Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clan GSM

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Campanha coleta lixo eletrônico e devolve computadores novos

Featured Replies

Postado

Posted Image

O que fazer com computadores, mouses e celulares velhos, se não há lixeiras coloridas pra depositá-los para reciclagem? A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) do Rio Grande Sul lançou uma iniciativa para ajudar no descarte desses equipamentos e componentes. Em parceria com a Umicore, empresa de reciclagem de lixo eletrônico, e a Trade Recycle, que trabalha com coleta, desmontagem e destinação de resíduos, a Campanha de Recolhimento de Equipamentos de Informática e Telefonia Pós-consumo pretende dar a destinação correta às sucatas tantas vezes descartadas sem cuidado.

"Os 10 mais procurados da reciclagem", como foram apelidados os lixos eletrônicos alvo da campanha, são: notebooks, carregadores, impressoras, monitores, placas de circuitos, celulares, cabos, mouses, gabinetes (CPUs) e teclados. Até 30 de setembro, postos de coletas serão montados em diferentes cidades gaúchas, alguns em dias específicos e outros durante todo o período da ação - como na capital Porto Alegre, por exemplo. Ao todo, são 113 municípios atendidos.

Para estimular a divulgação da campanha em redes sociais, a Fecomércio vai dar até cinco computadores novos. No site oficial, onde estão listados os equipamentos passíveis de reciclagem, há botões de compartilhamento no Twitter e no Facebook. Cada post é computado por um contador no topo da página: quando atingir 500 cliques, a Federação vai doar um computador. Se a meta de mil compartilhamentos for batida, mais dois PCs entram na conta, e o mesmo acontece se a campanha chegar a duas mil postagens. Os usuários também ajudarão a escolher as entidades que recebem as máquinas, através de votação, em outro momento da campanha.

"Nosso papel é gerar nas pessoas a vontade de descartar esse material, despertar o interesse das empresas em investir em questões sustentáveis e estimular os municípios a desenvolver projetos assim", afirma o presidente do conselho de sustentabilidade e vice-presidente da Fecomércio-RS, Joarez Venço. A meta da campanha, segundo ele, é coletar 100 toneladas de lixo eletrônico e mais 20 mil celulares e componentes.

A conscientização das pessoas quanto à necessidade de dar o destino correto à sucata eletrônica é outro foco da ação. "Nosso objetivo é também mostrar à sociedade a importância da reciclagem em prol das futuras gerações", afirma Ricardo Rodrigues , gerente de Desenvolvimento de Negócios da Umicore, parceira da campanha. "A causa ambiental é algo que mobiliza", completa o executivo da Fecomércio.

Para a Federação, a iniciativa também é uma forma de contribuir para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela lei 12.305/2010 e que "reúne o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotados pelo Governo Federal (...) com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos". A iniciativa da campanha é da Fecomércio gaúcha, mas foi apresentada por Venço a representantes de outros estados e à Confederação do setor, e pode ser acolhida por outras unidades da entidade.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.