Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clan GSM

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Featured Replies

Postado

Com informações de João Lins

http-~~-//www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Eiw_v8UGn1E

A Senadora Ana Amélia do PP/RS levou para o senado o que, há anos, já se discutia. Por que o carro no Brasil é tão ruim e tão caro? A proposta da Senadora é boa. Mas vai adiante? Gente muito mais poderosa tentou fazer o mesmo e se lascou. O problema é muito maior do que a gente imagina e não será numa audiência pública que saberemos a verdade existente por trás do alto preço dos carros.

A Senadora tocou, também, em um ponto importante: produção de elétricos e híbridos. Há tempos eu venho defendendo a ideia de que o governo deveria incentivar a produção de carros elétricos. Carro Flex é um atraso. Enquanto nossas “carroças” 1.0 fazem cerca de 15 km por litro, nos países ricos há carros 2.0 que fazem 20. No início dos anos 90, parecia que o país tomaria o caminho do desenvolvimento da tecnologia no setor. O Gurgel BR-800 fazia cerca de 19 km/litro na estrada. Hoje, nenhum carro popular chega perto desse número. Aliás, a Gurgel foi a primeira montadora a desenvolver um carro elétrico 100% nacional. Isso há mais de 20 anos (!).

Incentivar o etanol e o carro Flex não é a solução. Isso é andar para trás.

Isso nos leva a outra questão. Por que o país parou e ficou tanto tempo dependente das multinacionais? Por que os governos anteriores permitiram que se chegasse nesse ponto? Uma coisa é certa, no Brasil, um jeito fácil de ganhar eleição é mexendo no bolso do eleitor. Fazer discurso prometendo melhorar Educação, Saúde, Segurança é historinha para criança dormir. O povo brasileiro está acostumado a estudar em um ambiente péssimo, a ser maltratado pelo SUS e a ser refém de bandido. Neste país, o que garante vitória em uma eleição é IPI reduzido, crédito fácil e a perder de vista, redução no valor das prestações da casa própria, etc. Portanto, de fato, quem pode mudar a indústria automobilista brasileira é o próprio povo. Quando se sentir ferido e começar a reivindicar carros melhores e mais baratos, nem as quatro, nem as oito, nem as vinte ou sessenta grandes vão segurar a onda.

Se o povo não mostrar descontentamento com a situação atual, pode-se repetir a história contada na internet e em livros, sobre o que aconteceu lá no início dos anos 90, quando o Sr. João Gurgel foi até o então Presidente Itamar Franco pedir incentivo para a produção de um carro popular.

Essa iniciativa da Senadora Ana Amélia é digna de aplausos. Agora, se vai ou não ser explicado o verdadeiro motivo do alto preço dos carros no Brasil, ninguém sabe. Mas, pelo menos está dado o primeiro passo. Um primeiro grande passo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.