Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clan GSM

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Featured Replies

Postado

Aficionados por tecnologia e esquecidos de plantão – que costumam deixar a identidade em casa na hora de sair – devem comemorar com a nova proposta aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na última terça-feira (25). Isso porque a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve ganhar muito em breve uma versão digital no seu celular, com direito a QR Code e aplicativo dedicado.

Não se preocupe, o documento físico não será deixado de lado e continuará sendo emitido normalmente pelo órgão. A ideia do órgão, no entanto, é oferecer uma edição do item que é mais fácil de ser transportada e que seja mais adequada aos dias atuais. Desse modo, é possível apresentar o smartphone com a carteira virtual em qualquer situação que o documento original seja solicitado.

 

Para garantir a autenticidade da peça – que tem a mesma validade da CNH em papel –, o Contran desenvolveu um aplicativo que, além de mostrar todas as informações básicas do condutor, também traz um código QR para escaneamento e conta com certificação digital. “Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento”, explica o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

“Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. [...] Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito a multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, analisa Araújo no comunicado oficial sobre a novidade. A boa notícia é que o ministro parece estar falando realmente sério com relação à desburocratização.

Registro e segurança

Conforme explicado no artigo publicado no Portal Brasil, a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) não terá custo extra para o cidadão e poderá ser feita de uma forma razoavelmente simples e rápida. Basta se cadastrar no site do Denatran, ativar sua conta através de um link enviado por email e ativar o app no celular que vai armazenar o seu documento digital.

Após esse processo, será possível transferir a CNH-e para o dispositivo, com o item sendo protegido por um PIN que é exigido a cada novo acesso à carteira. Perdeu o celular ou foi roubado? Sem problemas, já que o sistema permite que o aplicativo seja bloqueado remotamente. Infelizmente, vai ser preciso esperar um pouco para usufruir da novidade, já que a carteira virtual passa a valer a partir de fevereiro de 2018.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.