SERVIDOR DE DOWNLOADS PARA TÉCNICOS!

É técnico? Então você precisa estar atualizado com um serviço de downloads exclusivo e profissional. O Clan SOFT é essencial para técnicos que não tem tempo para ficar procurando firmwares, softwares e procedimentos pela internet, como você.

www.clansoft.net/dl/

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Reginaldo SanTana™

Como formatar e particionar um HD externo?

2 posts neste tópico

Todos os passos e dicas para deixar seu HD externo mais organizado.

Please login or register to see this image.

O uso de HDs externos está cada vez mais frequente entre os usuários. O principal motivo é o fato de eles oferecerem muito mais espaço do que a maioria dos pendrives e ainda assim serem portáteis. Com isso fica mais fácil carregar músicas, vídeos e documentos para qualquer lugar, sem abrir mão de espaço em mochilas e bolsas.

Quando usados pela primeira vez, alguns HDs externos não possuem partição alguma. Dessa forma, é preciso formatar o disco e criar partições. Porém, o particionamento também pode ser feito em HDs que já possuem algum dado.

Segue este tutorial abaixo a fim de ajudar o usuário nas tarefas de formatar e criar partições no HD externo. Nele você contra todos os passos e dicas necessárias para que todo o processo seja realizado sem problemas.

Pré-requisitos

Para executar os passos descritos neste tutorial, você vai precisar de um HD externo conectado ao computador e privilégios de administrador do sistema operacional. Caso uma das pontas do cabo fornecido com o disco possua dois conectores USB, é importante que ambos sejam plugados à máquina.

Faço você mesmo

Formatando o disco

Os HDs externos muitas vezes são gerenciados pelo sistema operacional como um pendrive. Dessa forma, a formatação do disco não é muito diferente daquela realizada em outros dispositivos portáteis.

Abra o Meu Computador, clique com o botão direito do mouse sobre o HD externo e selecione a opção “Formatar”. Pronto, agora é só clicar em “Formatar” e esperar até que o processo seja finalizado.

Posted Image

Vale lembrar que o tempo de formatação do HD externo vai depender da capacidade de armazenamento do disco. Quanto maior for o dispositivo, mais tempo ele vai levar para ser formatado.

HDs novos

A maioria dos discos rígidos não vem particionada de fábrica, mesmo os HDs externos. Por isso, antes de começar a transferência de dados do PC para o dispositivo, é preciso formatar e criar partições no disco. Depois de conectar o HD externo ao computador, acesse o Meu Computador e clique com o botão direito no mouse sobre o volume desejado, selecionando a opção “Propriedades” logo em seguida.

Na aba “Hardware”, dê um duplo clique sobre o disco que você deseja formatar. Essa etapa exige um pouco mais de atenção por parte do usuário, pois todos os HDs e dispositivos de armazenamento conectados à máquina são exibidos. Por isso, antes de avançar para a etapa seguinte, certifique-se de que o disco escolhido é o correto.

Posted Image

Na janela de propriedades que será exibida, acesse a aba “Volumes”. Caso nenhum item seja exibido no campo “Volumes” presente na parte mais inferior da tela, escolha a opção “Preencher”. Uma vez feito isso, clique no botão “Ok” e feche as demais janelas em exibição.

Pronto, agora você já pode começar a transferência dos arquivos para o seu HD externo. Alguns discos trazem softwares do próprio fabricante que facilitam não só o particionamento do HD, mas também o gerenciamento dos dados.

Criando outras partições

Um HD externo não passa de um disco normal inserido em um case, o que permite a transferência de dados via conexão USB. Dessa forma, o usuário também pode criar quantas partições desejar em um dispositivo externo. Os passos para a realização dessa tarefa são bem simples.

Para começar, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e selecione a opção “Gerenciar”. Na coluna mais à esquerda da janela que abrir, escolha o item “Repositório” e, em seguida, clique sobre "Gerenciamento de disco".

Posted Image

Serão listados todos os discos e dispositivos de armazenamento que estão conectados à máquina. Para criar uma partição extra, é preciso antes diminuir o espaço ocupado pelo volume principal. Clique com o botão direito sobre o dispositivo e escolha a opção “Diminuir Volume”.

Na tela que aparecer, digite o espaço ser diminuído no campo apropriado e pressione o botão “Diminuir” para efetivar a operação. Na janela de gerenciamento de disco, é possível observar as modificações realizadas.

Posted Image

Clicando com o botão direito do mouse sobre o espaço “Não alocado” e escolhendo a opção “Novo volume simples”, é possível escolher o sistema de arquivos, a letra de identificação da unidade e o nome para o volume. Pronto, agora você tem um HD externo com mais de uma partição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra complementar o que o amigo Reginaldo postou, com sua licença há outra forma de se chegar ao gerenciador 1º clique em iniciar > executar---E digite "diskmgmt.msc" (sem aspas) 2º clique no disco que quer gerenciar. 3º clique com o botão direito do mouse na partição que gostaria de gerenciar (aumentar ou diminuir) Vale lembrar que para isso você deve estar logado como administrador, não se esqueça de observar a legenda no fim da página. diminuindo uma partição, com o que sobrou de espaço se pode criar uma nova partição sem desligar o sistema e vice-versa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0