Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clan GSM

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Featured Replies

Postado

O FBI e o Google vem avisando os internautas a alguns meses atrás sobre um vírus que “desconectaria” os usuários da internet à partir de 09 de julho deste ano. O vírus, conhecido como DNS Changer, é capaz de trocar o DNS das máquinas, direcionando-as para servidores DNS zumbis, ou seja, que não resolvem os IPs dos sites em nomes.

O funcionamento prático do vírus é simples (apesar de extremamente prejudicial): quando você digita na barra de endereços do seu navegar um domínio de um site, como o Blog Seja Livre - Linux, Android, Software Livre e Tecnologia por exemplo, a sua máquina busca em um servidor de nomes (DNS) qual IP se refere a este domínio. Uma máquina infectada com o DNS Changer iria buscar em um servidor DNS que não é capaz de resolver nomes, deixando o usuário “sem conexão com a internet”. É claro que se você digitar o IP do site que quer buscar na sua barra de endereços, o navegador será capaz de abri-lo, mas imagine “gravar” o IP dos sites que você usa? E o pior: hoje muitos sites, e principalmente as redes sociais, usam redirecionamentos de nomes e IP para abrirem suas páginas, ou seja, é totalmente impraticável isso.

Nós já havíamos comentado aqui no Seja Livre sobre o DNS Changer, porém na época o FBI ainda não tinha os dados suficientes para notificar quais os Sistemas Operacionais poderiam ser infectados com esta ameaça.

Se você é usuário Linux, MAC OS, iOS e /ou Android, pode ficar tranquilo. O DNS Changer, segundo o FBI, só afeta máquinas Windows. E para saber se eu fui infectado? O DCWG, DNS Changer Work Group, criou ferramentas para lhe ajudar a entender o DNS Changer e verificar se a sua máquina foi infectada. Este site http://www.dns-ok.us/ faz uma verificação da sua máquina e lhe mostra se está tudo ok ou se você foi infectado.

Segundo os especialistas, ocorre um tempo de “incubação” até que o vírus comece a funcionar plenamente, por isso é extremamente imprescindível a consulta ao site de verificação.

Fonte:

Trojan deixará milhares sem internet dia 09/07. E quem usa Linux? | Blog Seja Livre

Postado
  • Autor

Na verdade, Chip, se estivesse infectado, ou apareceria outra página (o que comprovaria o redirecionamento de DNS) ou vermelho mesmo. Até mesmo não se sabe, pelo que andei vendo pelos fóruns Linux, qual será a extensão desse trojan, pois ele pode redirecionar certos endereços e deixar outros normais, aparecendo "verde" neste site e redirecionando outro. Manualmente, no Windows o que se pode fazer é conferir o arquivo \Windows\System32\Driver\etc\hosts para ver se o trojan não aletrou o redirecionamento, atualizar o antivírus e ativar a função "Impedir alteração de arquivos de sistema" (pelo menos, o Avira Free que uso no Windows tem essa função). Eles dizem que no Linux, Android e MacOS X é impossível acontecer, mas duvido. Se o Android, por exemplo, estiver em modo root, uma alteração no resolv.conf é permitida, deixando o sistema vulnerável. No Linux, a mesma coisa, e no MacOS X, que dá permissão root o tempo inteiro, é simples também. A melhor dica sempre é: desconfie do que está baixando, SEMPRE!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.