Postado Dezembro 4, 2010 14 anos Bar Brahma, que tem mais de 60 anos, permite ao cliente fazer o pedido na tela do tablet; casa pretende integrar pagamento de cartão ao equipamento. Um dos endereços mais tradicionais de São Paulo, o Bar Brahma (fundado em 1948, na esquina da Av. São João com a Ipiranga), não resistiu aos “encantos tecnológicos” do iPad, da Apple. Desde o final de novembro, seus garçons circulam pelas mesas com cinco tablets, que permitem aos visitantes fazerem seus pedidos diretamente. Basta conferir as fotos dos pratos e bebidas, selecionar o que deseja e tocar na tela. “Somos um bar tradicional, mas que também precisa ser moderno, contemporâneo”, explica Álvaro Aoás, proprietário da casa. Por enquanto, são apenas cinco tablets, mas até o final do ano que vem ele pretende ter mais de 50 iPads para atender seus clientes. Segundo ele, o iPad, além de ar um de modernidade à casa, é um cardápio fácil de atualizar, e que exibe melhor as fotos dos pratos. “A cada mês temos que trocar cerca de 50 cardápios, seja porque estão defasados ou por conta de danos”, explica ele. Vale lembrar que cada unidade do cardápio de papel custa cerca de 20 reais. O próximo “passo tecnológico” será integrar o sistema de pagamento com cartão de crédito diretamente na tela do iPad. Em novembro, a Cielo anunciou no Brasil a disponibilidade de um aplicativo que transforma iPhones, iPods e iPads em terminais de pagamento para cartão de crédito das bandeiras Visa, MasterCard e American Express. Para fazer os pedidos, os tablets utilizam o aplicativo Pad + Colibri, desenvolvido pela companhia brasileira Esys Colibri, integrado à solução de automação de atendimento desenvolvida pela mesma empresa. O equipamento é integrado via wireless à cozinha, que providencia o prato. Na hora de pagar, a conta também surge na tela do tablet. Depois de inserir o número da mesa, é possível conferir a conta e até mesmo retirar um item cobrado por engano. Segundo Vicente Gouvêa, diretor de marketing da Esys Colibri, para implementar a solução de atendimento via iPad em um restaurante de pequeno porte é necessário gastar 500 reais com instalação (inclui treinamento e manutenção), mais 230 reais por mês (com suporte e atualizações), além de impressora fiscal (cerca de 2.000 reais), um PC (por volta de mil reais), iPad, e pagar 70 reais por mês pelo uso do software Pad +.
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