SERVIDOR DE DOWNLOADS PARA TÉCNICOS!

É técnico? Então você precisa estar atualizado com um serviço de downloads exclusivo e profissional. O Clan SOFT é essencial para técnicos que não tem tempo para ficar procurando firmwares, softwares e procedimentos pela internet, como você.

www.clansoft.net/dl/

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Josenilton Lisboa

O que é computação em Nuvens (Cluod Computing)

1 post neste tópico

O que é computação em Nuvens (Cluod Computing)

Please login or register to see this image.

Você pensa que computação nas nuvens é utilizar um computador dentro de um avião a 2.000 metros altitude? Não! A computação nas nuvens, em inglês chamada de “cloud computing”, é uma tendência na internet do futuro. Mas você sabe o que significa essa expressão?

O pensamento base da computação em nuvens, é que futuramente ninguém mais precisará instalar nenhum programa em seu computador para desempenhar qualquer tipo de tarefa, seja para editar imagens ou vídeos, seja para escrever textos no Word, pois tudo isso será acessível através da internet, onde tanto os programas, como as informações geradasficarão armazenadas nos servidores das empresas que disponibilizam o serviço.

Estes são os chamados serviços online. Você simplesmente cria uma conta no site, utiliza o aplicativo online e pode salvar todo o trabalho que for feito e depois poderá acessar de qualquer lugar. Por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.

"Em um sistema operacional disponível na internet, pode-se, a partir de qualquer computador, em qualquer lugar, ter acesso às Please login or register to see this link. , arquivos e programas em um sistema único, independente de plataforma (o requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na internet )." (Wikipédia)

O São Google é uma empresa que leva tudo isso muito a sério e já disponibiliza vários aplicativos que rodam diretamente em seu navegador - inclusive já tem até um sistema operacional para trabalhar Please login or register to see this link. Google Chrome OS).

Alguns serviços do Google de Cloud Computing:

• Google Maps: é um serviço onde você pode acessar mapas de qualquer lugar do mundo e também pode navegar para qualquer lugar do mundo digitando uma referência. Além disso, permite que você crie trajetos para andar de carro pela sua cidade partindo de um ponto e tendo uma certa localização como destino.

• Google Docs: são ferramentas no estilo do Office, onde você pode acessar um ótimo processador de textos (como o Word), uma ferramenta para planilhas (como o Excel) e até mesmo criar e visualizar apresentações de slides (como o PowerPoint).

• iGoogle: é um site que reúne os principais serviços que o Google já oferece para um acesso fácil e rápido (como se fosse um desktop). Você pode, por exemplo, incorporar o Google Agenda, o GMail, o Google Please login or register to see this link.

Estes são apenas os exemplos do Google, entretanto, há uma variedade realmente enorme de tipos de aplicativos que já estão nas nuvens, incluindo desktops inteiros, que também têm seus aplicativos, como se fosse um sistema operacional inteiro online. Assim, você envia seus arquivos para estes sistemas online e pode acessá-los a partir dele mesmo.

Os sistemas operacionais para internet mais utilizados são:

• YouOS: desenvolvido pela empresa WebShaka, cria um ambiente de trabalho inspirado nos sistemas operacionais Please login or register to see this link. e utiliza a linguagem Javascript para executar as operações. Ele possui um recurso semelhante à hibernação no MS Windows XP, em que o usuário pode salvar a área de trabalho com a configuração corrente, sair do sistema e recuperar a mesma configuração posteriormente. Esse sistema também permite o compartilhamento de arquivos entre os usuários. Além disso, possui uma API para o desenvolvimento de novos aplicativos, sendo que já existe uma lista de mais de 700 programas disponíveis. Fechado pelos desenvolvedores em 30 de julho de 2008;

Please login or register to see this link. : desenvolvido pela empresa Sapotek, tem como pré-requisito a presença do utilitário Flash Player para ser utilizado. O sistema foi desenvolvido para prover todos os serviços necessários aos usuários, tornando a internet o principal ambiente de trabalho. Utiliza a linguagem PHP como base para os aplicativos disponíveis e também possui uma API, chamada Sapodesk, para o desenvolvimento de novos aplicativos. Fechado pelos desenvolvedores;

Please login or register to see this link. : Esta sigla significa “Global Hosted Operating SysTem” (Sistema Operacional Disponível Globalmente), tem como diferencial em relação aos outros a possibilidade de integração com outros serviços como: Google Docs, Meebo, ThinkFree, entre outros, além de oferecer suporte a vários idiomas;

Please login or register to see this link. : Este sistema está sendo desenvolvido por uma comunidade denominada EyeOS Team e possui o código fonte aberto ao público. O objetivo dos desenvolvedores é criar um ambiente com maior compatibilidade com os aplicativos atuais, MS-Office e OpenOffice. Possui um abrangente conjunto de aplicativos, e o seu desenvolvimento é feito principalmente com o uso da linhagem PHP.

O futuro estará nas nuvens?

Fontes:

Please login or register to see this link.

Please login or register to see this link.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0