SERVIDOR DE DOWNLOADS PARA TÉCNICOS!

É técnico? Então você precisa estar atualizado com um serviço de downloads exclusivo e profissional. O Clan SOFT é essencial para técnicos que não tem tempo para ficar procurando firmwares, softwares e procedimentos pela internet, como você.

www.clansoft.net/dl/

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Heitor Luis®

Google: como dominar a arte de se fazer pesquisa

2 posts neste tópico

Aprenda como suas pesquisas no Google podem ser mais precisas e criteriosas, uma forma de sanar dúvidas com qualidade e eficiência.

O Google, indiscutivelmente, é a ferramenta de pesquisa mais utilizadas pelos surfistas da web, é a líder absoluta no gênero. Utilizar o buscador parece ser bem simples, afinal de contas, digitar sua dúvida no campo de pesquisa e pressionar “Enter” qualquer pessoa consegue fazê-lo, não é mesmo?

Entretanto, a maioria dos usuários não se preocupa com as palavras-chave daquilo que buscam conhecer e sim em expor toda a sua necessidade informacional através de frases e perguntas. Mas será que essa despretensão e aleatoriedade no momento da procura possui efetividade? Já parou para pensar se suas pesquisas não poderiam acontecer de maneira mais qualificada, com resultados mais segmentados e precisos?

Vamos ajudar você a entender qual a melhor maneira de realizar pesquisas no Google, no próprio Portal e outros mecanismos de pesquisa baseados na internet. Confira neste artigo como aprimorar suas pesquisas e sanar dúvidas com facilidade.

DESVENDANDO AS PALAVRAS-CHAVE E A WEB SEMÂNTICA

Para que você tenha um melhor entendimento, consiga assimilar todo o conteúdo aqui apresentado e ao final da leitura realize pesquisas com maior eficiência, é preciso explorar alguns conceitos:

Palavras-chave

Please login or register to see this image.

Uma palavra-chave é um termo que explicita o núcleo, ou seja, a essência das informações de determinado documento ou página da web. Tal termo tem grande importância durante as pesquisas, pois é sua responsabilidade referenciar o conteúdo por completo de forma simplificada e objetiva.

Um arquivo ou página na internet pode ter várias palavras-chave que representem todo o conhecimento contido nele, e é isso que vai agilizar e tornar sua busca mais precisa e criteriosa. Não entre em pânico, você vai entendê-las melhor mais para frente.

Web Semântica

Na web pode-se observar uma característica muito peculiar: é uma rede de computadores com conteúdo totalmente voltado para os seres humanos. Isso significa que os sites que acessamos possuem linguagem, interface e imagens que facilitam nosso entendimento.

Tal fato é ótimo para nós, mas para as máquinas é algo que dificulta o relacionamento de informações. A Web Semântica é a área do conhecimento que propõe técnicas, métodos e ferramentas para que esse contexto sofra alterações, e já tem mudado bastante, possibilitando que os computadores “leiam” o conteúdo disponibilizado na web.

Posted Image

E o que temos a ganhar com isso? Essa iniciativa faz com que softwares criem relações de comunicação, entrelaçando informações e conteúdos - situação que proporciona maior amplitude nas pesquisas. Esse relacionamento é possível através dos metadados, mas isso seria tema para outro artigo, o qual não é o escopo desta matéria. Portanto paremos por aqui, está na hora de partir para a prática.

O COMPUTADOR NÃO É O GÊNIO DA LÂMPADA

Conforme já comentado, as pessoas geralmente realizam pesquisas através de frases ou perguntas que surgem na cabeça, sem se preocupar com o cerne do questionamento - o que, convenhamos, é mais prático num primeiro momento.

Porém, os sites de busca não têm a capacidade de abstrair ou interpretar aquilo que foi digitado, eles apenas utilizam sistemas de indexação e algoritmos para proceder à busca.

Portanto, para obter maior precisão na pesquisa é necessário adaptar a sua linguagem à do computador e filtrar as ocorrências. Lembre-se: o computador não é o gênio da lâmpada e não consegue adivinhar o que você quer.

Posted Image

Está achando tudo meio abstrato? Não conseguiu vislumbrar o processo com clareza? Então vamos ao que interessa, exemplos:

1 - Digamos que sua máquina começou a se comportar de maneira estranha e você gostaria de saber se ela está com algum vírus ou malware. No senso comum, a busca se realizaria a partir de “como sei quando peguei um vírus?”, “a lentidão do computador é consequência de vírus?” ou ainda “programa para verificar a presença de vírus”.

Posted Image

O primeiro ponto a ser observado é que o buscador vai usar todas as palavras digitadas para realizar a pesquisa, o que resulta em uma quantidade gigantesca de sites listados - muitos deles não contendo nada de relevante para a pesquisa.

Para uma busca mais precisa você apenas precisaria procurar por “software verificar vírus”. Essas palavras-chave representam a essência daquilo de que necessita, as ocorrências de resposta são menores, porém, mais exatas.

2 - Final de semana se aproximando e você quer ver um filme no cinema para torná-lo mais divertido e proveitoso. A maioria dos internautas procuraria por algo como “onde assistir Dupla Implacável no dia X em Curitiba?”. O que, agora, já sabemos que é uma péssima escolha como termo de pesquisa.

Após uma breve análise daquilo de que precisamos, chegamos a “Dupla Implacável cinema Curitiba” como sendo a string de busca com as palavras-chave mais apropriadas, o resto são termos desnecessários e que só atrapalham a pesquisa. Assim, o resultado da procura é mais relevante.

Posted Image

3 - Um último exemplo para fixar bem a ideia de utilização de palavras-chave. Sua viagem de férias por maravilhosas praias rendeu uma infinidade de fotos, as quais ocupam muito espaço no disco rígido. Você quer reduzi-las de uma única vez para evitar a fadiga.

A busca mais óbvia seria “mudar o tamanho de várias imagens ao mesmo tempo”, porém o termo “redimensionador” é suficiente.

A ARTE DE ENCONTRAR AS PALAVRAS CERTAS

Posted Image

Qualquer pesquisa deve ser encarada como um processo intelectual, ou seja, que exige raciocínio e análise sobre o que e como buscar. A procura em mecanismos de busca na web é uma atividade relativamente simples, mas simplesmente “jogar” palavras ou frases acarretará em respostas, possivelmente, confusas - e boa parte do conteúdo recuperado não lhe servirá de nada.

A utilização de palavras-chave é uma forma de segmentar o resultado da pesquisa, tornando-o mais preciso e relevante. Esse contexto deve ter maior importância com a difusão das metodologias e ferramentas da Web Semântica, as quais devem, através do relacionamento de metadados, ampliar o alcance dos sites de busca.

As palavras-chave não funcionam apenas com o Google, mas também com outros sistemas de busca, como o Bing e, até mesmo, aqui no Portal Baixaki. Com certeza você já deve ter experimentado uma situação em que teve dificuldade para encontrar alguma informação, e essa forma objetiva de procura deve refinar e qualificar suas pesquisas.

Quais os passos ou o que você deve ter em mente ao realizar uma pesquisa? Em suma, não existe uma “receita de bolo” para pesquisar na internet, mas é essencial ter alguns cuidados:

- abstrair o cerne da ideia daquilo de que precisa, ou seja, pensar nas palavras-chave do contexto da sua necessidade informacional;

- usar verbos no infinitivo e termos bem específicos, o que vai ajudar a reduzir a quantidade de conteúdo inútil;

- evitar a utilização de verbos que representem ações genéricas e preposições (como: eu, posso, fazer, de, na, para, etc.);

- atentar para a correta grafia das palavras;

- caso não tenha encontrado informações satisfatórias para sua dúvida, explore sinônimos dos termos em novas buscas.

Para ter um desempenho ainda melhor em buscas na web existem algumas técnicas e macetes para explorar a fundo todo o conteúdo virtual.

Parabéns Equipe Baixaki.

Tem outra dica de pesquisa? Conhece mais alguma forma de facilitar pesquisas? Compartilhe-as com todos os usuários do CLANGSM, deixe seu comentário!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Google pra mim é ferramenta diária, não uso outro mecanismo de busca a não ser o Google, e tudo que eles lançam é bom!

Gmail

Chrome

Google Talk e etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0