Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Boa tarde, Srs. Administradores, moderadores e times de moderação do Clan GSM.

Gostaria de perguntar aos senhores quais os termos de divulgação e cópia dos artigos postados pelos senhores e por outros membros do fórum.

Uma coisa me chamou atenção ao utilizar o fórum: a total disponibilidade de artigos e segredos técnicos, que obviamente, levaram tempo e muitas vezes tiveram certo custo aos membros.

Não estou sugerindo conteúdo pago. Longe disto. Sou um evangelista do software livre/código aberto, estudo e utilizo esse modo de distribuição desde que iniciei meus trabalhos na área de informática/programação.

O que gostaria de sugerir aos senhores é o seguinte:

Todo conteúdo do fórum (textos, imagens e vídeos) estejam sob uma licença de distribuição, que garanta os seguintes termos:

- O criador do conteúdo esteja ciente de que seu artigo pode e será usado para

ajudar aos colegas de profissão;

- Ninguém lucrará com o conteúdo do fórum, ou seja, serão informações

compartilhadas com licenciamento livre, mas com regras para redistribuição do

conteúdo para fins não comerciais;

- O autor do tópico e o fórum serão sempre citados, obrigatoriamente, mesmo que o

conteúdo do fórum/tópico seja replicado em outras línguas ou formas de expressão.

Porquê isto? Simples. Há replicação de documentação aqui inclusa (neste fórum) que é deliberadamente copiada para outros fóruns, sem terem nem ao menos a fineza de citar o fórum ou o criador do tópico.

O que isto garante? Garante ao fórum liberdade de informação, garante ao fórum divulgação, garante ao fórum que seu conteúdo seja livre, mas protegido de casos como a) uma pessoa utilize as informações do fórum para lucrar, criando por exemplo um livro, sem ao menos citar as fontes e B) garante que o fórum tenha uma proteção legal nestes casos.

A licença que sugiro para estes casos é esta:

Posted Image

Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento pela mesma licença 3.0 Unported.

Creative Commons - Atribuição-Não-Comercial-ShareAlike 3.0 Unported

O que esta licença garante?

a) Liberdade para compartilhar;

B) Liberdade para adaptação e/ou inclusão e modificação do conteúdo

c) Você deve atribuir o trabalho da forma especificada pelo

autor ou licenciante

d) Você, se copiar, modificar ou alterar o conteúdo, deve citar a fonte e distribuir nas mesmas condições, sob a mesma licença

e) o conteúdo não pode ser utilizado para fins comerciais, ou seja, uma pessoa não pode adicionar tal conteúdo em um livro, site ou outro meio de informações que acarrete custos á quem quiser ter acesso, tem que ser de acesso livre e sem custos.

Obviamente, não estou querendo ensinar aos senhores como trabalhar nem a mudar seus métodos de trabalho. Uso como exemplo o meu próprio tópico, onde disponibilizei uma atualização de vozes do GPS Sunavi, e as coloquei sob uma licença livre (GNU/GPL), que garante que, eu possa distribuir livremente tal conteúdo, mas quem copiar e modificar para uso, a devolva da mesma forma, sob as mesmas condições de licença. Isso garante que toda informação continue livre para quem quiser utilizar e aprender.

Eu sou a favor da liberdade de informação e da liberdade de compartilhamento, sou contra patentes de software, que mais agridem e atrasam a nossa evolução. Cada pessoa deve ter o direito e dever de compartilhar informações que são livres, como as desse fórum.

Postado

Boa tarde, Srs. Administradores, moderadores e times de moderação do Clan GSM.

Gostaria de perguntar aos senhores quais os termos de divulgação e cópia dos artigos postados pelos senhores e por outros membros do fórum.

Uma coisa me chamou atenção ao utilizar o fórum: a total disponibilidade de artigos e segredos técnicos, que obviamente, levaram tempo e muitas vezes tiveram certo custo aos membros.

Não estou sugerindo conteúdo pago. Longe disto. Sou um evangelista do software livre/código aberto, estudo e utilizo esse modo de distribuição desde que iniciei meus trabalhos na área de informática/programação.

O que gostaria de sugerir aos senhores é o seguinte:

Todo conteúdo do fórum (textos, imagens e vídeos) estejam sob uma licença de distribuição, que garanta os seguintes termos:

- O criador do conteúdo esteja ciente de que seu artigo pode e será usado para

ajudar aos colegas de profissão;

- Ninguém lucrará com o conteúdo do fórum, ou seja, serão informações

compartilhadas com licenciamento livre, mas com regras para redistribuição do

conteúdo para fins não comerciais;

- O autor do tópico e o fórum serão sempre citados, obrigatoriamente, mesmo que o

conteúdo do fórum/tópico seja replicado em outras línguas ou formas de expressão.

Porquê isto? Simples. Há replicação de documentação aqui inclusa (neste fórum) que é deliberadamente copiada para outros fóruns, sem terem nem ao menos a fineza de citar o fórum ou o criador do tópico.

O que isto garante? Garante ao fórum liberdade de informação, garante ao fórum divulgação, garante ao fórum que seu conteúdo seja livre, mas protegido de casos como a) uma pessoa utilize as informações do fórum para lucrar, criando por exemplo um livro, sem ao menos citar as fontes e B) garante que o fórum tenha uma proteção legal nestes casos.

A licença que sugiro para estes casos é esta:

Posted Image

Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento pela mesma licença 3.0 Unported.

Creative Commons - Atribuição-Não-Comercial-ShareAlike 3.0 Unported

O que esta licença garante?

a) Liberdade para compartilhar;

B) Liberdade para adaptação e/ou inclusão e modificação do conteúdo

c) Você deve atribuir o trabalho da forma especificada pelo

autor ou licenciante

d) Você, se copiar, modificar ou alterar o conteúdo, deve citar a fonte e distribuir nas mesmas condições, sob a mesma licença

e) o conteúdo não pode ser utilizado para fins comerciais, ou seja, uma pessoa não pode adicionar tal conteúdo em um livro, site ou outro meio de informações que acarrete custos á quem quiser ter acesso, tem que ser de acesso livre e sem custos.

Obviamente, não estou querendo ensinar aos senhores como trabalhar nem a mudar seus métodos de trabalho. Uso como exemplo o meu próprio tópico, onde disponibilizei uma atualização de vozes do GPS Sunavi, e as coloquei sob uma licença livre (GNU/GPL), que garante que, eu possa distribuir livremente tal conteúdo, mas quem copiar e modificar para uso, a devolva da mesma forma, sob as mesmas condições de licença. Isso garante que toda informação continue livre para quem quiser utilizar e aprender.

Eu sou a favor da liberdade de informação e da liberdade de compartilhamento, sou contra patentes de software, que mais agridem e atrasam a nossa evolução. Cada pessoa deve ter o direito e dever de compartilhar informações que são livres, como as desse fórum.

As informações no ClanGSM são livres, usuários têm livre acesso no fórum por 'completo'. Assim que o mesmo seja participativo, ele passa a usufruir dos privilégios iniciativos e necessário para o dia-a-dia. Tudo que é postado, teoricamente, e comprovadamente testado. Assim, permanece no fórum. Nos tempos de hoje, é raro os casos de criação. Tudo caiu na internet. O que muda é a forma de expressão. Mas o conteúdo em si, continua no contexto. Por isso, é sempre plausível quando há créditos de merecimentos, mas não é julgado quando não há. CADA 'CASA' adota um seguimento diferente. AQUI, não permitimos: "Contato pessoal, divulgações pessoas, e link externo". (Pode até ter exceção, mas cabe a equipe administrativa impor ela).

Sua opinião não se adapta aqui, não por ser boa e/ou ruim, e sim porque foge nossos costumes e (Regras/Avisos). Acima de tudo, sempre mantemos nossa democracia em primeiro plano. E é isso que sempre levará o ClanGSM cada vez mais ao topo.

Ghost Rider

Postado
  • Autor

As informações no ClanGSM são livres, usuários têm livre acesso no fórum por 'completo'. Assim que o mesmo seja participativo, ele passa a usufruir dos privilégios iniciativos e necessário para o dia-a-dia. Tudo que é postado, teoricamente, e comprovadamente testado. Assim, permanece no fórum. Nos tempos de hoje, é raro os casos de criação. Tudo caiu na internet. O que muda é a forma de expressão. Mas o conteúdo em si, continua no contexto. Por isso, é sempre plausível quando há créditos de merecimentos, mas não é julgado quando não há. CADA 'CASA' adota um seguimento diferente. AQUI, não permitimos: "Contato pessoal, divulgações pessoas, e link externo". (Pode até ter exceção, mas cabe a equipe administrativa impor ela).

Sua opinião não se adapta aqui, não por ser boa e/ou ruim, e sim porque foge nossos costumes e (Regras/Avisos). Acima de tudo, sempre mantemos nossa democracia em primeiro plano. E é isso que sempre levará o ClanGSM cada vez mais ao topo.

Ghost Rider

Concordo em gênero, número e grau, GhostRider. A liberdade que temos é excelente.

Mas a liberdade tem seu preço, na minha opinião. Enquanto, por exemplo, muitos senhores membros do fórum (e quando coloco membros, entenda que incluo desde o mais novato, até o mais profissional e os administradores) trabalham, levam tempo pesquisando e compartilham essas informações com os outros membros, algum oportunista pode utilizar essas informações, vendendo-as em um manual, obtendo lucro sobre o trabalho de uma pessoa.

Por isso sugeri o licenciamento do fórum sob uma licença livre que garante que as informações aqui contidas sejam mais livres ainda, e que as pessoas que as copiam tenham a obrigação de deixá-las livres se, por exemplo, eu utilizo as informações do fórum para consertar um atc, e vejo que a solução foi diferente da proposta por um colega, eu distribua essa informação sob os mesmo termos, livre, leve e solta.

Como eu disse, não quero ensinar ao Sr. nem à ninguém como trabalhar, estou sugerindo que o fórum, as informações e os membros tenham uma licença que pode proteger as informações aqui contidas de oportunistas. Desculpe se minha sugestão ofende ao Sr. ou à qualquer membro da administração.

Postado

Neno Molina;

Como citado pelo Sr. Ghost acima, prezamos a liberdade de informação, desde o início da "internet" E criação de site, blogs e consequentimente fóruns, a cópia não autorizada existe, sucesso da parte de alguns gera desconforto em outros, e por si só fazem o famoso (Ctrl + C e Ctrl + V) Vivenciamos isso diariamente aqui no fórum, inumeros procedimentos adotados, descobertos e elaborados por nosso grupo e pelos membros que fazem parte hoje da comunidade fielmente, sendo copiados (Na cara dura) por outras. "Comunidades"

Sua sugestão é plausível e bem elaborada de forma inteligente, algo que possa futuramente fazer parte do Clan GSM, porem atualmente não estar em nossos planos essa atitude, sabemos das copias, o Clan GSM é um fórum para técnicos e 90% do conteúdo contido no mesmo é direcionado a este publico, todos os principais técnicos do Brasil e países da América Latina estão presentes aqui, estes mesmos sabem que qualquer procedimento copiado do Clan GSM será facilmente identificado se copiado para outra casa, mostrando assim a decadência das mesmas de modo vergonhoso, mais a este assunto de momento temos nossa politica de trabalho, transparente e de liberdade.

No mais agradecemos seu comprometimento com o fórum em si, estaremos sempre abertos a novas idéias e sugestões positivas.

Postado
  • Autor

Obrigado, Sr. Ary Braga e Sr. Wellington (GhostRider) pelo feedback positivo. Gostaria de permissão para incluir meus posts técnicos sob a Licença CC citada, se for possível, para que outros técnicos possam utilizá-las livremente, e que sejam protegidas dessa forma.

Postado

Permissão concedida!

O fórum é de livre acesso/postagem. Fica a seu critério a forma que adotará para trabalhar conosco. Mas sempre manteremos nossa fiscalização, isso serve para todos usuários.

Ghost Rider

Tópico encerrado.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.