Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Tutorial Motorola EX series via SmartMoto (Smart-Clip) via Porta COM MasterBOX

Trabalhando com modelos Motorola (EX series) EX112, EX115, EX122, EX126, EX128 (MTK).

Mesmo sem possuir CABO original EX Series (Smart-Clip). Exemplo usado Motorola EX115:

Posted Image

Vantagens deste tutorial:

* Sem necessidade da bateria, dispensando o tempo de recarga de toda a bateria.

* Nada de soldar RX, TX e GND na placa, portanto nada de mudanças físicas.

* Faz Motorola EX Series e outros, mesmo não possuído o tal cabo original desta série.

* Velocidade da Porta “921600”, ou seja, até 900 Kbps.

* Pode ser estendido e adaptado como interface a MasterBOX, SpiderMan e outras compatíveis.

Equipamentos:

* Dongle S-Cout ou S-card (software SmartMoto atualizado).

* Interface COM

* CABO 5B ou CABO 5A + Adaptador V8 (5A e 5B são os mesmos que acompanham a MasterBOX e similares)

* Para FLEX via USB CABO USB V8 entre outros compatíveis

Primeiro passo preparar emulação da porta COM (MasterBOX):

1º Conecte normalmente sua “Master BOX / Dongle”, abra o software “MasterBox_MTK” e clique em “pinfinder”.

2º CABO na Master BOX e ao celular, prenda as garras “Positivo/Negativo” da Master BOX ao conector de bateria do Aparelho.

3º Mantenha pressionado a tecla “POWER” do celular e clique em “Scan COM” até encontrar as pinagens “Rx, Tx e GND”.

Busca via Pinfinder (Novo):[OCULTAR]Posted Image[/OCULTAR]

Busca via Pinfinder:[OCULTAR]Posted Image[/OCULTAR]

Feito isso, podes-se utilizar Porta COM Emulada Master BOX em favor do SmartMoto (Smart-Clip):

1 - Conecte normalmente sua Dongle SCard / SCout”, abra seu software “SmartMoto” e selecione Computer COM ports.

2 - Vá à guia “MTK models” e clique em ‘Refresh port list’ para atualizar as portas COM disponíveis.

3 - Em ‘COM port’ selecione a porta COM pela qual sua “Master BOX” está configurada (deixe velocidade “921600”). Não tendo certeza qual porta, vá no, Gerenciador de dispositivos do Windows e certifique-se. Veja exemplo:[OCULTAR]Posted Image[/OCULTAR]

A seguir deixarei vários processos que podem ajudar:

Backup Flash Full:[OCULTAR]Posted Image[/OCULTAR]

Backup Flash (sem FFS):[OCULTAR]Posted Image[/OCULTAR]

FLEX:[OCULTAR]Posted Image[/OCULTAR]

FLEX (via USB) opção alternativa:[OCULTAR]Posted Image[/OCULTAR]

Desbloqueio (Desbloqueio completo dos códigos):[OCULTAR]Posted Image[/OCULTAR]

Format FFS (Reparação e personalização de fábrica...):[OCULTAR]Posted Image[/OCULTAR]

Gravação Full Flash:[OCULTAR] Qx6aV.jpg[/OCULTAR]

Drivers:

* Procedimentos de FLEX via USB necessitam telefone ligado e selecionar no Menu Modo COM e dos drivers MTK, mas isso podem estar encontrando o caminho no link “Tutorial EX... SCout” ao final.

* Caso ocorram erros 0x03, 0x04 por exemplo, procurem desinstalar os drivers da Master BOX ou outra compatível como interface e desconectam a mesma, reiniciam o computador e conectam agora ela em outra entrada USB do computador, e indicam esses drivers que deixo agora anexo:

- Driver FTDI USB Serial Port 2.6.0 (COM & LPT): Drives Smart-Clip, S-Card, SCout, Smart Adaptor

Observações importantes:

* Ao estarem Formatando FFS e até desbloqueando, poderá exigir reinstalação da FLEX, assim podem estar realizando backup da mesma antes (caso não tenham uma de versão igual ou compatível)

* Ocorrendo limitações em funções, a guardar novas atualizações pode ser a solução.

Dicas:

* Para certificar de informações de versões e Cia., tentam digitar: *#8375#

* Caso não encaixar este, vale lembrar que podem pesquisar outros métodos neste mesmo fórum.

* Ao depararem com alguma restrição a algum modelo dessa série, podem passar para este outro tópico:

Tutorial MTK Motorola EX112, EX115, EX122, EX126, EX128, WX345 SCout

Bons trabalhos a todos nós!

Postado

Me tira uma duvida! Qual seria a função desse tópico? É para melhoramento do aparelho?

Abraço

este topico tem como objetivo, de que os tecnicos que possuem a master box(ou similar) e a smart-clip, consigam reparar falhas no software dentre outros problemas, caso nao tenham o cabo especifico para tau. basicamente isso.

Postado
  • Autor

Tutorial Motorola EX series ...

...complementando os tutoriais deste tema serie EX e MTK

Leitura de Calibração de Rede para os modelos MTK:

01º - Conecte S-Card ao porto USB do PC e inicie Software SmartMoto.

02º - Na zona de conexão do telefone selecione “Computer COM Ports”.

03º - Entre na seção “MTK models”.

04º - Conecte* o telefone desligado ao PC.

05º - Selecione em SmartMoto o porta COM correspondente (normalmente é com o maior número).

06º - Pressione "Guardar calibrações".

07º - Aperte e mantenha o botão que se liga o telefone.

08º - Depois de SmartMoto mostrar a mensagem correspondente na janela de log, solte o botão ligar.

09º - Escolha a pasta para guardar a calibração (no formato *.wxcf).

10º - A mensagem "Arquivo guardado " informa que o procedimento está terminado com êxito.

Recuperação de Calibração de Rede para os modelos MTK:

01º - Conecte S-Card ao porto USB do PC e inicie Software SmartMoto.

02º - Na zona de conexão do telefone selecione “Computer COM ports”.

03º - Entre na seção “MTK models”.

04º - Ligue o telefone, espere que se inicie completamente. Desligue o telefone (no caso se foi recentemente realizado o procedimento Formatação FFS).

05º - Conecte* o telefone desligado ao PC.

06º - Selecione em SmartMoto a porta COM correspondente (normalmente a de maior número).

07º - Pulse "Recuperar calibrações".

08º - Aperte e mantenha o botão que liga-se o telefone.

09º - Depois de SmartMoto mostrar a mensagem correspondente na janela de log, solte o botão ligar.

10º - Escolha o arquivo de calibração correspondente (no formato *.wxcf).

11º - A mensagem "Flasheo … OK" informa que o procedimento está terminado com êxito.

Notas * :

Os modelos MTK têm que estar conectados ao porto COM do PC por via do cabo original de dados COM.

Ou usando qualquer emulador do porto COM.

Dica:

Pode ser usado como base aos demais da série MTK compatíveis ao software, como WX e outras marcas.

Fonte: Smart-Clip

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor

bom marcio eu posso dizer q este tópico esta 100 por cento eu nao uso a master box e sim a spider mais ja posso ver um resultado positivo atraves de portas com pois ja fiz alguns procedimentos atraves de com do pc(via usb) pela spider man e isso sei q tem hora q salva apele de um bom técnico.......abraço e obrigado

Realmente não lhe entendi, pois se for agradecimento, bastava clicar no botão obrigado em meu tutorial! Sobre usar a Spiderman ou outra interface, já faço essa referencia também! Enfim, podemos evitar postagens desnecessárias como a do outro usuário "thiagfranchini", que insistiu em citar desnecessariamente todo o tópico e após ainda repetindo uma questão já muito bem respondida pelo Leonkindermann! Mas vou entender que esteja então elogiando, assim espero!
  • 3 meses depois...
Postado
  • Autor

amigo eu tenho a gpgdragon e spiderman e nao consigo fazer a pinagem fico grato se puder me ajudar

Bira, o processo todo está já escrito no tutorial cima, apenas então ignore a Master BOX como interface e se utilize normalmente dessa Spiderman então. Ache as pinagens como acharia de um chinês qualquer, após continue ao tutorial SmartMoto. Agora analise o seguinte, caso esteja realizando os passos corretos a encontrar pinagens nas duas interfaces de BOX que descreves, ainda assim não encontra, podes haver algum dano neste aparelho ou cabos. No mais boa sorte!!!
Postado

A GPG Dragon também serve para esse procedimento, apenas deixando o pinfinder ligado, mais você tem que deixar o data - sem conectar nos conectores da bateria, pois ai sim ele será reconhecido.

Postado
  • Autor

Informações Importantes ao Tutorial do início do tópico:

Os modelos Motorola: EX118, EX119, EX223, WX292

Podem apresentar problemas com a detecção de rede após operações de Flash/Format FFS,

assim necessário fazer backup de configurações de calibragem antes e restaurá-las depois!

Obs.: Lembrando, isso pode mudar ao decorrer de novas atualizações!

Informações gerais dando de base a calibração:

Calibração:

Nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou um material de referência, estabelecidas por padrões de fábrica.

Em termos práticos, a calibração é uma ferramenta básica que visa a assegurar a confiabilidade de um instrumento de medição, por meio da comparação do valor medido com um padrão originário.

Calibrar:

Refere-se a um procedimento que consiste ajustar valores lidos por um instrumento com o valor padrão de mesma natureza. O erro, além de determinado, é corrigido. Compara-se aparelhos a ficarem com a mesma medida.

Já diretamente em nossa área e principalmente para estas BOX por exemplo, esse arquivo de calibração:

- Smart-Clip "SmartMoto": Formato *.wxcf

- Sigma: Formato *.skb

Etão diretamente ligados as configurações de Rede pré fixadas nestas plataformas (aparelhos). Ao sofrerem invasões por tentativas de atualizações ou formatações, podem ficar alteradas, resultando danos clássicos de Rede, como apresentar mensagens "Modo de Voo" nestes aparelhos...

• 4 semanas depois...
Postado

Por favor estou com um problema parecido com meu EX119, a tela está tipo "mechendo sozinha" e nao consigo fazer a calibragem, qual procedimento que devo tomar, essas atualizações acima resolve o problema ?

Postado
  • Autor

Por favor estou com um problema parecido com meu EX119, a tela está tipo "mechendo sozinha" e nao consigo fazer a calibragem, qual procedimento que devo tomar, essas atualizações acima resolve o problema ?

"Stayllon", é bem provável que neste seu caso não, pois me parece que possa haver algo errado fisicamente neste TouchScren!

Mas nada impede de realizar reparos padrões ou até atualização com base neste tutorial!

Mas faça os devidos backup antes, vele sempre apena!

Boa sorte!

• 4 semanas depois...
Postado
  • Autor

amigo eu tenho smart-clip com s-card e tornado com hwk e see tool posso usar esse procedimento com ulguma dessa se sim por favor e o msm procedimento ou e outro

Ola "dodycalado", seja bem vindo ao tópico, bem você pode se utilizar diretamente com sua Smart-Clip, para isso basta ter o cabo RJ45 original para esses modelos, dispensando assim os métodos que descrevo sobre reconhecimentos de pinagens no início do tópico.

Agora HWK não será compatível, pois não gera porta com direta e a Setool BOX até daria, porém teria que ter anexo cabo compatível e tal.

Se utiliza qualquer Box chinesa justamente por achar as pinagens automaticamente e possuir cabo compatíveis anexos.

Mas já foram relatadas o uso de outras BOX, como Vygis, Z3X e USTpro!!!

Espero que logo consigas ta bom, abraço!

• 3 semanas depois...
Postado

Bom tenho somente a smart clip e a HWK... pois a hwk gera porta com usando o directCOM... pois to tentando aqui mas não teve jeito de funcionar... usei o cabo do GS107 na hwk pois alguem tem alguma dica?

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

Bom tenho somente a smart clip e a HWK... pois a hwk gera porta com usando o directCOM... pois to tentando aqui mas não teve jeito de funcionar... usei o cabo do GS107 na hwk pois alguem tem alguma dica?

Então "kack", primeiro não nos relata que modelo exato esteja se referindo,

mas em todo caso, já comentava justamente sobre isso em uma postagem anterior a essa sua!

Dica seria adquirir cabo original ou outra interface!

Boa sorte!

Postado

Aparelho é o ex115... tenho o cabo original... ele emula uma porta com mas tb não faz leitura na smart... alguem q tenha hwk conseguiu faze leitura emulando a porta com? e qul cabo usa? Sei q na Vygis, Z3X e USTpro funciona agora e na hwk alguem conseguiu?

Postado
  • Autor

Aparelho é o ex115... tenho o cabo original... ele emula uma porta com mas tb não faz leitura na smart... alguem q tenha hwk conseguiu faze leitura emulando a porta com? e qul cabo usa? Sei q na Vygis, Z3X e USTpro funciona agora e na hwk alguem conseguiu?

Então "kach", sobre se utilizar a HWK neste modelo, já comentei. No mais, se tens o cabo original a se trabalhar com a Smart-Clip, realizado todos os passos corretamente e ainda assim não funciona, deva ser físico.

Aí já saímos do rumo deste tópico, reveja tudo isso e abraço!

• 1 mês depois...
Postado

1º Post: Amigos consegui com a Gpg mas fiz o formato ffs mais agora cell ta dado chip desativado, alguem pode mim ajudar?? 2º Post: Amigos eu consegui fazer pela a Gpg e mas smart um x119 ele tava paralizando na tela inicial ai fiz um formate ffs, mas agora ta dado chip desativado.. Alguem podi mim ajudar??

• 1 mês depois...
Postado

para desbloqueio com este cabo USB port COM: post-334-139967838813_thumb.jpg Antes de Aprender a Efetua esse procedimento tentei usar o cabo USB normal mais não funciona. Muitas pessoas ainda estão com esse problema pensando que o cabo USB funciona, tentei usa HWK NBOX mais ela não gera uma porta COM, tenho a Vigys e já vi muitas pessoas informa que Funciona com o cabo GS107 RJ45 mais não testei, porque não tenho o cabo.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

... apenas deixando registrado ao tópico, procurem não esquecer de ficarem atentos nas evoluções das atualizações,

seja lendo, atualizando firmware e o software principal: Atualizações: Smart-Clip, S-Card, Smartmoto, Smart-Unlocker

... tentando emular com a z3x mas nem sinal, n sai da mensagem clique e mantenha o botao de ligação!

Nestes casos, não ha comunicação acertada nas pinagens, por isso se utilizou no início um PinFinder!

... mais agora cell ta dado chip desativado ...

"officell" e outros nestas situações, sigam dica logo acima e certificam aos modelos suportados a determinadas funções!

Por enquanto seria isso ao tópico!

• 3 semanas depois...
Postado

Marcio,,,estou com um EX118 que aparece o simbolo da Motorola na tela e apaga e isso acontece umas 3 ou vezes. Quero atualizar ele mas não estou conseguindo colocar ele em modo flash. já tentei pressionando o botão do volume - e + juntos e colocando o cabo mas acontece a mesma coisa,,, já tentei * + # e power mas acontece a mesma coisa. Tem alguma outra dica para colocar este aparelho em modo flash? Tenho o cabo USB serie EX. Abraço

Postado
  • Autor

... não estou conseguindo colocar ele em modo flash ...

Bom dia "magoga", primeiro veja que no início deste tópico não ha opções para usar teclas de atalho a modo flash e sim uso de uma interface com pinfinder, ou seja, se utiliza de processos normais a celulares chines via BOX compatíveis:

Aperte e mantenha o botão de ligação no telefone a encontrar pinagens, posteriormente o mesmo a iniciar os processos desejados.

Enfim, até ha diferenças ao uso dessas teclas de atalho, porém para software Scout, link já na primeira página.

Reveja isso, se encontras as pinagens ao menos ...

Postado

amigo, bom dia, eu perdi varios serviço por nao conseguir executar esse procedimento, todos modelos ex que entrou aqui, com problemas de sw, nao consegui resolver nenhum, hj felizmente descobri um modo de solucionar esse problema... smart clip conectada, smart moto + vigis emulando com 1 conecte smart clip, abra o smart moto conecte a vigis na porta serial conecte o cabo lg gs 102 no atc, sem bateria execute o comando format ffs quando aparecer a informaçao pedindo para segurar tecla power conecte a bateria pronto e so aguardar a finalizaçao problema resolvido no ex115 boa sorte a todos

Postado

1º Post:

me gustaria saver si se puede flashear con solo el cable usb el motorola ex225 y si saves me digas los pasos como porfabor gracias

2º Post:

Motorola EX225 como este pode piscar com cabo USB só alguém poderia explicar bem Darce o tempo para explicá-lo bem e deixe porfabor descarga Linck não encontrar qualquer ajuda no aldo saludoss

3º Post:

... repetindo o 2º Post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.