Jump to content

Featured Replies

Posted

Na semana passada, o blog Eu, Android publicou uma interessante notícia: a Motorola havia sido sentenciada pelo Juizado Especial Cível de Brasília a garantir a um consumidor que seu Motorola Dext fosse atualizado para a versão 2.1 do Android.

O consumidor em questão é Alexandre Valadares Jordão, que abriu um processado na Justiça contra a empresa para que seu celular fosse atualizado. O Motorola Dext foi lançado com a versão 1.5 do Android, a primeira lançada pela Google, em uma época onde o Android 2.1 Eclair já circulava em diversos modelos ao redor do mundo.

Posted Image

A decisão é válida apenas para o reclamante, mas abre um precedente importante para que a Motorola seja obrigada a atualizar o software de todos os donos do Dext, ou até mesmo de celulares semelhante como o Backflip e o Quench.

A Motorola, contudo, irá recorrer a essa decisão. Veja o comunicado emitida pela empresa abaixo:

“A Motorola Mobility tem a intenção de realizar atualizações de software para seus equipamentos recém lançados na América Latina. O objetivo da empresa é proporcionar aos seus consumidores as melhores experiências em seus equipamentos com o sistema operacional Android. Em situações muito particulares, devido à especificações de hardware, recursos limitados e as mudanças rápidas do mercado, podemos optar por não fornecer atualizações de software para determinados equipamentos.

No caso do consumidor Alexandre José Valadares Jordão, a decisão da juíza Cristiana Torres Gonzaga é de primeira instância, portanto, cabe a Motorola recorrer desta decisão.”

Posted Image

A resposta da Motorola para a pergunta do título desse texto é, portanto, limitações de hardware. Contudo, o Motorola Cliq, que é na prática o mesmo celular vendido nos EUA, com hardware idêntico, foi lançado com a versão 2.1 do sistema.

Sobre esse pequeno detalhe, a Motorola decidiu não se pronunciar, afirmando que a no momento irá se comunicar sobre o assunto apenas por meio do comunicado acima.

Continuamos então a questionar: Por que a Motorola Brasil não atualiza o Dext? Parece claro que o problema não é o hardware. Será que as questões burocráticas são assim tão complexas ou acordos com operadoras impedem a atualização, ou é apenas uma estratégia para forçar o consumidor a trocar os aparelhos por novos?

Realmente a resposta da Motorola foi algo compreensível, mas diante contestação de um modelo semelhante lançado em outro país, possuir versão superior, a meu ver desmascara essa desculpa. Certamente há outros interesses nessa negativa de atualização, pra própria empresa fabricante é interessante estar sempre vendendo novos aparelhos, já para algumas operadoras o interessante é que seus clientes continuem sempre “presos” de alguma forma ou de outra a seus serviços ou planos. Mas preciso deixar um destaque a este cidadão, que garra e força de vontade em atualizar seu aparelho, buscando seus direitos a todos os custos. Certamente, abrirá precedentes, a muitos outros. Por fim acredito que essas empresas deveriam estipular um prazo, em que estariam disponibilizando atualizações a cada modelo em questão, evitando se assim novos processos e até para uma melhor escolha aos clientes.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

Recently Browsing 0

  • No registered users viewing this page.