Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clan GSM

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Featured Replies

Postado

Olá pessoal. Meu nome é Edson. Sou tecnico em eletronica e trabalho com automação. Como hobby gosto de radioamadorismo, Linux e sistemas operacionais. Eu entrei neste forum por necessidade mesmo. Tenho um celular E71 generico e estou tentando recupera-lo. Ele estava funcionando muito bem até que um belo dia travou. Descobri que ele estava travado porque um amigo me encontrou na rua e avisou havia tentado me ligar e não conseguia. Examinei o celular, nem desligava mais. Retirei a bateria e a recoloque. Ao acionar o botão L/D apareceu a mensagem "Welcome" por cerca de 3 segundos e o bicho se desligou outra vêz não voltando a ligar novamente. Somente retirando a bateria e recolocando pra ele dar um "Welcome" outra vêz e logo desligar. Após muita leitura sobre este problema, descobri que este modelo não possui os quatro pontos de solda para conectar o cabo conversor serial. post-264978-139967864701_thumb.jpg Na serigrafia dele esta escrito E702_V1.2(1.0mm). Por hora, ainda não descobri como recuperar a flash do celular, mas assim que descubra vou postar aqui. É necessario conecta-lo via porta usb mas não encontrei muita coisa sobre isso. Por enquanto é isso. Assim que descubra mais eu post aqui. Edson - PP5JEB

post-264978-139967864838_thumb.jpg

Postado

Você tem de ter um equipamento profissional para este fim, para formatar, recuperar ou regravar o firmware do aparelho. Por USB comum ou serial nada pode ser feito. Cada aparelho/plataforma adota seu próprio protocolo de comunicação proprietário, que as "box" tem por padrão para se comunicar com os mesmos. No mais, boa sorte.

Postado
  • Autor

Bom dia Molina. Ainda não estudei os detalhes tecnicos, mas a box deve ser ligada via conector usb do aparelho. A pinagem para este fim é que determina a função que será utilizada. Para entrar em modo "Boot" e recolocar o flash basta energizar via box e executar o aplicativo adequado. O problema está justamente nesta pinagem. Os conectores que encontrei não possuem todos os pinos, são cabos usb comuns. Quanto a flash, tenho uma sucata que não aciona o display (quebrado). É o mesmo modelo. Pelo visto vai demorar um pouco pra restaurar este. Mas não sendo de cliente podemos estuda-lo sem pressa.

Postado

Bom dia Molina.

Ainda não estudei os detalhes tecnicos, mas a box deve ser ligada via conector usb do aparelho.

Nem sempre. Há também a conexão serial interna (TX, RX, GND, PWR_BTT) nos aparelhos. Isso quando não há também conexão via JTAG.

A pinagem para este fim é que determina a função que será utilizada.

Depende do aparelho, se o SoC do mesmo suporta conversão USB>Serial. Daí, o grande problema vem como falei: protocolos proprietários de comunicação, fora paridade, bits de start/stop, tudo para dificultar ao máximo a conexão sem uma box apropriada.

Para entrar em modo "Boot" e recolocar o flash basta energizar via box e executar o aplicativo adequado.

O problema está justamente nesta pinagem. Os conectores que encontrei não possuem todos os pinos, são cabos usb comuns.

Aí entra o problema que disse antes: se o fabricante inclui em hardware ou software a mudança de estado USB para Serial para esse tipo de comunicação no preboot/boot do aparelho. Daí onde vem a maioria dos problemas quando se encontra uma coisa, e se ajusta, o que matam são os protocolos de comunicação, infelizmente.

Quanto a flash, tenho uma sucata que não aciona o display (quebrado). É o mesmo modelo.

Pelo visto vai demorar um pouco pra restaurar este. Mas não sendo de cliente podemos estuda-lo sem pressa.

Com certeza. Mas já fiz esses mesmos testes anos atrás, achando que também poderia solucionar isto, mas a realidade é: melhor comprar a box correta para o aparelho do que arriscar danificar tentando achar pelo em ovo.

Espero que tenha sorte.

Postado

Bom dia Molina.

Ainda não estudei os detalhes tecnicos, mas a box deve ser ligada via conector usb do aparelho.

A pinagem para este fim é que determina a função que será utilizada.

Para entrar em modo "Boot" e recolocar o flash basta energizar via box e executar o aplicativo adequado.

O problema está justamente nesta pinagem. Os conectores que encontrei não possuem todos os pinos, são cabos usb comuns.

Quanto a flash, tenho uma sucata que não aciona o display (quebrado). É o mesmo modelo.

Pelo visto vai demorar um pouco pra restaurar este. Mas não sendo de cliente podemos estuda-lo sem pressa.

Vc pode usar programa chamado mtk flash tool para restaurar , formatar ou modificar a firmware do MTK com cabo usb...

Procure no google por MTK FLASH TOOL

att:

NNCOUTO

Postado

Vc pode usar programa chamado mtk flash tool para restaurar , formatar ou modificar a firmware do MTK com cabo usb...

Procure no google por MTK FLASH TOOL

att:

NNCOUTO

Se não estiver enganado, esse MTK Flash Tool não suporta MT6225/6223/6253 e nem Spread, que é as que vi em aparelhos parecidos com esse, NNCOUTO.

Postado

Se não estiver enganado, esse MTK Flash Tool não suporta MT6225/6223/6253 e nem Spread, que é as que vi em aparelhos parecidos com esse, NNCOUTO.

MTK flash tool suporta CPU ate o MTK6235 com firmware em formato NAND..

SPREAD existem tambem procedimentos free.

Mas ai são outros 500....

Postado
  • Autor

Bom dia Molina. Eu entendo. Este modelo possui os sinais TX, RX, GND, PWR_BTT no conector USB. Este é o problema, encontrar a pinagem. Vou estuda-lo mais durante o feriado. Quanto a BOX correta, verdade, seria melhor complar uma adequada, mas como radioamador experimentador que sou, não posso ir direto pela maneira mais fácil. A algum tempo, montei uma interface serial para controle do meu rádio. Eu mudo de frequencia e de modo via PC. Agora estou trabalhando em uma inteface USB pra liga-lo no NB. Com o celular será a mesma coisa. Com as respostas á este tópico, acabarei reunindo informações suficientes pra restaurar o aparelho. Pretendo postar aqui todo o processo e as fontes. Acredite, os teus comentarios são muito importantes. valeu.

• 5 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.