Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Olá pessoal. Meu nome é Edson. Sou tecnico em eletronica e trabalho com automação. Como hobby gosto de radioamadorismo, Linux e sistemas operacionais. Eu entrei neste forum por necessidade mesmo. Tenho um celular E71 generico e estou tentando recupera-lo. Ele estava funcionando muito bem até que um belo dia travou. Descobri que ele estava travado porque um amigo me encontrou na rua e avisou havia tentado me ligar e não conseguia. Examinei o celular, nem desligava mais. Retirei a bateria e a recoloque. Ao acionar o botão L/D apareceu a mensagem "Welcome" por cerca de 3 segundos e o bicho se desligou outra vêz não voltando a ligar novamente. Somente retirando a bateria e recolocando pra ele dar um "Welcome" outra vêz e logo desligar. Após muita leitura sobre este problema, descobri que este modelo não possui os quatro pontos de solda para conectar o cabo conversor serial. post-264978-139967864701_thumb.jpg Na serigrafia dele esta escrito E702_V1.2(1.0mm). Por hora, ainda não descobri como recuperar a flash do celular, mas assim que descubra vou postar aqui. É necessario conecta-lo via porta usb mas não encontrei muita coisa sobre isso. Por enquanto é isso. Assim que descubra mais eu post aqui. Edson - PP5JEB

post-264978-139967864838_thumb.jpg

Postado

Você tem de ter um equipamento profissional para este fim, para formatar, recuperar ou regravar o firmware do aparelho. Por USB comum ou serial nada pode ser feito. Cada aparelho/plataforma adota seu próprio protocolo de comunicação proprietário, que as "box" tem por padrão para se comunicar com os mesmos. No mais, boa sorte.

Postado
  • Autor

Bom dia Molina. Ainda não estudei os detalhes tecnicos, mas a box deve ser ligada via conector usb do aparelho. A pinagem para este fim é que determina a função que será utilizada. Para entrar em modo "Boot" e recolocar o flash basta energizar via box e executar o aplicativo adequado. O problema está justamente nesta pinagem. Os conectores que encontrei não possuem todos os pinos, são cabos usb comuns. Quanto a flash, tenho uma sucata que não aciona o display (quebrado). É o mesmo modelo. Pelo visto vai demorar um pouco pra restaurar este. Mas não sendo de cliente podemos estuda-lo sem pressa.

Postado

Bom dia Molina.

Ainda não estudei os detalhes tecnicos, mas a box deve ser ligada via conector usb do aparelho.

Nem sempre. Há também a conexão serial interna (TX, RX, GND, PWR_BTT) nos aparelhos. Isso quando não há também conexão via JTAG.

A pinagem para este fim é que determina a função que será utilizada.

Depende do aparelho, se o SoC do mesmo suporta conversão USB>Serial. Daí, o grande problema vem como falei: protocolos proprietários de comunicação, fora paridade, bits de start/stop, tudo para dificultar ao máximo a conexão sem uma box apropriada.

Para entrar em modo "Boot" e recolocar o flash basta energizar via box e executar o aplicativo adequado.

O problema está justamente nesta pinagem. Os conectores que encontrei não possuem todos os pinos, são cabos usb comuns.

Aí entra o problema que disse antes: se o fabricante inclui em hardware ou software a mudança de estado USB para Serial para esse tipo de comunicação no preboot/boot do aparelho. Daí onde vem a maioria dos problemas quando se encontra uma coisa, e se ajusta, o que matam são os protocolos de comunicação, infelizmente.

Quanto a flash, tenho uma sucata que não aciona o display (quebrado). É o mesmo modelo.

Pelo visto vai demorar um pouco pra restaurar este. Mas não sendo de cliente podemos estuda-lo sem pressa.

Com certeza. Mas já fiz esses mesmos testes anos atrás, achando que também poderia solucionar isto, mas a realidade é: melhor comprar a box correta para o aparelho do que arriscar danificar tentando achar pelo em ovo.

Espero que tenha sorte.

Postado

Bom dia Molina.

Ainda não estudei os detalhes tecnicos, mas a box deve ser ligada via conector usb do aparelho.

A pinagem para este fim é que determina a função que será utilizada.

Para entrar em modo "Boot" e recolocar o flash basta energizar via box e executar o aplicativo adequado.

O problema está justamente nesta pinagem. Os conectores que encontrei não possuem todos os pinos, são cabos usb comuns.

Quanto a flash, tenho uma sucata que não aciona o display (quebrado). É o mesmo modelo.

Pelo visto vai demorar um pouco pra restaurar este. Mas não sendo de cliente podemos estuda-lo sem pressa.

Vc pode usar programa chamado mtk flash tool para restaurar , formatar ou modificar a firmware do MTK com cabo usb...

Procure no google por MTK FLASH TOOL

att:

NNCOUTO

Postado

Vc pode usar programa chamado mtk flash tool para restaurar , formatar ou modificar a firmware do MTK com cabo usb...

Procure no google por MTK FLASH TOOL

att:

NNCOUTO

Se não estiver enganado, esse MTK Flash Tool não suporta MT6225/6223/6253 e nem Spread, que é as que vi em aparelhos parecidos com esse, NNCOUTO.

Postado

Se não estiver enganado, esse MTK Flash Tool não suporta MT6225/6223/6253 e nem Spread, que é as que vi em aparelhos parecidos com esse, NNCOUTO.

MTK flash tool suporta CPU ate o MTK6235 com firmware em formato NAND..

SPREAD existem tambem procedimentos free.

Mas ai são outros 500....

Postado
  • Autor

Bom dia Molina. Eu entendo. Este modelo possui os sinais TX, RX, GND, PWR_BTT no conector USB. Este é o problema, encontrar a pinagem. Vou estuda-lo mais durante o feriado. Quanto a BOX correta, verdade, seria melhor complar uma adequada, mas como radioamador experimentador que sou, não posso ir direto pela maneira mais fácil. A algum tempo, montei uma interface serial para controle do meu rádio. Eu mudo de frequencia e de modo via PC. Agora estou trabalhando em uma inteface USB pra liga-lo no NB. Com o celular será a mesma coisa. Com as respostas á este tópico, acabarei reunindo informações suficientes pra restaurar o aparelho. Pretendo postar aqui todo o processo e as fontes. Acredite, os teus comentarios são muito importantes. valeu.

• 5 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.