Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clan GSM

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

WhatsApp banido do Brasil? Nota de MP sugere 'inadequação do serviço no País'

Featured Replies

Postado

Promotores e procuradores do Brasil não estão satisfeitos com a atuação do WhatsApp e Facebook no país. Os Ministérios Públicos acusam as empresas estrangeiras de desrespeitarem a legislação nacional e até mesmo sugerem "sutilmente" que os serviços sejam banidos e impedidos de serem utilizados pelos usuários brasileiros.

Em uma uma nota técnica de repúdio às empresas, tanto promotores e procuradores federais quanto estaduais, do trabalho e militares, responderam críticas às decisões judiciais pelo bloqueio do WhatsApp. De acordo com eles, o fato das empresas não entregarem o conteúdo das conversas mesmo sob determinação da justiça, significa que elas não cumprem as normas brasileiras, logo, não devem atuar no país.

 

Uma vez que essas empresas se negam a cumprir as normas brasileiras, fica configurada a inadequação do serviço por elas prestado no País.

 

A nota também diz que “o principal argumento das empresas para o não fornecimento de dados que trafegam em aplicativos de mensagens online ou em redes de relacionamento é o de que tais companhias não se submetem à jurisdição brasileira por não terem sede no País".

De acordo com o responsável pela tecnologia de criptografia do aplicativo, é impossível fornecer os dados requisitados pelas autoridades. Nem a empresa, nem hackers são capazes de obter as informações das conversas.

Apenas de passagem, a nota menciona algo relacionado à criptografia, tida como o principal impedimento de liberar os dados à justiça. O texto reconhece a complexidade do tema e o atrito entre a privacidade dos usuários e a obtenção de provas por parte da justiça. Por fim, afirma que "as empresas utilizam este argumento para também se esquivar da obrigação de fornecer registros de comunicação, dados armazenados e os metadados, que não são criptografados.”

Ou seja, a resposta não trata com exatidão a impossibilidade técnica de ceder as mensagens para as autoridades.

Bloqueios do WhatsApp se tornaram novamente assunto no país após uma decisão da Justiça do Amazonas, que congelou R$ 38 milhões de uma conta do Facebook, dono do WahtsApp, no país. Com esse novo episódio, fica a possibilidade de que o app seja bloqueado pela quarta vez.

Até o momento, nenhum dos bloqueios do aplicativo no país puderam ser levados até as datas determinadas. A nota defende que os bloqueios dos serviços se sustentam pelo Marco Civil, porém a Advocacia-Geral da União afirma que trata-se de uma interpretação errada da legislação que regulamenta o uso da internet no Brasil.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.