro, que eu apenas estou repassando as maneiras usadas por mim, e como eu disse no começo, o intuito maior é incentivar os usuários do fórum a buscarem eles mesmos as soluções.
    Espero que ajude, e vamos todos tentar sempre sermos Técnicos de Software e de bancada, porque apenas os mais completos vão continuar.

    Abraços e bom trabalho a todos!
  5. Gostei
    Tiago Pereira deu reputação a Felipe Pessoa em Dicas de como estudar um manual técnico ou esquema elétrico   
    Outro exemplo: Nokia 5200 com problema no cartão de memória

    O manual apresenta um índice onde mostra os circuitos exibidos e as páginas correspondentes.
    No nosso caso, o circuito de memória é apresentado como na página 5.



    Pronto, achamos o circuito.



    Percebemos que existem dois C.I.’s centrais (N3200 e R3200), e componentes periféricos, entre eles capacitores, indutores e resistores.
    Com o diagrama esquemático nos mostrando o nome de cada componente, basta localizá-los na placa.
    Pra isso podemos utilizar mais uma vez a área de busca do PDF ou olhar no quadro abaixo, que fica ao lado do esquema da placa e revela qual coluna e qual linha está o componente.




  6. Gostei
    Tiago Pereira deu reputação a Felipe Pessoa em Dicas de como estudar um manual técnico ou esquema elétrico   
    Dicas de como estudar um Manual Técnico Nokia



    Umas das ferramentas mais importantes para realização de reparos são os Manuais Técnicos. Eles apontam o caminho das pedras, e revelam a chave de cada problema.
    O problema é que muitos “técnicos” não fazem a mínima idéia de como se estudar um manual. Uns por pouco conhecimento em eletrônica, outros por falta de raciocínio, e alguns por preguiça, ao verem inúmeros circuitos.

    Aqui vão algumas dicas de interpretação, com o intuito de incentivar os usuários do fórum a descobrirem eles mesmo as soluções, passando a entender o funcionamento dos aparelhos e adquirindo conhecimento.

    A maioria dos manuais níveis 1 e 2 da Nokia tem as 3 partes mais importantes de uma manual, que são: Foto em alta definição da placa, esquema da placa com nomenclatura dos componentes, e diagrama esquemático. Assim fica explícito a localização dos componentes na placa e o circuito a que pertencem.

    Vamos usar o Manual Técnico Nokia 5200/5300 como exemplo.

    Primeiro caso: Aparelho não reconhecido pela porta USB,e componente defeituoso.

    Suponhamos que o atc está com problemas na Porta USB, e não é o conector. E que ao analisar a placa percebe-se que um componente está defeituoso, no caso esse.


    Agora teremos que identificar qual o nome ou numeração desse componente. Como indica a imagem abaixo



    Já sabemos o nome do componente, no caso Z2001, resta apenas saber a aplicação dele no circuito.

    Para facilitar podemos utilizar o espaço de busca do leitor de PDF, como mostra a figura abaixo, e digitar o que procuramos, nesse caso, Z2001, para localizar o circuito.



    Circuito localizado, basta estudá-lo, para chegarmos à solução do problema.



    Conclusão:
    O componente na verdade é uma bobina que está ligada ao pino 1 do conector USB, ao componente R2007 e ao GND. Já sabemos o tipo de componente, os valores (600 Ohm e 100Mhz) e as conexões. Agora basta substituí-lo para solução definitiva, ou em caso de falta de peça até mesmo fazer um Jumper e testar, já que se trata de um componente que tem como função principal conduzir. Espero ter ajudado bons estudos!

    Por: Felipe Pessoa

  7. Gostei
    Tiago Pereira deu reputação a James Vaz Lemes em gran prime g530bt   
    Amigo esta parecendo q esse defeito e no sensor de presença, da uma ressolda nele pra ver...
  8. Gostei
    Tiago Pereira deu reputação a Andre Bordonalli em gran prime g530bt   
    Como o atc caiu,com certeza tem trinca nessa placa
    Verifique os sensores se esta ok
    Esse defeito é hardware
  9. Gostei
    Tiago Pereira deu reputação a anderson luis em gran prime g530bt   
    tô de volta moçada, realmente valeu pela dica de vcs, consegui uma sucata do g530 e troquei o sensor dele e funfou na hora.
    valeu e muito obrigado á todos, pode encerra o tópico.
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