Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clan GSM

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Ministério da Justiça notifica Vivo por app que monitora usuários

Featured Replies

Postado

Por Felipe Zmoginski, de INFO Online

Posted Image

Um aplicativo para smartphones que funcionam com chip da operadora Vivo tornou-se alvo do Ministério da Justiça, que teme que a telecom use o app para espionar seus clientes.

Nesta quinta-feira (18), o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, enviou uma notificação à Vivo/Telefônica pedindo esclarecimentos sobre o funcionamento do app, ainda em desenvolvimento e que deve estrear no mercado apenas em novembro.

De acordo com o Ministério, o app Smart Steps (Passos inteligentes) coleta e envia para servidores da Vivo informações sobre hábitos dos usuários, como os shoppings que eles frequentam, períodos do dia em que estão em deslocamento pela cidade e a faixa etária do usuário.

O objetivo seria traçar perfis de comportamento e consumo dos clientes da telecom baseados em dados como geolocalização e usá-los para fins comerciais. As informações permitiriam, por exemplo, que um varejista criasse promoções para públicos específicos, como aposentados ou adolescentes, em datas e horários em que sabe que este consumidor está nas imediações de sua loja.

O aplicativo estreará no Brasil antes da Telefônica distribuí-lo nos outros mercados em que atua, como Espanha, Argentina e Reino Unido. A experiência brasileira serviria de laboratório para novas aplicações do app, que relaciona informações demográficas e de geolocalização.

Em nota, a Vivo explica que o uso deste app será voluntário e os consumidores deverão autorizar expressamente a coleta e uso de dados de seu smartphone. Além disso, explica a Vivo, as informações serão processadas em grandes volumes (de forma “consolidada”), ou seja, as pessoas não serão identificadas uma por uma e a empresa não saberá, por exemplo, onde cada cliente está, mas sim onde grupos de clientes anônimos estão.

Na mesma nota, a empresa diz que fornecerá todas as explicações que o Ministério da Justiça solicitar e reforça que o app ainda não está disponível, ou seja, não há clientes neste momento monitorados pelo aplicativo Smart Steps. A Vivo tem dez dias para esclarecer as dúvidas apontadas pelo Ministério na notificação emitida hoje. Veja abaixo a íntegra da nota divulgada pela assessoria de imprensa da Vivo.

“A Telefonica | Vivo informa que irá fornecer todas as informações no prazo solicitado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor. A empresa esclarece também que o produto em questão encontra-se ainda em desenvolvimento. Vale ressaltar que o serviço irá utilizar apenas informações prévia e expressamente autorizadas pelos clientes. Estas autorizações começarão a ser colhidas até o final do ano. Além disso, é importante enfatizar que os dados serão trabalhados de forma consolidada, não havendo qualquer individualização das informações ou possibilidade de rastreamento dos usuários.

O produto pretende apresentar estimativas de fluxos populacionais inferidas por meio das informações consolidadas”.

  • 4 semanas depois...
Postado

E eu que pensava que a TIM fosse a operadora mais sacana, mas a Vivo se superou em desonestidade hein...bah... Enviado do meu Galaxy S2 via Tapatalk 2 ;-)

  • 7 meses depois...
Postado

cara eu acho qe isto nao pode ser verdade a vivo e a melhor operadora

Só lembrando Senhor "elton sejka 123", esta nota foi publicada em 19-10-2012, ou seja ano passado.

Agora, a quem ainda se encontra com desconfianças, indico contatarem diretamente suas operadoras.

Não tendo claras respostas ou ainda necessitando ajudas, posteriormente contatar a ANATEL.

Enfim, por hora tópico possa ser fechado, novidades ao tema, a administração poderá reabrir ou não.

Por tudo dito tópico trancado!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.