Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Técnicos de telefonia celular querem inscrição no Crea – Confea

jbcelular -

jbcelular : tec Junior Teixeira de brito

A reivindicação parece simples,mas tem dado muita dor de cabeça aos profissionais que têm formação como técnico em telefonia celular. O curso existe e o mercado é excelente,já que no Brasil estamos cheganado perto de 200 milhões de aparelhos celulares.

O problema destes profissionais é que eles não conseguem se inscrever no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Crea. Ao contrário de outros ramos profissionais, tais como eletrônica e agricultura, eletrotécnica, eletromecânica, eletrônica ou telecomunicação, que são regularmente associados ao sistema Crea-Confea, os profissionais da telefonia celular encontram a porta dos Conselhos fechadas.

Esta situação os impedem, por exemplo, de se inscreverem no Sebrae como micro empresários e, consequentemente, se beneficiarem do sistema Simples. Ou seja, a porta para que eles saiam da informalidade, se estabeleçam econômicamente e cresçam.

Esta queixa me chegou hoje por meio de dois técnicos, Wander e Pablo, que trabalham em Taguatinga-DF, enquanto eu me apresentava como candidato, pelo Psol, a uma das duas vagas que Brasília tem direito no Senado Federal.

A situação me parece ser questão de norma federal, eventualmente de uma mudança na legislação em vigor.O que me parece estranho é que cursos de técnicos de telefonia celular sejam autorizados a funcionar e que os alunos que neles se formam não possam se associar à entidade de classe.

Postado

Não vejo nenhuma diferença entre fazer um curso de telecomunicações e retirar o CREA e depois, atualizar-se com cursos em outros segmentos.

E não vejo diferença nenhuma entre técnico de telecomunicações e os chamados "técnicos em telefonia celular". Isso é dividir uma classe única, desunir todos que trabalham com telecomunicações.

Eu não vejo técnicos que trabalham em estações de TV, rádio, transmissão via satélite, transmissão via fibra óptica e outros dividindo suas classes, todos são técnicos em telecomunicações, para quê querer se tornar uma "classe especial"?

Sinto muito, mas acho isso uma bobagem e desperdício de tempo. Ao invés de procurarem se unir, ficam querendo separar a profissão e os profissionais.

P.S.: só para lembrar que muitos ainda acham que curso de Telecomunicações é para telefone fixo. Isso é uma lenda e das mais enganadoras.

O curso de telecomunicações abrange desde eletrônica digital e analógica, passando por eletricidade, CAD, desenvolvimento de projetos, português (acredite: um técnico TEM que saber escrever), transmissão (cabo, rádio e outros meios), redes e informática. É muito, mas muito melhor passar 1 ano e meio fazendo este curso e tirar o CREA, e depois partir para um segmento específico que queira trabalhar, pois nesse curso vocês terão a base para toda e qualquer coisa que queiram fazer dentro de telecomunicações.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.