Ir para conteúdo

3G. Porque aguns aparelhos tem suporte e outros não?


Posts Recomendados

Considerando que dois aparelhos usam a mesma versão do Android (2.2, por exemplo,.quais são os fatores que levam a um aparelho a ter suporte a 3G e outro não? a compilação do kernel? E considerando-se a opção de não rotear o aparelho, para não perder a garantia, quais são as alternativas para DAR suporte ao aparelho sem 3G, a opção de habilitar essa opção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Software somente (principalmente compilação do kernel Linux do Android, que só tem a ver com isto no caso do módulo do modem 3G) não garante acesso 3G.

O Acesso EDGE, 3G, HSDPA, UMT, e outros, depende de hardware, ou o chipset modem, também chamado de "baseband", ou para ser mais exato, o modem 3G interno que o aparelho possui. Se não vem embutido, software não vai fazer o papel de um hardware, em tablets por exemplo, pode ser instalado externo, desde que haja drivers para o modem 3G no Android, compilado e prontos para funcionar.

Entenda os termos:

- rotear: instalar programas para que o aparelho se torne um roteador Wi-Fi e compartilhe as conexões 3G;

- "rootear": processo de habilitação do acesso em modo root dos sistemas unix-like, como Linux, Android, MacOS X, iOS, BSDs, etc.

Mesmo habilitando o root, sem hardware para acesso 3G, sem possibilidade, a não ser obviamente que o aparelho tenha o modem, mas o mesmo está defeituoso, em casos raros. Aí, como seu perfil não indica ser técnico, recomendamos que leve á um para que seja resolvido o problema.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pelas respostas. Embora não seja técnico em Android e/ou tablets, transito sem problemas - por associação - em muitas coisas pela plataforma. Acho que vc não entendeu a pergunta (ou eu não soube formular da maneira correta). O cenário é o seguinte. - Possuo um tablet DL T704 com firm original (e não roteado) com Android 2.2. Entre os modens 3G suportados está o Hawei e220. Testei e funciona 100%; - Minha filha tem um Netboot Airis Kira 10021, com Android 2.3.3. Entre os modens suportados está o e220. Não funciona nem com reza brava. Testei 3 da relação dos compatíveis nesse e nenhum funciona. Um técnico disse que poderia funcionar com outro firmware, porisso que falei do root (e não rot) acima, que me permitiria configurar via terminal algumas funções avançadas. Daí não entendi quando vc fala em hardware. Se do modem, tenho um que é compatível com Android 2.2. Se do tablet (embora no Net o Android seja superior), a que vc se refere a hardware no Netbook?? Sei como habilitar suporte a vários modens no Linux, mas no Android (cuja fonte é Linux) ainda não sei como fazer. Essa foi a razão da minha pergunta. Pode usar linguagem técnica porque gravação de bios e firmware tem sido meu dia-a-dia (com gravador de bios, TTL e box). Só queria saber se é necessário pegar um firm compatível com 3G no kernel, ou dá pra habilitar isso mexendo nas opções avançadas via terminal ou TTL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, acamposxp, você que não explicou que se tratavam de tablets, e ainda escreveu "rotear", a coisa é muito mais profunda que somente versionamento do Android, compilação de kernel, etc.

Em plataformas ARM não existe BIOS, nem EFI, nem UEFI, os ARM tem um boot dependente do código implementado pelo SoC, que age de formas diferentes, pode iniciar por um circuito chamado SPI Flash (que pode ser externo ou embutido no SoC), ou por uma partição na NAND Flash, isso fica á escolha do fabricante.

O suporte á certo hardware 3G depende não só da versão do Android, veja esta tabela:

Lista de suporte á modems 3G nos tablets Android

Os dois modelos que citou (DL T704 e Notebook Kyra) utilizam o SoC WM8650 (T704) e InfoTMIC (Kyra), que possuem versões alternativas de firmware, Uberoid para WM8650, que inclui vários módulos de kernel disponíveis para modems 3G, mas isso é uma coisa ilegal, do ponto de vista do licenciamento. O InfoTMIC é outra história, há outros firmwares de outros fabricantes que talvez possam funcionar.

O Android é e não é um "software livre, de código aberto". O sistema em si, principalmente o kernel Linux utilizado é livre, mas muitas partes do sistema não são. Nisso incluem-se os drivers, os módulos de kernel que cada modem 3G precisa, e aí entra o licenciamento dos drivers para fabricantes, acordos entre os fabricantes dos modems, o que ocorre no final é: utilizam o mesmo kernel, são o mesmo tipo de firmware (em teoria), mas não tem licença para dar suporte á outros modems.

Cada fabricante de placa, cada OEM decide o que ele vai dar suporte, por isso ás vezes pegamos aparelhos com Android 2.2 ou 2.3 em que modems ZTE ou Huawei funcionam, e em outros não. Tudos são negócios, it's just business, os fabricantes decidem o que fazer.

Há como transferir um arquivo de módulo do kernel (driver) para outro aparelho, para se ter o mesmo suporte? Sim, há, mas alguns detalhes tem que ser observados:

- Compilação e versão do kernel Linux;

- Habilitação de carregamento do módulo pelo build.prop e init.rc do Android, o que envolve aí saber qual módulo, acesso root, etc.

No fim das contas, o trabalho em habilitar algo, em relação ao preço de um dispositivo, não compensa, portanto, procura-se a saída mais simples, que seria trocar o modem para um que tenha suporte em dois ou mais aparelhos e versões do Android.

O que você poderia tentar aí são firmwares alternativos, como disse antes, que podem causar mais dores de cabeças ainda, SoCs InfoTMIC são os mais enjoados, só para você ter uma ideia, se pegar um firmware para tablet e tentar colocar num notebook, começará o primeiro problema, de calibração do touch, se o netbook não tiver, aí terá que editar vários arquivos de sistema para desabilitar somente o touch...

Para falar a realidade, em questão de modificações no código e na estrutura do Android, os tablets e netbooks Wondermedia, WM8650 e WM8850, para ser mais exato, são mais simples, tem firmwares alternativos (Uberoid) que proporcionam melhores chances de sucesso numa modificação, ou habilitar suporte há algo que o Android não suporta nas versões.

Como isso é um assunto extenso, movi para uma área mais correta (Tablets), portanto, se tiver alguma outra dúvida ou não entendeu algo, pode responder á vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...