Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Confirmando os rumores, a Nokia anunciou uma parceria com a Microsoft para o uso do Windows Phone 7 como plataforma principal para seus futuros smartphones.

Nokia e Microsoft vão construir um novo ecossistema, fundindo suas próprias inovações. O Nokia Maps, por exemplo, irá juntar-se ao Bing e Ad Center, e as aplicações da Nokia Store irão entrar o Windows Marketplace.

O Symbian continuará a existir, se tornando uma plataforma Meego "Open Source". Até o ano, ao menos um novo smartphone baseado no Windows Phone 7 será lançado.

Nokia anuncia parceria global com a Microsoft

Com uma carta conjunta escrita por Stephen Elop, CEO da Nokia e Steve Ballmer, CEO da Microsoft, foi anunciada a parceria entre as duas empresas.

Posted Image

Stephen Elop e Steve Ballmer

"Hoje, em Londres, as duas empresas anunciaram planos para uma parceria estratégica, que combina os pontos fortes de ambas para criar um novo ecossistema móvel global. A parceria vai resultar em benefícios significativos para os consumidores, desenvolvedores, operadoras de telefonia móvel e empresas ao redor do mundo. Ambos estão incrivelmente animados com essa nova viagem juntos.

A Nokia irá adotar o Windows Phone como plataforma primária de smartphones. A Nokia ajudará a guiar e moldar o futuro do Windows Phone. A Nokia contribuirá com sua expertise em design de hardware para levar o Windows Phone a vários segmentos do mercado e localidades. A Nokia e a Microsoft colaborarão próximas no desenvolvimento, iniciativas de marketing e de desenvolvimento compartilhado para se alinhar com a evolução futura dos dispositivos móveis. O Bing será o motor dos serviços de busca da Nokia e Microsoft e o adCenter será utilizada para os serviços de publicidade em dispositivos e serviços da Nokia. O Nokia Maps será uma parte fundamental dos serviços de localização da Microsoft.

A Microsoft continuará a investir no desenvolvimento do Windows Phone e serviços na nuvem e de conteúdo para o Nokia Application Store, que será agora integrado com o Microsoft Marketplace.

Cada uma das empresas trará uma grande contribuição para a mesa. A Nokia tem uma história de inovação em hardware, e a Microsoft é um fornecedor líder de software e serviços. Juntos, nós temos algumas das marcas mais admiradas do mundo, incluindo o Windows, Office, Bing, Xbox Live, Navteq e a Nokia. Sabemos também o que é necessário para construir e manter um ecossistema móvel.

Hoje, o desafio é tornal o "dispositivo móvel" em um "ecossistema móvel". Sabemos que existem outros ecossistemas móveis. Nós vamos destruí-los. Haverá desafios. Nós iremos superá-los. O sucesso exige velocidade. Seremos rápidos.

Juntos, temos a vontade, recursos e determinação para vencer."

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=xe3ksR8zgXg&feature=player_embedded

Postado
  • Autor

Ações da Nokia caem quase 10% depois do anúncio

No começo da semana, Stephen Elop, CEO da Nokia, escreveu um memorando onde comparada a situação da companhia a um homem em uma plataforma em chamas que precisa escolher entre ficar e morrer ou pular na água gelada.

E a Nokia decidiu pular.

Mas parece que a água estava gelada até demais. Poucos momentos após o anúncio da parceria global entre a Microsoft e a Nokia, as ações da gigante finlandesa começaram a cair rapidamente. Em poucos minutos, a queda já atingiu 9,929%.

Posted Image

A expectativa de que a fabricante anunciasse uma parceria com a Google para fornecer smartphones rodando o Android era muito grande, e o mercado não reagiu bem à adoção do Windows Phone 7. Agora, a Nokia terá um longo caminho para provar que tomou a decisão correta, ou se continuará nadando em água gelada.

Postado
  • Autor

Parceria Nokia e Microsoft: O que muda com isso?

Hoje está sendo um dia agitado e importante na história da Nokia. Maior fabricante do mundo durante os últimos anos, a Nokia vinha perdendo marketshare rapidamente nos últimos meses, e assistia outras plataformas móveis conquistarem um mercado onde antes seu sistema operacional, o Symbian, antes reinava.

Era hora de mudar a estratégia. Se a Nokia ainda é reconhecida pela sua excelência na fabricação de hardware, seu software não conseguia acompanhar a velocidade do mercado e a excelência de concorrentes como o Android e o iOS. Foi então que a empresa, liderada por Stephen Elop, ex-executivo da Microsoft, firmou a parceria com a gigante de Redmond.

Windows Phone 7

Posted Image

O Windows Phone 7 agora será o sistema operacional principal nos futuros smartphones da Nokia. Mas a parceria vai ainda além do SO. As duas empresas são agora as novas melhores amigas do mundo mobile. O Ovi Maps, por exemplo, irá juntar-se ao Bing. A Ovi Store deixará de existir e os aplicativos serão oferecidos no Windows Marketplace. A Nokia irá ajudar no desenvolvimento do Windows Phone 7, e usará seu bom relacionamento com as operadoras para levar o Windows Phone 7 para o mundo todo. Até que isso aconteça, no entanto, haverá um período de transição, que deve durar até 2012. Enquanto isso, a Nokia trabalhará para desenvolver novos dispositivos com Windows Phone 7.

Se a Nokia tive adotado o Android, o mercado definitivamente estaria mais entusiasmado com o futuro da empresa. Isso, no entanto, não quer dizer que a empresa tomou uma má decisão. Com um ecossistema ainda em formação, o Windows Phone 7 merece mais valor do que vem recebendo utimamente, e tem seus méritos.

Quem já teve a oportunidade de mexer por alguns minutos em um Windows Phone 7, sabe que ali há potencial. Talvez, a parceria de uma gigante como a Nokia seja o que o novo sistema precisava para finalmente deslanchar. Ainda é cedo para dizer, mas podem haver boas surpresas no futuro.

MeeGo

Posted Image

Um dispositivo com MeeGo ainda deve ser lançado. Ao que tudo indica, a verba para o desenvolvimento do sistema será reduzida. Segundo Stephen Elop, o MeeGo representa "uma oportunidade para aprender com experiência de usuário". Seu futuro é incerto, mas não apostem suas fichas nesse sistema. O foco da Nokia agora é o Windows Phone 7.

Symbian

Posted Image

Quanto ao Symbian, está destinado a morrer. Dois slides da apresentação realizada hoje após a coletiva mostram que o sistema deixará de existir em um futuro próximo. Não ficaríamos surpresos se as vendas do Nokia N8 e o recém-lançado Nokia E7, ambos com Symbian^3, caíssem drasticamente a partir deste anúncio.

Posted ImagePosted Image

Nokia e Microsoft

Parece claro que o histórico de Stephen Elop como ex funcionário da Microsoft ajudou na conclusão do acordo entre as empresas. Alguns rumores acusam que houveram conversas com a Google, mas que acabaram não resultando em um acordo.

No que diz respeito à Microsoft, a parceria parece não ter pontos negativos. A gigante dos softwares consegue um grande aliado na briga do mercado das plataformas. Mas se os novos smartphones da Nokia serão quase exclusivamente equipados com Windows Phone 7, a Microsoft não terá suas mãos amarradas, ficando livre para fechar acordos com outras fabricantes.

Posted Image

A Nokia, no entanto, se encontra em um momento delicado. A reação imediata do mercado ao anúncio não foi positiva, mas a empresa precisa lutar agora para provar ter tomado a decisão correta. Acabou o comodismo. Agora, ou a Nokia afunda de vez, ou se recupera e reassume seu posto como grande player do mercado.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.