Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

jlnWa.jpg

Todos os dias passamos por situações irritantes em relação à qualidade dos serviços prestados pelas nossas operadoras móveis. É interessante notar o descaso que eles têm conosco. Quantas vezes suas ligações ficaram muda ou caíram esta semana? A do retador desta matéria, muitas!

A ANATEL segue aplicando multas que jamais serão pagas e as operadoras esboçam pseudo melhorias para a qualidade dos serviços prestados, e assim seguimos "empurrando com a barriga". Mas neste "empurrar com a barriga", somos sempre lesados, pois se ficarmos devendo R$ 0,01 para qualquer prestadora, seremos cobrados até não aguentarmos mais. Por que, então, temos de ficar calados diante do descaso dos "grandes fornecedores" para conosco?

De acordo com dados divulgados pela teleco e pela ANATEL, continuamos na mesma em relação a má qualidade das chamadas. Mas será que alguma consegue segurar suas ligações pelo menos por alguns momentos? Vejamos o que os estudos dizem acerca da cobertura das 5 maiores operadoras do Brasil.

Sabemos que 100% do Brasil é coberto por operadoras de telefonia móvel, obviamente nem todas atuam em determinadas cidades, mas pelo menos uma delas atua, conforme mostra a tabela disponibilizada pela ANATEL ao teleco.

HuYko.jpg

De acordo com a Folha de SP a TIM foi acusada pela ANATEL por derrubar chamadas de propósito dos clientes Infinity. Somente em 1 dia foram mais de 8,1 milhões de chamadas derrubadas! Os dados correspondem ao ano de 2012, mas atualmente não está tão diferente assim.

Em 2014, uma pesquisa encomendada pela My Business mediu a qualidade dos serviços de voz das operadoras do Brasil. O teste foi realizado da seguinte maneira: foram realizadas chamadas de longa duração (de 15 minutos) com pausas de 20 segundos de uma para a outra e chamadas de curta duração (90 segundos) com pausas de 15 segundos de uma para a outra. Os critérios do teste foram: acessibilidade (chamadas completadas), retenção (quando a chamada permanece ativa), MOS (qualidade da voz), CST (tempo que a chamada leva para ser inicializada logo após o botão "ligar" ser pressionado).

Após a conclusão dos testes, o resultado foi o seguinte:

  • Nextel com 94,80% dos scores (1° colocada)
  • Vivo com 92,11% dos scores (2° colocada)
  • TIM com 86,82% dos scores (3° colocada)
  • Oi com 86,78% dos scores (4° colocada)
  • Claro com 84,64% dos scores (5° colocada)

Os testes foram realizados em SP capital e certamente variariam se fossem realizados em outras cidades do Brasil. De acordo com eles, a prestadora com menor qualidade nas chamadas é a Claro, mas isso não quer dizer necessariamente que a sua ligação cairá mais que as outras. Isso dependerá também da quantidade de usuários que está utilizando a rede da prestadora naquele momento - quanto mais pessoas, mais quedas de ligações.

Infelizmente esta realidade nos acompanhará por muito tempo, então o próprio usuário deverá testar as operadoras pela qual está interessado e conferir qual delas apresenta maior estabilidade na rede. Vale lembrar que quando uma chamada for interrompida por problemas vindos da prestadora, ela mesma deverá retornar a chamada gratuitamente.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.