Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clan GSM

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Featured Replies

Postado
O IPCA (índice oficial de inflação) começou o ano pressionado, com alta de 1,24% em janeiro, atingindo a maior taxa desde fevereiro de 2003 (1,57%), segundo os dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (6). As principais pressões vieram dos grupos alimentação e bebidas (1,48%), habitação (2,42%) e transportes (1,83%).
 
Em dezembro, o índice já havia sido elevado (0,78%), resultado que levou o IPCA a fechar o ano de 2014 muito perto do limiar da meta do governo –ficou em 6,41% para um teto de 6,5%. Em janeiro de 2014, havia sido de 0,55%. O índice acumulado nos últimos 12 meses fechou em 7,14%, atingindo a maior alta desde setembro de 2011 (7,31%).
 
O resultado ficou exatamente igual à previsão do mercado para os dois casos, segundo o centro das apostas (mediana) de economistas ouvidos pela agência Bloomberg. Já era esperada uma forte pressão, vinda especialmente de preços controlados pelo governo, como energia elétrica e ônibus urbano –esses com reajustes em várias capitais.
 
inflação
okr72.png

ENERGIA
 
Em habitação, o principal impacto veio da energia elétrica, com aumento de 8,27%. A alta na conta de luz foi significativa em capitais como São Paulo (11,46%), Porto Alegre (11,66%), Goiânia (9,37%), Belo Horizonte (8,25%) e Rio de Janeiro (5,98%).
 
O item deve seguir subindo com o regime de bandeiras tarifárias, que "joga" para o consumidor o custo extra do uso das termelétricas.
 
Nesta sexta-feira (6), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou preliminarmente o aumento de 83% para a bandeira tarifária vermelha, que passa de R$ 3 a cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumidos para R$ 5,50 pela mesma quantidade utilizada. A proposta da agência é de que a nova fórmula comece a valer a partir de março, o que deve elevar ainda mais a inflação do país.
 
Na lista dos produtos que tiveram aumento no grupo alimentação e bebidas, puxando o índice de inflação, estão batata-inglesa (38,09%), feijão carioca (17,95%) e tomate (12,35%).
 
As hortaliças tiveram alta de 4,94%, taxa diretamente afetada pela seca, principalmente no Sudeste. Já o preço das carnes apresentou uma alta menor (1,55%) em janeiro do que havia registrado em dezembro (3,73%).
 
No grupo transportes, os destaques foram as elevações registradas em ônibus urbano (8,02%), ônibus intermunicipal (6,59%), metrô (9,23%) e trem (8,95%).

 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.