Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clan GSM

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Não tem mais volta: Anatel confirma data de desligamento do sinal analógico em São Paulo

Featured Replies

Postado

Se você é morador da cidade de São Paulo e região, prepare-se, pois em pouco mais de um mês o seu televisor antigo que ainda não possui conversor digital instalado deixará de sintonizar os canais da televisão aberta como Globo, SBT, Record, Band e RedeTV, por exemplo. A Anatel confirmou, em coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira (17), que o desligamento de sinal analógico de TV está mantido para o dia 29 de março deste ano.

 

Para que tudo ocorra bem, o governo tem distribuído kits de conversores digitais para a população mais carente inscrita nos projetos sociais do governo por meio da empresa Seja Digital. Segundo dados da mesma, 1,8 milhão de pessoas ainda estão para receber o equipamento, meta que deve ser cumprida até a data estipulada, afirma Juan Quadros, presidente da Anatel:

Citar

Com a data limite chegando, as pessoas correm mais", revela o executivo.

Para que o "apagão" seja autorizado nas cidades é preciso que a penetração do sinal digital seja de 93%, sendo esses 3% parte da margem de erro. Uma pesquisa encomendada pela Anatel provou que cerca de 88% da população paulista - principalmente os moradores do interior - está ciente e preparada para o desligamento, fato esse que pesou na decisão de manter a data.

Para conferir quando a sua cidade terá o sinal analógico desligado basta clicar aqui.

 

O prazo que as empresas de telecomunicações têm para poderem ocupar a frequência que era do sinal de TV analógico é de nove meses após o desligamento (quase um nascimento). Contudo, em São Paulo, o mesmo começa a ser contado a partir de setembro, quando as cidades do interior também serão "vítimas" do apagão. Ou seja, em junho de 2018.

E quem tende a se beneficiar com isso tudo também são as emissoras de rádio FM, do qual o espectro hoje encontra-se totalmente ocupado. No entanto, um grande obstáculo é que grande parte dos receptores presentes nos veículos, smartphones e nos aparelhos domésticos não tem capacidade de captar a tal frequência, mais um problema a ser resolvido nos próximos anos.

Postado
  • Autor

Anatel mantém datas do desligamento da TV analógica mesmo com falta de conversores

 

Em pouco mais de um mês a cidade de São Paulo e cidades do entorno sofrerão o chamado "apagão" da TV aberta, mesmo com os problemas na distribuição de conversores digitais para a população mais carente.

Pressionada pelas emissoras, que dependem do desligamento por conta da lei que obriga a oferta de canais abertos gratuitamente, fato esse que impede as mesmas de cobrarem das operadoras de TV por assinatura pelo oferta de seu conteúdo, a Anatel resolveu manter o cronograma em em cidades como Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza, as próximas após São Paulo, em 26 de julho.

 

A questão foi discutida na reunião do Gired, órgão responsável pela migração do serviço de TV analógico para o digital, na última segunda-feira (20), e conforme declarou Antonio Marteletto, presidente da Seja Digital, a culpa nesse atraso na distribuição é o fornecimento dos equipamentos comprados da China:

 

Citar

Os equipamentos que temos dão somente para São Paulo e Goiânia, onde as distribuições já começaram. Como isso nos ocupa até abril, vamos ver como estará a situação na próxima reunião do Gired, em 28 de março", explicou o executivo.

Lembrando que somente as famílias inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal têm direito a receber um kit gratuito com conversor, antena e controle remoto. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.