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Aqui em mais detalhes:

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Como o plástico é mole, você usa uma lixa grossa N°60 para comer o plástico no ângulo que deseja e depois usar uma lixa d’água N°400 para dar o acabamento e deixar lisinho. Além disso é necessário deixar a borda que você cortou e lixou o mais reto possível, isso é feito colocando a lixa em uma superfície lisa e esfregar a peça até comer toda as desformidades que houverem.

Aqui está a placa e o desenho a ser transferido:

Ihjk0.png

A forma ideal de se aplicar a emulsão é aplicar uma camada fina o suficiente para cobrir toda a placa como já disse antes, sem a centrífuga é muito difícil e como mostra a foto seguinte, foi o melhor que consegui.

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É assim que a placa fica quando a emulsão seca, por mais que você tente é muito difícil deixar uma camada fina e uniforme.

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Não tenho mais placa para mostrar como deveria ficar a emulsão quando se usa centrífuga, notem na foto acima que na parte de baixo tem uma parte aonde o verde é bem clarinho, aquela é a quantidade certa que tem que haver na placa o resto com verde escuro é excesso e dá muito trabalho remover depois e causa problemas com o temido véu.

Aqui é a parte da revelação com lâmpada halogena, o tempo de exposição vai variar muito dependendo da quantidade de emulsão e da potência da lâmpada, nos meus testes o tempo variou de 5 minutos a 48 minutos de exposição para identificar que o tempo ideal, para a placa que eu estava fazendo com a quantidade de emulsão que usei, é de 6 minutos. E para chegar nesse número eu tive que fazer muitos testes de revelação.

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Depois de revelado, esse é o ponto que eu costumo deixar quando uso UV e centrífuga.

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Na proporção correta de emulsão o véu praticamente desaparece e depois de seco ao passar o sensibilizante o véu quebra todo deixando apenas o cobre exposto, o que não aconteceu no meu caso por causa do excesso de emulsão. Aqui a foto mostra como fica a placa/emulsão depois de seco.

CL39F.png

Quando a emulsão é fina e na quantidade certa é assim que o resultado final fica depois de seco, sem véu e limpo, por isso que é importante ter uma camada fina de emulsão, quando você passa o sensibilizante o que tiver de resto de emulsão é completamente removido.

Q62hB.png

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Continua

Uma vez que a placa está seca e limpa, agora vem a parte de endurecimento da emulsão, você aplica sensibilizante na placa e expõem na lâmpada halogena deixando a placa bem próxima para aquecer.

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É assim que a placa fica, nessa foto dá para ver bem o cobre exposto e o resto de sensibilizante, não tem muito segredo, se tiver um pouco de véu na placa ele acaba saindo.

GSMDg.png

Quando a placa está pronta para corrosão aquela cor verde clara fica com um verde bem escuro, quando chega a esse ponto, a emulsão passa de um tipo de emborrachado para um plástico bem duro, duro o suficiente para grudar na placa e posteriormente no meu caso algumas partes da emulsão só saem raspando.

Wuti.png

Na corrosão é necessário esquentar o percloreto, para manter a emulsão rígida e o tempo de corrosão cai para cerca de 5 minutos ou menos. Aqui a foto da placa já corroída.

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Mas nem tudo é alegria, reparem na foto abaixo.

DW0Hd.png

As falhas que ocorreram nessa parte são causadas pelo excesso de emulsão na placa, por essa falta de uniformidade e por haver mais emulsão do que necessário em certos pontos da placa, essas falhas são causadas pelo temido véu, que poderia ser corrigido antes da corrosão com um palito de dente ou algo pontudo, no entanto eu deixei assim propositalmente para ilustrar o problema que muitos podem se deparar ao utilizar esse processo e demonstrar como resolvê-los posteriormente.

Para arrumar esses pontos, é mais fácil você utilizar uma micro retífica da marca que você preferir, com um Mandril Dremel 4486 e um Escariador para gravação Dremel 105 para comer o cobre nas partes que não interessam. O bom desse escariador é a precisão para remover o cobre de áreas críticas (trilhas muito próximas) sem danificar o que realmente interessa, é claro que é preciso ter mão firme e não ter pressa, não sei se vai dar para ver o detalhe do escariador na foto.

8TV3.png

hJTE0.png

Espero que isso tenha sido de alguma ajuda para aqueles que ainda tem problemas com esse processo, quando eu for montar uma outra placa que caiba na minha centrífuga eu mostro como o processo é muito mais simples e sem problemas.

Editado por Pablo Morais

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