SERVIDOR DE DOWNLOADS PARA TÉCNICOS!

É técnico? Então você precisa estar atualizado com um serviço de downloads exclusivo e profissional. O Clan SOFT é essencial para técnicos que não tem tempo para ficar procurando firmwares, softwares e procedimentos pela internet, como você.

www.clansoft.net/dl/

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Felipe Pessoa

Estudos sobre componetes smd

6 posts neste tópico

Os resistores para montagem em superfície (SM em inglês Surface Mounting), têm uma codificação que pode ser de três ou quatro caracteres. Os resistores SMD com três caracteres, figura 1, são os mais utilizados em equipamentos eletrônicos.

Please login or register to see this link.

Figura 1 - Resistor SMD de 1k.

No código de 3 dígitos, os dois primeiros números indicam os dígitos mais significativos do resistor SMD, já o último dígito indica o fator de multiplicação neste caso 100, então para o resistor da figura 1, tem-se uma resistência de 1000 ohms.

Tabela de Resistor SMD

Please login or register to see this image. dígito 1 = 1

dígito 2 = 2

dígito 3 = Multiplicador

12*100: 1200 ohms = 1K2 Posted Image dígito 1 = 1

dígito 2 = ponto

dígito 3 = 6 1.6 ohms Posted Image dígito 1 = ponto

dígito 2 = 2

dígito 3 = 2 0.22 ohmsTabela 1 - Exemplos de codificação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como ler o código resistor smd

SMD stand para montagem em superfície do dispositivo e se você reparar

SMD stand para montagem em superfície do dispositivo e se você reparar monitores LCD, você cruzar com lotes de componentes SMD. Os monitores CRT usam raramente SMD assim é muito fácil descobrir o valor componentes. Neste artigo, vou para conversações sobre resistor SMD código e como você poderia calcular os valores.

Montagem em superfície resistências é muito menor em tamanho do que o normal Please login or register to see this link. de carbono filme e por isso os números e as letras foram carimbados em cima ou impresso no lado superior do componente.

Esses números e as letras têm um significado e você pode usar isso como informação para descobrir ou calcular os valores de resistência ao desejo. Às vezes, as resistências são projetados em um tamanho muito pequeno, até temos dificuldade em ler o Please login or register to see this link. . Ao utilizar uma lente de aumento que poderia facilmente ler os Please login or register to see this link. s Please login or register to see this link. .

Existem dois tipos de montagem em superfície Please login or register to see this link. es usados em uma placa de circuito eletrônico SMD o Please login or register to see this link. de 3 dígitos e 4 dígitos. Os dois primeiros algarismos representam os dois dígitos na resposta. O terceiro dígito representa o número de zeros que deve ocorrer após a dois dígitos. A resposta será em Ohms. Por exemplo: 104, o que significa 10 0000 (4 zeros) ea resposta final é de 100k. Vamos calcular o SMD de 4 dígitos, 1182, o que significa 118 00 (2 zeros) ea resposta final é 11.8k.

Exemplo 3 dígitos 4 dígitos Exemplo 0R1 = 0,1 Ohm 0000 = 0 ohms = link ou R33 jumper = 0,33 Ohm 00R1 = 0,1 Ohm 8R2 = 8,2 Ohm 0R47 = 0,47 Ohm 220 Ohm 22 e não 220 ohms 1R00 = 1 Ohm 331 = 330 Ohms 1000 = 100 Ohm 473 = 47.000 ou 47k = 82.000 = 8202 82k

Medição de resistências de montagem em superfície é muito mais fácil com a ajuda do multímetro digital. Na maioria das vezes quando você verificar diretamente sobre os Please login or register to see this link. es SMD, você terá a leitura da direita, mesmo sem levantar uma liderança Please login or register to see this link. . Mas nem todos multímetro digital pode realizar esse tipo de teste. Selecione apenas o que tem a tensão de saída (medida na sonda) inferior a 0,6 volts para que ele não vai acionar todos os dispositivos semicondutores que podem lhe dar uma leitura falsa. Depois de saber como calcular o Please login or register to see this link. Please login or register to see this link. SMD e usando o caminho certo para testar Please login or register to see this link. es SMD na placa, você pode verificar os lotes de Please login or register to see this link. es SMD no menor tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As dimensões dos resistores SMD ficam em torno de 3mm de comprimento por 1 de largura. Os resistores para montagem em superfície (SM em inglês Surface Mounting), têm uma codificação que pode ser de três ou quatro caracteres. Os resistores SMD com três caracteres, figura 1, são os mais utilizados em equipamentos eletrônicos.

Please login or register to see this link.

Figura 1 - Resistor SMD de 30K

Nesse código, os dois primeiros números representam os dois primeiros dígitos da resistência, no caso 30. O terceiro dígito significa o fator de multiplicação ou número de zeros que deve ser acrescentado. No caso 000. Ficamos então com 30 000 ohms ou 30K ohms.

Para resistências de menos de 10 ohms pode ser usada a letra R tanto, para indicar isso como em lugar da vírgula decimal. Assim, podemos 10R para 10 ohms ou 4R7 para 4,7 Ohms. Em certos casos, com resistores na faixa de 10 a 99 ohms podemos ter o uso de apenas dois dígitos para evitar confusões: por exemplo, 33 ou 56 para indicar 33 ohms ou 56 ohms. Também existem casos em que o K (quilo) ou M (mega) é usado em lugar da vírgula.

Exemplos:

Um resistor SMD marcado com ocódigo 472.

O primeiro digito é 4, o segundo é 7 e o multiplicador ( quantidade de zeros) é 2, formando o numero 4700 ohms.

Atenção aos resistores cujo terceiro algarismo , o multiplicador é 0.

Isso significa que a quantidade de zeros a acrescentar é 0, ou seja, nenhumzero deve ser acrescentado.

Neste caso então um resistor quetiver o código 220pode ser entendido da seguinte maneira:primeiro digito 2, segundo digito 2 e multiplicador 0, ou seja, não acrescentamos nada.O valor então é 22 ohms.

Mais exemplos:

330 = 33 ohms

331 = 330 ohms

473 = 47KΩ =47.000 ohms

1R2 = 1,2 ohms

1K2 = 1,2KΩ = 1.200 ohm

Obs: Quando houver a marcação 0, 00 ou 000 significa que o resistem tem resistencia nula, ele é como um fio de utilizado para pular trilhas de cobre da placa (jumper) .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SMD - São componentes usados na placa mãe, placa de vídeo, placa modem, placa de som, Unidade de CD, Unidade de disquete, HD, Monitores, impressoras e muitos outros equipamentos. Os componentes SMD ("superficial monting device") ou componentes de montagem em superfície têm dominado os equipamentos eletrônicos nos últimos anos. Isto devido ao seu tamanho reduzido comparado aos componentes convencionais. Veja abaixo a comparação entre os dois tipos de componentes usados na mesma função em dois aparelhos diferentes:

Please login or register to see this image.

TIPOS DE COMPONENTES SMD

A maioria dos componentes SMD é feita de silício (transistores, diodos, CIs) e soldada no lado das trilhas, ocupando muito menos espaço numa placa de circuito impresso. Graças a estes componentes foi possível a invenção to telefone celular, notebooks, computadores de mão, etc. Veja abaixo o exemplo de alguns tipos de componentes SMD:

Posted Image

Resistores, capacitores e jumpers SMD

Os resistores têm 1/3 do tamanho dos resistores convencionais. São soldados do lado de baixo da placa pelo lado das trilhas, ocupando muito menos espaço. Têm o valor marcado no corpo através de 3 números, sendo o 3° algarismo o número de zeros. Ex: 102 significa 1.000 O = 1 K. Os jumpers (fios) vem com a indicação 000 no corpo e os capacitores não vem com valores indicados. Só podemos saber através de um capacímetro. Veja abaixo:

Posted Image

Resistor>> Posted Image

Eletrolíticos e bobinas SMD

As bobinas tem um encapsulamento de epóxi semelhante a dos transistores e diodos. Existem dois tipos de eletrolíticos: Aqueles que têm o corpo metálico (semelhante aos comuns) e os com o corpo em epóxi, parecido com os diodos. Alguns têm as características indicadas por uma letra (tensão de trabalho) e um número (valor em pF). Ex: A225 = 2.200.000 pF = 2,2 µF x 10 V (letra "A"). Veja abaixo:

Posted Image

Semicondutores SMD

Os semicondutores compreendem os transistores, diodos e CIs colocados e soldados ao lado das trilhas. Os transistores podem vir com 3 ou 4 terminais, porém a posição destes terminais varia de acordo com o código. Tal código vem marcado no corpo por uma letra, número ou sequência deles, porém que não corresponde à indicação do mesmo. Por ex. o transistor BC808 vem com indicação 5BS no corpo. Nos diodos a cor do catodo indica o seu código, sendo que alguns deles têm o encapsulamento de 3 terminais igual a um transistor. Os CIs têm 2 ou 4 fileiras de terminais. Quando tem 2 fileiras, a contagem começa pelo pino marcado por uma pinta ou à direita de uma "meia lua". Quando têm 4 fileiras, o 1° pino fica abaixo à esquerda do código. Os demais pinos são contados em sentido anti-horário. Veja abaixo alguns exemplos de semicondutores SMD:

Posted Image

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguns componentes SMD para visualização e nomenclatura... espero que ajude!!Please login or register to see this link.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0