Postado Março 21, 2011 14 anos Hoje vou falar dos famosos Torrents, seus termos, sua história e seus clientes. Provavelmente vai ser um post meio longo, mas espero que tire todas as dúvidas. O Bit Torrent foi criado em 2003 pelo Bram Cohen, um nerd que não tinha o que fazer e acabou fazendo algo grande.. A proposta é muito simples: Compartilhar o que você já descarregou. Que literalmente deixou o eMule no fim da fila em termos de programas de compartilhamento de arquivos. Enquanto no eMule você precisava "entrar" na fila para poder baixar um arquivo e precisava enviar quase o quintuplo do que você baixou para poder "caminhar" na fila, no BitTorrent você baixa o arquivo em pequenos pacotes, e envia o que você tem conforme a necessidade do pessoal. Bom não é? Além da velocidade realmente MUITO maior que em outros compartilhadores, como o eMule ou Kazaa a configuração dele é muito mais fácil de se fazer, não há spywares como no Kazaa e a diversidade de clientes para o BitTorrent é alta, já que ele é criado em OpenSource. No BitTorrent não há necessidade de se conectar em um servidor, pois "nós" somos os servidores que se conectamos diretamente. Então não há sobrecarga no servidor, não existe servidor fora do ar, nem nada. E ele também não tem um sistema de busca interno, você precisa achar o "Torrent" por conta própria. O Torrent é como se fosse um "mapa" de onde estão os arquivos e quem tem os arquivos. Ou seja, para você baixar alguma coisa, você primeiro precisa pegar o mapa, torrent ou torresmo como alguns preferem. Por motivos de proibição por Direitos Autorais, aqui no Fórum é proibido a postagem de sites que contenham Torrents, até mesmo links diretos para ele. Quem quisér alguma coisa, peçam ao seu Buscador padrão para encontra-los ou métodos out-fórum. Nada mais justo. Por isso que aqui eu brinco que estou "comprando" nas "lojas especializadas". Isso significa que baixei o Torrent no site de torrent, e já começei a baixar o arquivo! Alguns sites que continham Torrents para downloads, já foram fechados por pressão das empresas, pois o maior divulgador de pirataria e conteúdo ilegal, depois do mIRC É o BitTorrent. Um exemplo de site fechado foi o grande e falido Supernova.org. Por pressão da RIAA (Recording Industry Association of America ou Associação das Industrias de Gravação da América). A ordem de distribuição de arquivos na internet é mais ou menos assim: Primeiro eles passam os arquivos para os servidores (Ou seeds, já vou explicar esses termos), via mIRC, pois é muito dificil de rastrear por lá. Depois é criado um torrent com esses arquivos, e esse torrent é enviado para os sites (trackers, ou lojas, como prefirirem) e nós fazemos o download dele. Depois que alguém completa o download, aí sim é enviado para o eMule. Sacaram? Voltando ao assunto, o SuperNova.org era conhecido como um site global de torrents. Ele indexava todos os torrents criados, e qualquer pessoa podia enviar seu torrent para ele. Hoje temos um "filho menor" dele. Mas quem criam esses Torrents? Os grupos especializados, que vocês devem conhecer, como o RELOADED, DEViANCE, FAIRLIGHT, Myth (Eram especializados em Rips) e por aí vai. Esses são os mais famosos, mas qualquer um pode criar. A maioria dos lançamentos são por eles... Alguns termos usados no mundo dos Torrents: PEER: É um grupo de clientes que estão fazendo o download/upload do mesmo arquivo. SEED: Uma cópia completa do arquivo que está sendo disponibilizada para UPLOAD, ou seja, para vocês PEERS fazerem o download. SEEDER: É alguém que tem o arquivo completo, e está dedicado totalmente para UPLOAD, como se fosse um servidor. Normalmente quem cria o torrent, é o SEEDER. SWARM: Um grupo de PEERS e SEEDERS compartilhando o mesmo torrent. LEECH/LEECHER: Alguém que apenas quér saber de fazer o download e nada de enviar nada para ninguém. As vezes causado pelos firewalls mal configurado. TRACKER: É um servidor que monitora os PEERS e SEEDs numa mesma SWARM. Um tracker não tem o arquivo completo, mas ele ajuda a "manutenção" do torrent. Evita os leechers e essas coisas. E normalmente são sites que pedem para você se cadastrar nele. Você ganha pontos para o tanto de arquivo enviado. Quando mais enviar, mais seu download será rapido, mais acesso a seeders você vai ter, e essas coisas. É uma boa forma de evitar leechers e manter o príncipio do Torrent. A relação entre quantidade de MBs enviados e baixados é medida por uma ratio assim: O tanto que você enviou dividido pelo tanto que você baixou. Por exemplo, se baixei 1000MBs e enviei só 500, minha taxa de ratio será de 0.5 Se sua ratio é 1.5, significa que você enviou tudo que você baixou e enviou mais um pouco ainda, no caso, 50%. Entenderam? Fácil né? Eu normalmente deixo minha RATIO em pelo menos 0.5. Quando não tenho nada para fazer, deixo enviando os arquivos até ficar 2.0 quase. Que fique bem claro. Seu Placar (RATIO) fica contando desde o inicio do seu download até o termino do mesmo. Eu costumo deixar a conexâo ativa para upload até que minha ratio esteja dentro dos padrões aceitáveis para continuar na comunidade. Nada mais justo. (Caso você termine o download e feche o programa, ele vai parar de semear. Leia mais acima sobre LEECH/LEECHER) Normalmente os TRACKERS privados (Sim, esses que necessitam de registro), pedem para vocês manterem uma ratio de pelo menos 0.3. Abaixo disso, normalmente você é banido temporariamente. Nada mais justo. Hoje temos algumas novidades na rede de BitTorrent, como as redes DHT, que aceleram a velocidade do download, "forçando" os PEERS. Não é muito recomendado, pois derrubava muitas conexões (Se por acaso você estiver usando o BitTorrent e sua conexão cair, tente desabilitar a rede DHT. Apenas alguns clientes tem esse suporte). É pessoal, acho que é isso. Fica aqui mais um post esclarecedor, espero que vocês tenham gostado. Seguem alguns clientes bons para BitTorrent: Bit Comet Já usei muito ele. Relativamente pequeno, mas ele derrubava a minha conexão. µTorrent (uTorrent) Estou usando ele atualmente, o melhor na minha opnião. Quase não ocupa espaço na memória, é rapido e não precisa de instalação. ABC - Yet Another Bit Torrent Client Outro que eu gosto muito. Aí tem um monte.. Quem quisér conferir o resto: Windows Rede e Internet Compartilhadores de arquivos Bittorrent
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.